TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Trienal eram retomar o crescimento do PIB

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Quais foram os determinantes econômicos e políticos que não permitiram o sucesso do Plano Trienal (1963) de Goulart?

Os objetivos do Plano Trienal eram retomar o crescimento do PIB, a redistribuição de renda e a redução dos preços e da inflação. Porém, os métodos propostos para se chegar a tais objetivos evidenciavam um péssimo planejamento com uma estrutura completamente contraditória. O exemplo disso era a ideia de aumento dos impostos e das tarifas ignorando o efeito disto sobre o investimento privado; a diminuição do desperdício público e ainda sim, os salários continuarem aumentando; a captação do mercado de capitais com a inexistência de leis reguladoras; e a tentativa de conseguir recursos externos mesmo com a crescente hostilidade ao capital estrangeiro.

Por conta destas contradições juntamente com uma seria crise institucional que se seguia no governo de Janio Quadros e que só piorou quando o presidente fez uso de decretos para nacionalizar empresar privadas e desapropriar áreas para fins de uma reforma agraria, causando forte descontentamento nas classes médias e altas que já se encontravam desgastadas pela má condição econômica e que assim, ajudaram na derrubada do governo e consequentemente, no fracasso do Plano Treinal.

2) O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi instituído em 1964 e durou até 1967 e sobre este analise:

a) qual foi o diagnóstico da inflação brasileira no período? Apresente e discuta os determinantes.

Ao longo de 63 até o início de 64, o Brasil passou por um período de estagflação, ou seja, um peródo de estagnação e depois uma alta na inflação. Após um crescimento real médio de 8,8% a.a no período de 57-62, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,6% em 1963, enquanto a inflação elevou-se, em média, de 32,5%  a.a naquele período para 79,9% em 1963. Esse era o cenário a ser enfrentado no inicio do governo Castello Branco.

De acordo o ministro Roberto Campos, “a responsabilidade primordial do processo inflacionário cabe aos deficits governamentais e a contínua pressão salarial”.

Os deficits alimentavam a expansão dos meios de pagamento, que, por sua vez, sancionavam o aumento dos salários.

b) Quais foram os determinantes para uma política gradualista de combate à inflação? Explique.

c) Quais foram as principais inovações institucionais que permitiram ao governo ampliar o controle sobre a política monetária e fiscal e assim melhorar a eficiência das mesmas? Explique.

Bacen (Banco central) e (CMN) Conselho Monetário Nacional.

As instituições brasileiras atuam em segmentos distintos do mercado, cabendo aos bancos de investimentos o papel de prover  investimentos de longo prazo, como intermediarios na locação de títulos no mercado de capitais e, em menor escala, como emprestadores finais. No brasil manteve-se, ainda, uma figura importante para os bancos públicos no crédito de longo prazo.  

d) Qual era o diagnóstico dos principais problemas da economia brasileira no período e quais foram as mudanças introduzidas que favoreceram a solução de tais problemas?

O governo passa a acreditar que a inflação é causada pelo excesso da demanda no mercado, aumentando o preço dos bens. Assim, para controlar a inflação o governo passa a diminuir seus gastos, investimentos e crédito, aumentando as taxas de juros.  Adota  uma politica que empede o aumento dos salários a uma velocidade maior que a taxa de inflação.

As reformas estruturais feitas no PAEG, que incluem as reformas tributária, monetária-financeira  e a politica externa mudaram completamente a estrutura .

e) Por que viabilizaram uma política de forte achatamento salarial e quais impactos da mesma sobre a economia brasileira? Explique.

A politica salarial implantada pelos militares visava, basicamente, três objetivos:

  1. combater o processo inflacionários;
  2. disciplinar o mercado de trabalho, evitando que os conflitos entre o capital e o estrapolassem o ato de compra e venda de mais uma mercadoria, a força de trabalho;
  3. Estimular as demandas setoriais de alguns bens em detrimento dos bens- salarios dirigindo a acumulação de capital em um certo ponto.

A concentração  de renda nas classes média e alta e a política de crédito ao consumidor permitiram que o consumo desses bens se ampliassem, permitindo que houvesse cada vez mais investimentos necessários para as empresas multinacionais.

f) Discuta os resultados socioeconômicos do Plano.

Não houve vantagens do crescimento econômico, não eram igualmente distribuidos para todas as camadas da população, ficando assim, concentrado apenas em uma parte, a dos capitalistas e de classe mais alta, o salário continuou achatado, a correção monetária da poupança protegia contra os efeitos da inflação da classe média e alta, auementa o crescimento econômico e consequentemente o consumo de energia elétrica também aumenta,  a produção de carros também

3) Sobre o período do Milagre Econômico Brasileiro (1968/73) discuta:

a) Qual foi o diagnóstico da inflação brasileira do período que favoreceu o retorno do crescimento econômico?

Durante o Governo Castello Branco , em 1964 , foi implementado o PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), um plano de estabilização econômica, cuja principal meta era o combate às altas taxas de inflação. O diagnóstico feito pela equipe econômica no período, era semelhante ao do FMI, ou seja, a causa principal da inflação brasileira era o excesso de demanda .

Porém as metas de redução da inflação brasileira apontadas, no PAEG não foram atingidas, demonstrando a complexidade do problema inflacionário brasileiro, que não residia apenas do excesso de demanda. Com a posse do segundo Governo Militar, Costa e Silva , é feito um novo diagnóstico da economia brasileira, onde a equipe econômica liderada por Antônio Delfim Netto, aponta como principal causa da inflação brasileira a pressão derivada dos custos, e principalmente o custo do crédito.

Momento em que a economia brasileira toma um novo rumo, priorizando o crescimento econômico e colocando em segundo plano o combate à inflação. Este novo direcionamento da economia brasileira, juntamente com um cenário internacional favorável, proporcionaram ao Brasil a fase de maior crescimento do Produto Interno Bruto da história brasileira, conhecido como "Milagre Econômico“.

b) Quais foram os setores econômicos favorecidos pelo governo para a recuperação do crescimento e por quais motivos eles foram escolhidos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com