TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REACÇÃO À ECONOMIA DO ANO

Tese: REACÇÃO À ECONOMIA DO ANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

REPOSTA AOS EXERCÍCIOS DE ECONOMIA

EXERCÍCIO N.º 25

O economista Paulo Sandroni, em Novo dicionário de economia, 2.ª ed. São Paulo: Best Seller,1994, define o Neoliberalismo como: “ Doutrinal político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno”. Em face disso, você pode esclarecer qual é, em suma, a posição histórica do liberalismo econômico?

RESPOSTA

O liberalismo econômico tem suas bases filosóficas enraizadas na hegemonia do individualismo e na certeza da capacidade do mercado de manter o equilíbrio econômico, automaticamente, no nível de pleno emprego. Nesse sentido, qualquer interferência do governo na economia, além de totalmente dispensável, implica a perda da neutralidade nas ações produtivas do setor privado e impede o funcionamento normal e adequado das regras que regem o mercado.

EXERCÍCIO N.º 26

Quais são as funções tradicionais do governo, admitidas pelo liberalismo econômico?

RESPOSTA

A atuação do governo, vista pelo prisma dos postulados do liberalismo econômico, deve estar restrita às funções inerentes ao exercício das lideranças naturais de qualquer tipo de agrupamento humano, sistema político ou econômico. Essas funções são:

1. Manter a lei e a ordem;

2. Promover a defesa contra as agressões externas; e

3. Fornecer à comunidade os bens e serviços de uso coletivo e que não podem ser fornecidos pelo sistema produtivo privado, face ao princípio da não exclusão

EXERCÍCIO N.º 27

Qual a natureza e o objeto das políticas econômicas?

RESPOSTA

As políticas econômicas são ações governamentais de intervenção no mercado que têm por objeto:

1. orientar a realização da atividade privada;

2. corrigir as distorções do mercado na ocorrência dos ciclos econômicos;e

3. suplementar a atuação da atividade produtiva do setor privado quando este não tem interesse ounão capacidade financeira de produzir os bens necessários para o crescimento econômico.

EXERCÍCIO N.º 28

Numa discussão entre dois jornalistas, foi colocada em pauta a questão do sistema tributário brasileiro. Um deles afirmou que a ênfase dada aos tributos indiretos é benéfica ao governo porque esse tipo de tributo é mais fácil de ser administrado porque atribui ao vendedor de bens e serviços a incumbência de arrecadar o imposto, juntamente com o valor da mercadoria, para posteriormente repassá-lo aos cofres públicos. O outro retrucou, asseverando que os indiretos são péssimos tributos porque têm efeito regressivo na renda da população. Para qual jornalista você daria o seu aval?

RESPOSTA

Eu daria meu aval a ambos porque cada um deles abordou aspecto diferente da tributação indireta, expondo corretamente, e sem nenhuma controvérsia, as verdadeiras características desse tipo de tributação, a saber:

1. é adotado porque é mais fácil e mais barato de ser administrado e arrecadado;

2. é regressivo porque onera desigualmente os contribuintes, não respeitando o princípio da capacidade contributiva deles, posto que as camadas mais carentes da população pagam, proporcionalmente, mais tributos que as camadas mais ricas.

EXERCÍCIO N.º 29

Qual é a diferença entre a carga tributária bruta e a carga tributária líquida?

RESPOSTA

A carga tributária líquida mostra o montante dos tributos que permanecem com o governo, após as devoluções, em dinheiro, da parte dos tributos arrecadados destinada às transferências e aos subsídios. Enquanto a carga tributária bruta desconsidera essas devoluções, mostrando qual o percentual da renda total da comunidade destinado ao governo à título de tributação.

EXERCÍCIO N.º 30

Explique o mecanismo do repasse dos juros da dívida pública para as famílias através das transferências do governo.

RESPOSTA

A poupança das famílias, depositada nos bancos comerciais, pode ser utilizada por eles na aquisição de títulos do governo. Os bancos recebem do governo os juros decorrentes dos empréstimos, representados pelos títulos, e repassam esses juros às famílias que haviam fornecidos os recursos para a compra dos títulos.

EXERCÍCIO N.º 31

Subsídio e subvenções são injeções de renda que o governo faz no núcleo da economia. Nisto, ambos são iguais. Então, em quê eles são diferentes?

RESPOSTA

Eles são diferentes em dois aspectos: quanto ao destino e quanto aos objetivos. As subvenções são recursos destinados às entidades sem fito de lucro e têm por objetivo ajudar essas instituições na manutenção, e até mesmo na ampliação, dos serviços de cuidados médicos/hospitalares e de assistência social, artística, cultural e educacional que elas prestam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com