TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais problemas econômicos?

Tese: Quais são os principais problemas econômicos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  5.159 Palavras (21 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 21

ECONOMIA – AULA 1

Economia vem de oikos que é casa e nomos que é lei. Economia é a lei que rege a sua casa, é o que vai determina o que você deve fazer ou não.

A Economia é o que chamamos de ciência da escassez ela vai estuda os estudo escassos, porque é só o que acabou, não é só o que acabou, porque não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo, então optamos estar em um lugar que ira lhe valer mais apena. Exemplo: entre ficar em casa e sair para trabalhar, optamos sair para trabalhar para poder arca com nossas responsabilidades.

Qual a preocupação da Economia?

-Produção de Bens e a Distribuição de renda – Pois se os recursos são escassos, se os recursos não fossem escassos não haveria preocupação, pois iria ter recurso suficiente, dinheiro suficiente. Porem trabalhou com recursos escassos ( pois temos que economizar água para não acabar, tem que reciclar).

-Escassez de recursos - sendo assim qual é a grande preocupação se os recursos são escassos, é produzir bens no meio daqueles recursos, então é você pegar um meio que você não tem recursos suficientes e tentar produzir o máximo possível e nunca será o suficiente. Exemplo: dinheiro sempre precisou para nos manter.

- Necessidades limitadas.

Quais são os grandes problemas econômicos ?

Bom se a preocupação da economia é produzir em um meio que os recursos são escassos e você esta vendo em todos os meios que ex: se você mão planta não ira colher.

Essa é a preocupação da economia que é produzir em meio de recursos escassos.

E quais os problemas que nos encontramos em uma situação como essa:

Sazonalidade: Umas produções agrícolas não têm o ano inteiro, muitas vezes temos uma colheita somente por três meses no ano. Sendo assim as empresas sazonais tem que se provisionar para o restante do período que não há colheita, para aquele momento da economia não esta tendo o retorno que gostaria.

Balança comercia: Isso quer dizer a diferença entre o que o país exporta e o que os pais importam, então se o pai exporta demais é bom pois entra mais dinheiro no país, porem não importa não é bom pois se às vezes não se importa você esta produzindo aqui com menos qualidade do que aquilo que você poderia trazer de fora, e dependendo do conhecimento que o país tenha sobre a produção daquele determinado item compensa mais trazer de fora, pois às vezes aqui não iremos ter o mesmo conhecimento e tecnologia que outros pais tenham. Então só exportar também não é bom e só importa também não, pois você esta gastando mais do que entra. Então esse equilíbrio da balança comercial é um grande problema que temos na economia.

Privatização: chega a ser outro problema, então até que ponto é bom tirar da mão do governo determinadas empresas e colocar na mão de multinacionais. Então a parti do momento que se coloca essas empresas na mão de multinacionais, nos estamos na mão de um grande grupo mundial, claro em determinado serviços é muito positivo pois melhora a qualidade do serviço que o governo não estava dando conta, mas nos sabemos que no exagero também não é bom.

Inflação: que diminui o poder de compra.

Desemprego: diminui a renda das pessoas logo diminui o consumo.

O Governo : a obrigação dele é prover bens públicos, isso quer dizer a educação publica, a saúde publica, as ruas, o saneamento, toda essa parte é obrigação do governo.

E o grande conflito que nos temos nas campanhas políticas é que temos mais necessidades do que ação do governo então tem mais gente precisando de saúde publica do que serviços disponíveis nesse sentido. ( Recursos limitados e Necessidades Limitadas).

Então qual é o grande foco das Atividades econômica que nos temos : É o emprego da moeda, é a colocação da moeda, é como você ira aplicar aquele recurso, como você gasta aquele dinheiro.

Para as empresas como é o emprego da moeda:

O emprego da moeda em sig. Uma produção eficiente: ela utiliza a matéria prima que ela tem, produzir bens de qualidade, presta serviço de qualidade. Com menos custos e mais lucro.

Para as consumidor como é o emprego da moeda:

Preço: conseguir um produto de qualidade com um bom preço. Renda e Oferta.

Bens e serviços

Bem é aquilo que é material, que é Tangível você toca. Ex: comprar um copo, um computador, uma roupa, tudo aquilo que você toca é um bem é tangível é coisa material que se pode tocar e comprar.

Serviço é aquilo que é Imaterial, que é intangível. Ex: Atendimento, uma prestação de serviço.

Divisão dos bens

Bens livre: São aqueles que consumimos sem dar uma contraprestação, é o que não precisamos pagar nem devolver por usufruirmos, são bens livres. Ex: caminhar numa calçada, o governo lhe tem que prover isso.

Bens econômicos: são bens que pagamos para utilizar, tem um valor monetário, tem um preço determinado, requerem uma contraprestação, ou seja, se tem um preço temos que pagar. Temos 3 categorias de bens econômicos: são os bens de consumo, os bens intermediário e os bens de capital.

Vamos entender como funciona essas três categorias:

Os bens de consumo: Eles se dividem em dois os duráveis e não duráveis.

Duráveis: são coisas que não ira precisar comprar toda semana, são bens que entendemos que ira durar um período. Ex: televisão, carro, computador.

Não duráveis: São coisas que precisamos comprar com uma frequência maior . Ex: alimento, roupas, canetas.

Bens intermediários: Eles viram bens de consumo, eles ainda não são bens de consumo, são as matérias-primas. Ex: para confeccionar uma roupa, precisamos de linha e tecido, isso são os bens intermediários que estão ali no percurso para virar um produto.

Bens de capital: Eles servem para produzir outros bens, são as maquinas e equipamentos que confecciona o produto e com isso agrega valor de capita.

Nova ética do capitalismo

Vamos entender como é nosso Empreendedorismo atual: ( Necessidade, Concorrência, competitividade, Estímulos no Brasil)

O Empreendedor é aquele que enxerga a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com