TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Comunidade Solar

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada

Aluno -

Matrícula –

Turma -

Projeto Comunidade Solar

Os constantes problemas ambientais originados pelo emprego de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pelo uso de fontes alternativas de energia.

A energia solar é uma boa alternativa na busca por fontes menos invasivas ao meio ambiente, pois é uma fonte energética renovável e limpa. Entretanto, seu alto custo tem limitado sua utilização.

Os painéis solares com células voltaicas, cujo principal componente é o silício, captam a energia do sol, que pode ser usada em residências para aquecer a água e ambientes, além de, indiretamente, produzir energia elétrica.

A ideia seria aproveitar o potencial solar de nosso país, criando um projeto solar comunitário de custo reduzido. Construídas de forma colaborativa, essas comunidades solares proporcionariam economia de escala, além de não necessitarem de instalações individuais nos telhados, o que contribuiria para a redução dos custos. Elas beneficiariam tanto o investidor, como sua comunidade próxima, assim como a sociedade de uma maneira geral, promovendo ações capazes de mudar uma realidade.  

O investidor se inscreveria para um projeto solar da comunidade local. Para isso, ele individualmente ou junto a um grupo de investidores contribuiria para a instalação de paineis solares em algum ponto da comunidade. A energia produzida seria comprada pela concessionária local de energia elétrica e distribuída pelo bairro. Os investidores receberiam crédito em suas próprias contas de energia, economizando dinheiro em suas contas de luz.

O Brasil tem um imenso potencial para a utilização da energia solar. O uso desse tipo de energia abre espaço para a indústria tecnológica e a geração de emprego e renda. Além de gerar economia e promover o desenvolvimento sustentável, um projeto solar comunitário geraria empregos locais e estágios, assim como expandiria o acesso da energia solar a todos. Realizar um projeto como esse seria investir em melhoria para a população e inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com