TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE PAEG E PLANO TRIENAL

Por:   •  11/2/2017  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

      Nova Iguaçu, 15 de fevereiro de 2017

      Professor: Robson Dias

      Aluna: Adriana Ferreira de Lima Seraphim                              Matrícula: 2013695010

                                                        2º Avaliação de Economia Brasileira I

  1. Resposta:

       O Plano Trienal foi criado em 1962 por Celso Furtado e San Tiago Dantas com o intuito de promover João Goulart para a presidência do Brasil. O plano trienal foi efetivo para combater a inflação e sendo assim desenvolver a economia com reformas sociais. Os principais objetivos do plano eram: diminuir a pressão inflacionaria; aumento das exportações; expansão monetária; crescimento da renda nacional; etc. Porém, o plano não deu certo.

       Já como posse em seu governo, João Goulart não conseguiu atingir as metas esperadas por esse plano. No final de seu governo, o Plano Trienal fracassava e não atingia o cumprimento de combater a inflação, ou seja, não existiam investimentos privados, faltavam regras para regular a captação de dinheiro e havia uma crescente rivalidade ao capital estrangeiro.

       O PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo ) foi criado no inicio do governo de Castelo Branco, com o intuito de resolver a situação econômica do país com o objetivo de elevar o desenvolvimento econômico do país; investir em mão de obra para elevar o nível de emprego; controlar a inflação entre os anos de 1964 e 1965 e caminhando para a estabilidade a partir de 1966 e etc.

        Analisando o Plano trienal e o PAEG podemos verificar que os dois tinham como objetivo combater a inflação do país, como citado no texto de Eduardo F. Bastian na tabela 1 da parte 3.1

[pic 1]

        Ambos os Planos enxergavam a inflação brasileira como uma inflação de demanda, devido aos gastos públicos e o reajuste salarial. Além disso, os dois previam o custeio de altas taxas de crescimento.

        No entanto, podemos analisar também algumas diferenças entre os dois. O PAEG sugeria uma reforma conservadora, sem atacar as estruturas do Brasil. Já o plano trienal apontava mais para as reformas de base, como a reforma agrária e educacional.

 

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com