TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAZÃO PARA O SER E O VALOR NATURA

Trabalho acadêmico: RAZÃO PARA O SER E O VALOR NATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.366 Palavras (18 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO 4

RAZÃO DE SER E VALORES DA NATURA 4

A CONCORRENTE: O BOTICÁRIO 6

RAZÃO DE SER E VALORES DO O BOTICÁRIO 7

BALANÇO PATRIMONIAL NATURA COSMÉTICOS S/A 8

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006 E 2007 9

AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA NATURA 10

RESUMO DOS ÍNDICES DA NATURA COSMÉTICOS S/A 14

SISTEMA DUPONT DE ANÁLISE 17

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006 E 2007(COM ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL) 18

CONCLUSÃO 19

INTRODUÇÃO

A Natura, empresa brasileira do setor de cosméticos, iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza, com sete funcionários. Em 1980 já eram 200 funcionários e uma rede de 2 mil consultoras, espalhadas pelo país, prestando serviço personalizado de consultoria de beleza e revendendo seus produtos. Nessa década, cresceu 35 vezes.

Chegou a 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras e, entre os anos de 1993 a 1997, cresceu 5,5 vezes. Iniciou 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3000 funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca de 10 mil na América Latina.

Em 2002, atingiu a marca de 307 mil consultoras no Brasil em 15 mil na Argentina. Atingiu um volume de negócios de R$ 1,9 bilhão e registrou lucro líquido de R$ 119 milhões, o maior desde sua fundação e que significou um crescimento de 187,5% em relação ao ano anterior.

Esse crescimento, rápido e significativo, com resultados bastante arrojados, reflete o desempenho geral do negócio e uma cultura e conjunto de crenças e valores focados no ser humano e sua relação consigo e com o mundo. Tal cultura, crenças e valores se fazem presentes também nos produtos desenvolvidos e fabricados e indica um trabalho orientado pela relação da empresa com o consumidor, com as consultoras, com os colaboradores, com os fornecedores e parceiros, enfim, com a sociedade.

RAZÃO DE SER E VALORES DA NATURA

A razão de ser da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem estar bem, onde bem estar é entendido como a relação harmoniosa e agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. E estar bem é entendido como a relação empática, bem sucedida e prazerosa do indivíduo com o outro e com o mundo.

A mesma harmonia e prazer da relação do indivíduo conseguem mesmo e com o mundo, norteia todas as relações internas e externas da empresa, que são sustentadas pelos seguintes valores:

. Humanismo, que cultiva as relações, valorizando-as. É o potencial humano, que respeita e estimula a individualidade, enriquece a diversidade e busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações;

. Equilíbrio, que se inspira na harmonia e dinâmica da Natureza percebendo o homem como parte à qual deve se harmonizar e interagir;

. Transparência, que se deixa conhecer e que vive seus processos abertamente, de maneira franca, sem ambigüidades e discriminações, e que busca a qualidade, reconhecendo suas imperfeições, compartilhando dúvidas e buscando respostas;

Criatividade, para ousar e inovar, buscando relações inovadoras com alegria, determinação e paixão, tendo como objetivo o aperfeiçoamento contínuo, com intuição, sensibilidade e conhecimento.

E o que é cultivar relações, harmonizar e interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar, se deixar conhecer e buscar o aperfeiçoamento através do conhecimento, senão a mais autêntica expressão e prática da gestão do conhecimento, conforme descrita por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeushi em sua obra pioneira Criação do Conhecimento na Empresa (1997) ? Segundo esses autores “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromissos”. A Natura não somente identificou tal perspectiva muito antes que Nonaka e Takeushi como, desde então, segue fortalecendo no dia-a-dia, práticas e valores corporativos que estimulam a gestão conhecimento de maneira espontânea e não dependente, necessariamente de ferramentas e tecnologias. “Uma empresa que entende suas crenças e valores como conceitos integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas, com diferentes valores, geram conhecimento em função de seus valores” . (ABREU, 2002)

Ao longo dos seus 34 anos de existência a Natura tem sido reconhecida pelo alto grau de inovação de seus produtos e pelo pioneirismo em iniciativas e conquistas que valorizam a prática de relacionamentos.

São iniciativas que vão desde o aprimoramento e valorização da venda por relacionamentos que, ao contrário do até então conhecido sistema de venda direta, que se limitava a revender produtos pelo sistema porta-a-porta, busca a relação de confiança e proximidade entre o revendedor e os clientes, até o compromisso com um modelo de negócio que promova o desenvolvimento sustentável, através da relação do homem com a natureza, muito antes de qualquer outra empresa do país.

A CONCORRENTE: O BOTICÁRIO

O espírito empreendedor de Miguel Krigsner, fundador do Boticário, aliado ao desejo de inovar e atender cada cliente de forma personalizada, transformou uma pequena farmácia de manipulação aberta em 1977, no Centro de Curitiba (PR), na maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. O Boticário não cresceu por acaso. Conquistou o público com produtos inovadores, relações éticas com parceiros e com a comunidade e com a prática de valores que norteiam a atuação dos colaboradores desde o início.

O grande passo para a futura expansão do negócio foi a abertura da loja, em 1979, no Aeroporto Afonso Pena, que atende Curitiba e região. Pessoas de várias regiões do país encontraram ali produtos diferenciados.

A qualidade despertou em que os experimentava o interesse de revendê-los pelo Brasil. Um ano depois foi inaugurada a primeira franquia O Boticário, em Brasília. Em 1985 já eram cerca de 500 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente, O Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2500 lojas no Brasil e em outros 20 países.

A demanda cresceu. Em 1982 foi inaugurada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com