TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Projeto e Desenvolvimento de Produto

Por:   •  21/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina projeto, processo de negócio e cite as diferenças entre um projeto de desenvolvimento de produtos e um processo.

Um projeto é esforço temporário com uma finalidade de obter um resultado único e tem seus recursos delimitados, enquanto que processo de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas que são estruturadas e giram em torno da produção de um resultado de valor para o cliente, por meio da entrega de um serviço ou produto.

Sendo assim a diferença entre um projeto e um processo é que o projeto tem um tempo determinado, um resultado único e é um trabalho inédito, já o processo possui tempo indeterminado, apresenta um resultado padrão e é um esforço repetitivo.

2. O que é engenharia simultânea?

Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte.

3. Cite o principal resultado e cinco atividades que acontecem em cada uma das macrofases do modelo:

a) Pré-desenvolvimento: deve-se definir o escopo do projeto de desenvolvimento (equipe, resultados, restrições, etc), avaliar a sua viabilidade econômica, capacidade e risco do projeto, definição de indicadores para monitoramento do projeto e definição do plano de negócios (ou portfólio de produtos).

b) Desenvolvimento: comporta um maior número de atividades relacionadas ao projeto do produto e está dividida em quatro fases: Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Projeto Preliminar e Projeto Detalhado. Na fase Projeto Informacional faz-se o levantamento e a interpretação das informações sobre o tema do projeto em questão. No Projeto Conceitual é proposto o conceito a ser adotado pelo produto – características e funções, em relação às necessidades do consumidor. Na fase do Projeto Preliminar são determinados os materiais, formas, componentes, processos de fabricação e montagem do produto. E, na fase de Projeto Detalhado faz-se o fechamento do produto, ou seja, defini-se todas as características do produto final bem como do processo.

c) Pós-desenvolvimento: planeja-se inicialmente como o produto será acompanhado e retirado do mercado. São definidos as equipes e recursos

necessários para alterações nas características do produto (ou do processo), tais como correções de falhas ou adição de melhorias, conforme requisitado pelo cliente. Deve-se prever ainda quando o produto deverá ser retirado do mercado, a partir da criação e acompanhamento de índices e metas. No Pós-Desenvolvimento também cabe a análise de como o produto será descartado, em termos ambientais.

4. Cite três usos potenciais dos modelos de referência. Qual é a função que podemos definir como a que engloba todas as demais (ou seja, à qual todos os objetivos são comuns)?

São representações formais do processo de negócio descrevendo suas fases, atividades, responsáveis, recursos disponíveis e informações necessárias e/ou geradas. Com um modelo de referência pode-se melhorar o gerenciamento do

processo, o trabalho em equipe, facilitar o desenvolvimento de produto dentro de uma rede de empresas, e facilitar a implantação e integração de métodos, técnicas e sistemas de apoio ao desenvolvimento de produtos.

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com