TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rating de investimento

Resenha: Rating de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Resenha  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

Classificação dos investimentos[editar | editar código-fonte]

A. Independentes / Dependentes

Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pela realização ou não do outro.

São dependentes quando as receitas líquidas forem afectadas pela realização do outro. Dentro desta classificação podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.

Complementares – quando a influência for positiva; Concorrentes – quando a influencia for negativa; Mutuamente exclusivos - a realização de um exclui a realização do outro.

B. Convencionais / não convencionais.

Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas liquidas.

Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.

C. Grande /Pequeno Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.

D. Inovação / Substituição / Expansão / Estratégico

Inovação – Tem por objectivo a produção e lançamento de novos produtos, assim sendo estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis acções.

Investimento de substituição – São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.

Investimento de expansão – Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimos de despesas qu corresponde a um aumentos das receitas.

Investimentos estratégicos – Não tem por objecto aumentar directamente a rentabilidade da empresa, mas sim promover a as condições favoráveis à sua prosperidade e ao êxito dos projectos anteriormente referidos.

Projeto de investimento[editar | editar código-fonte]

Um projecto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projecto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.

O projecto de investimento é um conceito entendido em duas acepções: enquanto plano (intenção) de investimento e enquanto estudo (processo escrito) da intenção de investimento (negócio). Como o estudo é a tradução no papel da intenção de investimento, as duas concepções são equivalentes, sendo reunidas no dossier do projecto de investimento. Enquanto plano de investimento, o projecto é uma proposta de aplicação de recursos escassos que possuem aplicações alternativas a um negócio, que espera-se, gerará rendimentos futuros durante um tempo, capazes de remunerar a aplicação.

Fases de desenvolvimento do projecto de investimento[editar | editar código-fonte]

Todo o processo de desenvolvimento de um projecto de investimento é classificado em diferentes fases onde se desenvolvem actividades necessárias à implementação.

Notam-se 3 fases principais: Fase de Concepção Fase de Implementação Fase Operacional

Concepção[editar | editar código-fonte]

Esta é a fase inicial, a criação da ideia a avançar e a ponderação de todos os critérios inerentes ao investimento a realizar. É subdividida em três sub-fases:

Identificação das oportunidades de investimento - A identificação do projecto é a primeira fase de desenvolvimento e uma das mais importantes. É importante definir e identificar todas as oportunidades, avalia-las e escolher a que eventualmente trará maior sucesso com maior certeza.

Preparação do projecto - Após identificar as oportunidades podemos começar a preparar de forma sustentável a nossa ideia. Aqui devemos proceder ao estudo do que será a nossa estratégia futura e formular todas as variantes do projecto. Seguidamente existe nesta fase uma pré-avaliação ou pré-viabilidade onde se avalia o projecto em função da empresa, tendo em atenção as perspectivas de mercado e alguns aspectos técnicos.

Avaliação - Aproveitando o estudo elaborado na fase de preparação do projecto, aprofunda-se e avalia-se o projecto. Nesta fase é que se toma a decisão de implementação ou não do projecto em causa.

Implementação[editar | editar código-fonte]

Nesta fase inclui-se unicamente a fase de investimento.Passando pela planificação, execução, controle a fase de investimento como o próprio nome indica é a fase onde após uma decisão positiva se avança para a implementação do projecto que exige uma injecção de capital.

Fase Operacional[editar | editar código-fonte]

Finalmente esta é a fase onde efectivamente se procede a acção, avanço para as operações que dão vida ao projecto. É a fase operacional de actividades correntes de uma empresa.

Após a escolha de qual será o investimento, é necessário realizar um projecto de viabilidade do mesmo, para avaliar as alternativas mais favoráveis para a implantação e para assim, ter como base fontes concretas para a tomada de uma decisão favorável à organização. Por fim, depois de tomada a decisão, cabe ao administrador financeiro, junto a outras áreas da organização, aprovar o projecto e sua implantação, ou, refazer o projecto para avaliar novas alternativas para o alcance dos objectivos que é o lucro.

Tipos de projectos de investimento[editar | editar código-fonte]

São tanto os tipos de projectos quanto os critérios adoptados para os classificar:

Por sector de actividade[editar | editar código-fonte]

Na perspectiva macroeconómica é um conceito bastante utilizado onde os projectos são classificados de acordo com a agregação sectorial tradicional em:

Projectos agrícolas

Projectos industriais

Projectos comerciais

Projectos de serviços

Por natureza do investidor[editar | editar código-fonte]

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com