TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rates

Resenha: Rates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  244 Visualizações

Rates é uma freguesia portuguesa do concelho da Póvoa de Varzim, com 13,90 km²1 de área e 2 5052 habitantes (2011).

Tem a sua sede na vila de São Pedro de Rates, que tem esse estatuto restaurado desde 2 de Julho de 1993.

Era um ponto de passagem de uma via romana, e aí começa um dos trilhos dos caminho de Santiago em Portugal. No livro «As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal», é descrita como uma das mais formosas povoações portuguesas. É nesta vila que está sediado o Albergue de Peregrinos de São Pedro de Rates, o primeiro albergue de peregrinos do Caminho Português de Santiago a abrir em Portugal.

Rates situa-se a 11 km do centro da Póvoa de Varzim, faz fronteira com Laúndos e Aver-o-Mar, Amorim e Terroso a oeste e com Balasar, a sudeste. A norte/nordeste faz fronteira com o concelho de Barcelos e a sul/sudoeste com o de Vila do Conde.

Rates é a freguesia mais despovoada da Póvoa de Varzim, contudo tem merecido atenção por parte da Câmara Municipal ddevido ao património histórico e paisagístico bastante significativo para o concelho e para o desenvolvimento do turismo rural.

Todo a vila está centrada à volta do mosteiro de Rates. Todo o centro histórico está bem conservado, e este prolonga-se pela Rua Direita, onde residiam os fidalgos e os burgueses locais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com