TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES NA ECONOMIA

Projeto de pesquisa: RELAÇÕES NA ECONOMIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3

2 NECESSIDADES HUMANAS ............................................................................... 4

3 DEFINIÇÃO DE ECONOMIA................................................................................. 4

3 BENS E SERVIÇOS............................................................................................... 5

4 CUSTO DE OPORTUNIDADE............................................................................... 5

5 RELAÇÕES NA ECONOMIA................................................................................. 5

6 ELEMENTOS BÁSICOS........................................................................................ 5

7 ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO...................................................... 6

8 SISTEMAS DE PREÇOS........................................................................................ 6

9 A EFICIÊNCIA PRODUTIVA.................................................................................. 6

10 MERCADOS......................................................................................................... 7

10.1 Estrutura dos Mercados..................................................................................... 7

12 CONCLUSÃO....................................................................................................... 8

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................... 9

Introdução

O resumo do presente trabalho, desenvolvido em tópicos, mostrará que, as necessidades do ser humano renovam-se dia a dia, exigindo da sociedade a produção continua de bens com a finalidade de atendê-las. A evolução tecnológica faz com que novas necessidades apareçam, o que demonstra o fato do que as necessidades humanas são, realmente, ilimitadas.

Veremos que a escassez é uma situação onde os recursos são limitados em quantidade e podem ser usados de diferentes maneiras e que as estruturas de mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais de interação da oferta e da procura, baseando-se nas características observados nos mercados existentes.

De uma forma mais abrangente pode-se entender Economia como uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

Necessidades humanas

Em toda sociedade, os recursos produtivo ou fatores de produção são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam em razão do crescimento populacional, e também do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Sendo assim, tem-se então, o problema da escassez, isto é, recursos limitados contrapondo-se às necessidades humanas ilimitadas. Devido à escassez dos recursos de produção, a sociedade consumidora terá que escolher, diante de um leque de possibilidades, quais as mercadorias que serão produzidas, e ainda as respectivas quantidades. A renda dependerá das oscilações da oferta e demanda nos mercados.

Definição de Economia

A Economia é uma Ciência Social, pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Bens e Serviços

Bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas.

Os Bens são classificados em bens livres e bens econômicos. Os Bens Livres são aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilização não implica relações de ordem econômica, isto é, tem preço zero, como o mar, a luz solar, o ar. O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos. Os Bens Econômicos: são relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano na sua obtenção, por esse motivo, possuem preço. Os Bens Econômicos se classificam quanto à sua natureza: Bens Materiais e Bens Imateriais (ou Serviços). Os Bens de Consumo são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis. Bens de Capital ou Bens de Produção: são aqueles que permitem produzir outros bens. Como as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios. Os Bens Finais são aqueles que já passaram por todos os processos de transformação, estão acabados. Os Bens Intermediários são aqueles que ainda precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Os serviços econômicos são atividades não materiais ou intangíveis que satisfazem direta e indiretamente uma necessidade.

Custo de Oportunidade

O custo de oportunidade é a quantia de lucro perdida quando a oportunidade proporcionada por uma alternativa é sacrificada pela escolha de outra.

Relações na economia

A economia se diferencia por dois tipos: material e social econômica, onde homens se relacionam com a natureza e com o próprio homem; se divide em campos; microeconomia, que estuda o comportamento dos agentes econômicos e macroeconomia que estuda o sistema econômico como um todo com o objetivo de estudar os grandes agregados estatísticos. A economia se divide setores que representam a agricultura e a pecuária, a indústria e o setor de serviços.

Elementos básicos da economia

São elementos básicos da economia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com