TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Disciplina Mercado de Trabalho e Salários

Por:   •  29/5/2017  •  Ensaio  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

1) identifique e explique as especificidades do ingresso do Brasil no modo de produção capitalista.

R: O Brasil, diferentemente dos países centrais, teve situações especificas no processo de transição para a economia capitalista, o processo de transição no Brasil é explicado a partir do conceito de capitalismo tardio, que tem por base a idéia de que a passagem para uma economia capitalista apresenta caracteristicas comuns em todas as experiencias, mas que nessas circunstancias tardias é associado com condições específicas do momento histórico do país em questão. Nesse sentido entender as especificidades nos dá a possibilidade de entender elementos fundamentais que constituirão o padrão de desenvolvimento capitalista nos países estudados.

Pochmann (2010) dirá que a longa duração do agrarismo no Brasil, que chegou a perdurar por mais de duzentos anos após o processo de industrialização mundial, será o fator determinante na consolidação das especificidades do caso brasileiro.

O processo de colonização brasileira se deu no periodo de maior ofensiva do agrarismo mundial, a coroa portuguesa estabeleceu no território nacional um projeto de produção de produtos primários voltados para exportação, este projeto determinou a entrada do Brasil de maneira subordinada na economia mundial. Internamente o país foi fortemente marcado por ciclos economicos - ouro, café, pau-brasil - determinados pelas demandas externas, que tiveram auges e decadencias bem marcantes.

Outro aspecto relevante para entender as especificidades do Brasil, foi o uso de mão de obra escrava, que perdurou até 1888, havia como justificativa para sua amnuntenção a possibildiade de fragmentação nacional. O lento e tardio processo de abolição da escravatura foi um profundo enclave na trajetória de modernização do Brasil.

Havia se instalado no Brasil um projeto nacional dirigido pela aristocracia ágraria, e que beneficiava os mesmo em detrimento de uma massa desprovida de qualquer beneficio social. Desse modo mesmo após a a proclamação da independencia em 1822, o Brasil seguia como periferia na ordem global capitalista, e manteve intacta sua estrutura dependente, sustentada pela exportação de produtos primarios e com a mesma elite no poder. Não houve uma ruptura como em outros processos históricos de independencia nacional.

Durante a República Velha (1889 - 1930), o ascenso do ciclo de café e o crescimento da economia nacional,  criou condições para a formação de uma elite que se tranformou em uma maioria politica, de carater republicano, impôs para o país mudanças significativas no que tange a consolidação da ordem social competitiva, o Brasil agora se mantinha coeso em torno dessa nova ordem social, contudo mantinha-se intacto a antiga estrutura politica pautada pelos interesses da oligarquia agrária.

Ao longo destas décadas, a base econômica desenvolveu se a partir de uma estrutura produtiva primordialmente agrícola e estritamente vinculada e dependente do comércio externo, estes elementos tornam nossa inserção no modo de produção capitalista um processo antagonico, pois ao mesmo tempo em que modernizamos nossa ordem economica, mantemos uma ordem social estritamente arcaica.

É sob este cenário que a revolução de 1930 dá inicio ao processo de industrialização, embora por diversos fatores externos e internos abre-se uma oportuidade de avançarmos para uma economia urbano-indsutrial, a herança colonial no submete aos interesses dos antigos aristocratas rurais travestidos de burguesia industrial. a nova maioria política não demonstrou força suficiente para superar o agrarismo.

Nesse sentido, podemos, concluir que entender processo de transição capitalista nas condições específicas do 'capitalismo tardio' nos possibilita entender o papel que o Brasil ocupa na economia global. Hoje nosso padrão de desenvolvimento economico, ainda que tenha tido experiencias de industrialização, é primario-exportador, fruto do nosso passado colonial que nos determinou espcificidades que conformoraram nossa posisbilidade de atuação na economia global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com