TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Economia politica, gabarito

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

Economia Política – 1º semestre                          

Prof. Adalberto Oliveira                                                                                      

Questionário para fixação (NP2)

Questão 1 - Sobre a chamada “Lei geral da acumulação capitalista”, é possível afirmar que: 

  1. Dada a relação entre acumulação de capital e variações salariais, seguindo Marx, uma alteração no preço da força de trabalho pode produzir crises que não são superáveis pelos mecanismos normais de mercado (não provocaria apenas uma “crise cíclica”, mas sim uma “crise estrutural”).
  2. A reprodução da força de trabalho é um fenômeno externo à dinâmica da acumulação, ou seja, as “condições gerais de vida” (especialmente dos trabalhadores), reduzidas a variações salariais e a exército industrial de reserva, não guardam relação alguma com as condições de acumulação, posto que tal dinâmica responde apenas à composição orgânica do capital.
  3. A relação entre capital, acumulação e taxa salarial é basicamente a relação entre trabalho não pago e trabalho adicional, não se expressando numa relação entre volume de capital e nível de salários ou tamanho da população. Ou seja, não é o “preço do trabalho” que determina o ritmo da acumulação, mas o contrário. Estão corretas as alternativas:
  1. Apenas a I está correta.
  2. Apenas a II está correta.
  1. I e II estão corretas
  2. I e III estão corretas.

c) Apenas a IIII está correta.

 

Resposta: Alternativa C Comentário:  

Segundo Marx, variações salariais não são obstáculos estruturais à acumulação de capital, mas sim fazem parte da dinâmica cíclica da acumulação (o que torna a afirmação I incorreta). É justamente a acumulação, por suas leis gerais, que determina as condições de reprodução da força de trabalho, produzindo variações salariais e uma superpopulação relativa interna a tal dinâmica (o que torna incorreta a afirmação II). A relação entre capital, acumulação e nível de salários é precisamente aquela apontada na afirmação III, que se encontra de acordo com o pensamento exposto por Marx e reproduzido no livro.

 

Questão 2 - De acordo com as teorias do imperialismo do final do século XIX e início do XX, há diversas maneiras para definir imperialismo. Considerando esse elemento, analise as afirmações abaixo:

  1. Esse conceito foi bastante usado entre 1890 e 1914 para exemplificar as práticas militares e culturais que os Estados mais fortes econômico e politicamente exerciam sobre Estados que eram independentes politicamente e eram dominados.
  2. O termo imperialismo desse período designa o mesmo fenômeno do avanço do império napoleônico ou mesmo das conquistas dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, quando dominaram o Brasil, por exemplo.
  3. Nesse período as grandes potências econômicas desenvolvidas avançaram e colonizaram sobre regiões menos desenvolvidas, principalmente, Ásia, África.

Estão corretas apenas as alternativas:

  1. I, II e III.         d) II e III.
  2. I e II.         e) II. c) I e III.

Resposta: Alternativa C Comentário:  

Apenas a afirmação II está incorreta, pois o termo sofreu mudança de significa em relação ao período napoleônico e à colonização ibérica na América. Este imperialismo do final do século XIX designava as grandes potências, principalmente, europeias que colonizaram novos territórios, gerando uma nova partilha territorial.

Questão 3 - Rudolf Hilferding foi um importante economista austríaco do início do século XX. Considerando sua teoria, analise as afirmações abaixo:

  1. A análise do livro “O capital financeiro”, de 1910, estava centrada numa investigação sobre as causas que levaram os países a dominarem regiões como a Ásia, principalmente.  
  2. Hilferding teceu um longo capítulo sobre as estratégias adotadas pelos empresários. Entre elas, destaca-se a expansão das sociedades anônimas como forma de captar recursos de maneira relativamente barata.
  3. Diante do processo de concentração e centralização de capital, a fusão de capital industrial com capital bancário originou o capital financeiro.

Estão corretas apenas as alternativas:

  1. I, II e III.         d) II e III.
  2. I e II.         e) I. c) I e III.

 

Resposta: Alternativa D Comentário:  

Apenas a afirmação I está incorreta, pois Hilferding analisou os elementos econômicos da fase capitalista e não exatamente o imperialismo.  

 

Questão 4 - De acordo com Marx, considerando a “suposição” teórica de reprodução simples e as bases da reprodução ampliada, é possível afirmar que:

  1. Ultrapassando uma perspectiva individual (subjetiva), a aparência criada pelo dinheiro mascara a própria forma que os produtos do trabalho assumem no modo de produção capitalista, posto que, mesmo num processo simples, a separação entre possuidor de meios de produção e possuidor de força de trabalho é reproduzida.
  2. Analisando a reprodução ampliada, mesmo no âmbito da circulação (negociações no mercado de trabalho) os diretos de propriedade fundados no trabalho são invertidos – já que a relação contratual é uma relação coercitiva.
  3. Seguindo as “leis econômicas de produção de mercadorias”, os produtos criados pela reprodução ampliada pertencem aos trabalhadores, posto que esses são explorados durante o processo produtivo.

Estão CORRETAS somente as afirmativas:

  1. Apenas a I.         d) II e III estão corretas.
  2. Apenas a II.         e) I e III estão corretas. c) Apenas a III.

 

Resposta: Alternativa A

 

Comentário:  

A aparência do modo de produção capitalista como uma economia monetária de trocas entre agentes livres e iguais é que mascara o fato de que, mesmo supondo condições simples de reprodução (sem acumulação de capital), o processo de reprodução supõe a existência de compradores de força de trabalho e que são detentores dos meios para se produzir riqueza (os capitalistas), de um lado, e vendedores de força de trabalho, desprovidos de meios próprios para produzir riqueza (trabalhadores), de outro (sendo a afirmação I correta). Como essa relação se manifesta na esfera da circulação como relação contratual livre entre indivíduos, ela é tomada como não coercitiva e espontânea (sendo a afirmação II incorreta). Essa aparência é justamente aquilo que é mais evidente no modo de produção, os produtos criados pelo trabalho humano são tomados socialmente como pertencentes àqueles que contrataram os meios necessários à produção (que detêm capitais e compraram força de trabalho), isto é, a produção é tomada como pertencente ao capitalista (o que torna a afirmação III incorreta). Ainda que, do ponto de vista da totalidade da reprodução, a classe trabalhadora esteja subordinada às condições de acumulação do capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com