TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de economia

Tese: Questões de economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Questões Economia

1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir)originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero

2-O que mostra acurva de possibilidades de produção ou curva de transformação

R Esta teoria tem como finalidade demonstrar o conceito de escassez e indica as combinações máximas possíveis de produção de dois bens que podem ser obtidas

quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras.

Claro que aqui não posso desenvolver graficamente esta teoria, mas V. encontra elementos em qualquer manual sobre a Teoria da Produção.

3-Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção

R O formato côncavo da curva de possibilidade de produção, se justifica pelos fatores de produção não serem completamente adaptáveis a outros usos.

4-Analisando uma economia de mercado observa q os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona

R: Partindo-se do total da procura de bens e serviços, esse total, da forma como se encontra definido na Conta de Produção, resulta da soma aos fluxos de procura agregada ( consumo das unidades familiares, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, exportações )aos quais se adiciona, quando positiva, a variação de estoques.

Uma vez determinado o total da procura de bens e serviços, podemos deduzir os demais agregados macroeconômicos definidos através do fluxo circular.

Os fluxos correspondentes às categorias de transações interpostas entre esses conceitos de agregados macroeconômicos canalizam-se para três unidades captadoras: acumulação, Governo e Resto do mundo. Daí recanaliza-se, sob a forma de procura agregada, para realimentar continuamente os circuitos circulares das atividades de produção e de apropriação.

5- Conceitue ; bens de capital , bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção

R: Bens de Capital (ou Produção)

São os bens que servem para a produção do outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção.

Bens de consumo são todos os itens destinados a satisfazer as necessidades humanas.

Exemplificando, são bens de consumo alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc. Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens.

Podemos dividir os bens de consumo por tipo: Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços.

Bens Intermediários

São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açúcar nas balas, os componentes na televisão, etc.

6- qual a importância da matemática e da estatística para estudos econômicos . Exemplifique

R: Com a utilização da matemática é que se pode dar base aos estudos estatísticos, pois, os estudos paramétricos e não paramétricos têm como pressupostos básicos e essenciais à matemática (probabilidade) e a aritmética, pois, sem ambas, não há condições de existência da estatística e, em particular, da econometria. A teoria econômica tem um amplo campo de aplicação das teorias matemáticas em geral, não para se decidir como uma verdade nua e crua, mas, para dar suportes ao fazedor de políticas econômicas e sociais em suas decisões. É bem verdade que alguns economistas matemáticos tem utilizado o quantitativíssimo como verdades absolutas, todavia, deve-se deixar claro que os números demonstram apenas uma radiografia da realidade, porém, o poder de decisão deve ser uma questão política dos decisões.

7- defina produto , insumos e funcao de producao

RProduto: São os fatores adquiridos pela empresa, onde são transformados em produtos para a venda no mercado.

Insumos: São os fatores de produção que a empresa utiliza, de forma produzir o bem ou serviço final.

Função de Produção: A função de produção permite o empresário utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com