TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências da teoria de Taylor no trabalho nas organizações

Por:   •  23/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Influências da teoria de Taylor no trabalho nas organizações

Frederik Winslow Taylor é considerado o pai da administração científica. Buscou formas de tornar o trabalho mais produtivo nas empresas. Realizou diversos estudos para obter características necessária para esse aumento de produção tornando o processo eficiente.

Com seus estudos, definiu que as empresas deveriam dividir seus funcionários por tarefas, sem que os mesmos tivessem que diversificar os movimentos, pois esses movimentos poderiam cansar os funcionários e causarão mal estar o que ocasionaria menor produção. Cada um teria a sua função na empresa, como uma linha de montagem.

Para ele era necessário que o funcionário trabalhasse em lugar salubre, confortável, de modo que melhorasse o desempenho da produtividade deste funcionário.

Outro ponto importante para Taylor era o incentivo ao funcionário através de salários justos, fazendo com que sentissem serem importantes na organização. Além de prêmios pela produção.

Taylor queria que as pessoas satisfeitas e com um maquinário bom, tecnologia, produziram mais.

Seus estudos eram voltados para o bem da empresa que seria consequência desse trabalho e não do trabalhador em si. Elas deveriam ter um objetivo comum e um método comum para alcançar.

O trabalhador para Taylor necessitava saber fazer mas não como fazer as tarefas. Todo o tempo desperdiçado pelo funcionário significava desperdício para a empresa.

O gerente, supervisor era a pessoa paga para pensar ao contrário do operário, que só deveria obedecer e nem ser inteligente.

As características definidas para o gerente eram de conhecer gerenciamento e o trabalho que seria gerenciado, saber selecionar os funcionários e treiná-los, planejar e controlar a execução das tarefas incentivar os funcionário com o dinheiro quando ultrapassassem a média do tempo que havia gasto para executar o trabalho.

As organizações, especialmente as indústrias hoje em dia, ainda seguem traços da teria de Taylor, pois padroniza a execução das funções, do processo. Cada um operário, funcionário tem a sua função definida em carteira. Além de treinamentos necessários aos trabalhadores. Sempre as empresas vem buscando mais eficiência, mais produção, ainda mais as empresas que tem a necessidade de uma grande produção por hora/dia.

Hoje, além do retorno financeiro, os funcionários querem também reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com