TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO PROJETO DE INSERÇÃO NA COMISSÃO

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Erick Felipe Meyer Werner

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO PROJETO DE INSERÇÃO NA COMISSÃO

COMISSÃO DE DEFESA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Joinville/sc

2022

SUMÁRIO

  1. Introdução..............................................................................
  2. Problemática...........................................................................
  3. Metodologia...........................................................................
  4. Resultados..............................................................................

  1. Introdução

Este relatório é resultado de um compilado de reuniões feitas pelos acadêmicos de direito do terceiro semestre da universidade da região de Joinville – univille. Nas reuniões os acadêmicos tiveram a oportunidade de se reunir com membros da comissão de defesa da pessoa com deficiência, da OAB(ordem dos advogados do brasil).

Foram realizadas discussões sobre temas relevantes e houve debates sobre possíveis meios para a resolução de adversidades previamente selecionadas. O presente trabalho visa retratar o projeto elaborado em parceria entre os alunos da univille juntamente a comissão de defesa das pessoas com deficiência.

  1. Problemática

A principal problemática abordada nas reuniões da comissão foram as dificuldades que os residentes de Joinville, portadores de deficiência possuem, e sobre a necessidade de políticas públicas para a inclusão desses indivíduos. Nas reuniões foram abordadas problemáticas sobre portadores de síndrome de down e deficiências intelectuais, surdos, mudos e cadeirantes.

Foram destacadas as adversidades passadas por cadeirantes que são pouco assistidos na cidade, havendo empecilhos no tocante ao transporte público e dificuldades de transitar na cidade com a cadeira de rodas, devido a má conservação das ruas, falta de planejamento e investimento.

Os portadores de deficiência intelectual e síndrome de down possuem necessidades especiais no tocante a aprendizagem, necessitando de escolas especiais.

Em muitos casos, cegos e surdos tem dificuldades de conseguir tratamentos e aparelhos auditivos pelo sus, além de sofrerem preconceitos e passarem por situações desagradáveis pela falta de compreensão dentro e fora de suas casas.

Com isso, a comissão de defesa da pessoa com deficiência da OAB vem buscando soluções para tais problemáticas por meio de movimentos sociais ou por meios jurídicos, para trazer mais inclusão e justiça social.

  1. Metodologia

No dia 25 de março de 2022 começou a parceria entre a comissão da OAB e os acadêmicos da univille, durante o semestre foram debatidos projetos, debates e pesquisas relativas as pessoas deficientes.

No princípio foi discutido a dificuldade de informação, familiares e portadores não sabendo onde solicitar auxilio medico ou social. Foi proposto pelos membros da comissão o desenvolvimento de uma cartilha informativa para auxiliar nesses casos, os alunos prontamente aceitaram o projeto. O encerramento do projeto de extensão é marcado pela conclusão da cartilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com