TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Micro e Macroeconomia

Ensaio: Questões de Micro e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Ensaio  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

Questões de Micro e Macroeconomia

Padrão

1) Por que a economia é considerada uma ciência social?

Resposta: A Economia trata da administração dos recursos escassos, ou seja, do bem estar material da sociedade. Para isso estuda o consumidor, a empresa e os mercados, em nível microeconômico, e a produção global, o desemprego, a inflação em nível macroeconômico. Por isso é marcadamente social.

2) Explique a razão de a sociedade – agentes econômicos – precisar definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir.

Resposta: Justamente porque os recursos são escassos, a sociedade precisa definir quais os bens serão produzidos, como serão produzidos e para quem será sua destinação.

3) Discorra sobre a principal característica do sistema de oligopólio e apresente as diferenças entre oligopólio puro e diferenciado.

Resposta: Oligopólio é um tipo de mercado que possui poucos ofertadores. O bem produzido pode ser puro, ou seja, homogêneo, ou diferenciado, o qual possui certas diferenças de qualidade.

4) Suponha que a elasticidade-preço da demanda por passagens aéreas seja 2. O que aconteceria com a quantidade demandada de passagens aéreas se o preço (variação dos preços) desta aumentasse em 5%?

Resposta: Dada a elasticidade-preço igual a 2, o produto é elástico, e a quantidade demandada aumenta numa proporção que é o dobro da variação do preço. Assim, a quantidade demandada de passageiros varia de 2 x 5% = – 10%.

5) Por que o conceito de desenvolvimento econômico é considerado mais abrangente que o conceito de crescimento econômico?

Resposta: O crescimento econômico é mais restrito, pois significa apenas o crescimento do produto e da renda. O desenvolvimento abrange melhoria na qualidade de vida, como a taxa de analfabetismo, saneamento, expectativa de vida, educação, saúde, meio ambiente.

6) Partindo-se de uma situação inicial de equilíbrio de mercado de uma mercadoria, o que acontece com o preço e a quantidade de equilíbrio quando o preço dos fatores de produção dessa mercadoria aumentam?

Resposta: Os aumentos de preço dos fatores de produção provocam aumento de preço do produto, cuja magnitude dependerá da sua elasticidade-preço. Graficamente, ocorre um deslocamento da curva de oferta para cima. Os produtos elásticos terão aumento menor, e os produtos inelásticos aumento maior de preços, e diminuição na quantidade de equilíbrio nos dois casos. Os produtos de elasticidade igual a zero terão um aumento de preço igual ao aumento de custos e manutenção da quantidade de equilíbrio.

7) Quando o preço de um bem substituto aumenta, o que acontece com sua curva de demanda? Por que?

Resposta: O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de um ponto sobre a mesma curva de demanda, indicando diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com