TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DE ADAM SMITH E TAYLOR SOBRE A DIVISÃO DO TRABALHO

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Departamento de Economia, Sociologia e Administração

LES 0270 - Economia Política

Adam Smith X Frederick W. Taylor

Trabalho apresentado à disciplina LES 0270 - Economia Política, com o intuito de entender o posicionamento dos teóricos Adam Smith e Taylor em relação à produtividade e a divisão do trabalho.

Orientadora: Eliana Tadeu Terci

Aluno 1 : Amanda Campos Pinto

Aluno 2: Laura de Oliveira Jeremias

Aluno 3: Ruben Sampaio Laureano Junior

Aluno 4: Sabrina Aparecida dos Santos Silva

2020

Piracicaba - SP

Sumário

  1. Introdução………………………………………………………………………….2
  2. Objetivo ..........................................................................................................3
  3. Discussão……………………………………………………………………….….4
  4. Conclusão……………………………………………………………………...…..5
  5. Referências Bibliográficas…………………………………………………...…...6

1. Introdução

        

2. Objetivo

O trabalho tem por objetivo analisar e discutir as ideias de Smith e Taylor a respeito da divisão do trabalho. Nessa análise será possível identificar as visões de cada autor sobre a divisão do trabalho como fonte da produtividade, se as razões elencadas por Smith para o aumento da produtividade são as mesmas identificadas por Taylor e, também, se o princípio da divisão do trabalho é o mesmo para ambos.


3. Discussão

Adam Smith propõe a divisão do trabalho como uma forma de aumento da produtividade. Cada pessoa deveria se especializar em apenas uma função e somente exercê-la, para que, desta forma, a produção andasse de forma mais rápida e, consequentemente, aumentasse a produtividade. Além disso, esse método baratearia o preço do produto, devido ao fato de que a mesma quantidade do trabalho proporcionaria uma quantidade maior de produtos. Isso colocaria estes vendedores em vantagem no mercado em relação aos outros.

Frederick Taylor também tratava a divisão do trabalho como uma forma de aumento de produtividade. Entretanto, para o pensador, um dos pontos primordiais que ajudaria nesta conquista seria a supervisão dos trabalhadores, colocando um ponto chave que distingue, de certa forma, o pensamento entre ele e Smith. Um contramestre seria essencial para disciplinar os trabalhadores, para que estes não desviem sua atenção e objetivo de realizar o que lhes era proposto por seus chefes. Para que os trabalhadores pudessem acatar de melhor forma as ordens propostas, eram-lhes prometido um aumento de salário, como apresentado na obra “Introdução à Economia – Os mercantilistas, Smith, Ricardo e Marx”, de Paulo Sandroni, na qual aumenta o salário comum de 1,15 dólar de um funcionário que “se prezasse”, para 1.85 dólar.  Dessa forma, era garantido que o serviço seria feito e a produção, aumentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com