TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rate Dug

Seminário: Rate Dug. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Seminário  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 6

1. Estaca Escavada

As Estacas Escavadas, também chamadas de Estacoes, são elementos de fundação profunda, de execução rápida, normalmente em solos e areias, com uso de lama bentoítica e concretos ‘’ in loco’’.

As Estacas Escavadas serão executadas de acordo com as especificações e indicações do projeto sendo que qualquer alteração ou anormalidade será levado ao conhecimento da fiscalização e consultoria para a devida solução.

(http://rocafundacoes.com.br/wp-content/uploads/2013/04/ESTACA-ESCAVADA-DE-GRANDE-D.jpg)

2. Escavação

A escavação do furo para moldagem da estaca será feita mecanicamente através de equipamento rotativo composto de guindaste para sustentação da mesa de perfuração, mesa rotativa com haste provida de trado ou balde conforme a necessidade de se atravessar camadas mais ou menos resistentes.

A perfuração da estaca será iniciada após sua locação topográfica, nivelamento do guindaste e da mesa rotativa e verificação do prumo da haste.

Quando o terreno ou praça de trabalho não oferece boas condições de suporte, ou seja, pouco compactado, torna-se conveniente posicionar o guindaste sobre uma camada de dormentes para evitar inclinação da máquina e o consequente desaprumo da estaca, bem com um aumento indesejável no consumo do concreto pelo aumento da seção escavada.

A perfuração de inicia com a colocação de um segmento metálico com diâmetro 10 a 15cm maior que o diâmetro da estaca a ser cravada e comprimento suficiente para proteger o início da escavação contra desbarrancamento (1,50 à 2,00m).

A partir do extremo inferior do segmento metálico até a cota final de assentamento da estaca, as estacas serão escavadas sem proteção lateral, ficando a cargo da lama bentonítica a responsabilidade pela estabilização. Essa lama é constituída da mistura da água doce com bentonita, na proporção a oferecer um material (lama) que mantenha estável as paredes da escavação.

O nível da lama deverá ser mantido na escavação até o topo da camisa de proteção durante todo o processo de escavação e concretagem e seu lançamento no interior da trincheira será feito preferencialmente por gravidade partir de tanques. A adição de bentonita será controlada por válvula ou registro.

Uma vez atingida a cota ou profundidade desejada, serão feitos os controles da qualidade da lama para prosseguirmos os trabalhos de colocação da aradura e concretagem.

Os ensaios de teor de areia serão feitos normalmente usando-se três amostras retiradas, do fundo da escavação, da metade da escavação e de ¾ da altura da escavação. Caso o teor de areia conhecido por método direto ou peneira nº 200 ultrapassem 3% será necessário fazer-se uma desarenação com limpeza do fundo e troca da lama por lama isenta de areia. A lama contaminada por areia será recuperada por um desarenador do tipo ciclone com retorno da lama desarenada ao próprio furo. O excesso de areia pode provocar bolsões no interior do concreto, comprometendo a qualidade da estaca.

Uma vez aprovada a qualidade da lama, através dos ensaios, será lançada a armadura no interior da escavação para posterior concretagem.

Quando a lama não puder ser reutilizada ela será removida com caminhões pipa e lançada em local apropriado longe de fontes de águas e rios.

3. Concretagem

Concluída a escavação e aprovados os ensaios da lama bentonítica, terá início então a descida da armadura no interior da escavação.

A armadura será içada por um guindaste e colocada na escavação até a cota prevista.

O passo seguinte será a concretagem submersa executada através de um conjunto comporto de funil e tubos rosqueados, “tubo tremie”, onde será lançado o concreto.

Para impedir a contaminação do concreto pela lama, será usada uma bola de papel colocada no fundo do funil (extremo superior do tubo) sobre a qual será lançada o concreto.

O concreto que será lançado através do tubo “tremie”, deverá ter fluidez necessária para escoar através do tubo subindo pelo inferior da escavação e expulsando a lama que será recolhida até o depósito de lama usada.

A subida do concreto será controlada por volume lançado (caminhão) medindo-se sua subida no interior da escavação e traçando-se curvas para detectar possível anomalia na escavação.

Todos os dados serão anotados em boletins apropriados que serão fornecidos ao término de cada estaca.

Para garantir a qualidade do concreto o topo da estaca, será executado aproximadamente 1m linear a mais d que o comprimento previsto. Este metro linear será demolido após o término do trabalho e a cura do concreto.

Para maior garantia do serviço executado, nenhuma estaca permanecerá sem concretagem por mais de duas horas, tendo em vista a característica do terreno. A demora na concretagem poderá ocasionar a desestabilização das paredes ocasionando problemas com a funcionalidade da estaca.

Durante o lançamento do concreto serão executados cortes na tubulação de lançamento tendo-se o cuidado de se manter sempre o tubo no mínimo 3m no interior do concreto já lançado.

O concreto lançado será preparado com brita 1 e 2 com slump 20=2 e consumo de cimento de 400 kg/m3.

4. Armação

A armação (gaiola) será preparada antecipadamente a concretagem colocando-se a cada 3m estribos soldados na armadura principal e com distanciadores para garantir o recobrimento mínimo exigido pelo projeto.

A armadura não permanecerá no interior da escavação em contato com a lama por muito tempo para que não forme a camada de gel que poderá prejudicar a aderência concreto-aço. Uma vez colocada a armadura, a concretagem será iniciada imediatamente. As emendas ou transpasse da armadura serão feitas com clipes galvanizados.

5. Preparo da Lama

A lama a ser usada na escavação será preparada usando-se água isenta de óleo, graxas ou outros tipos de substâncias que possam comprometer as características desejáveis para a lama.

Ela será preparada em um misturador de alta turbulência até a homogeneização da mistura e bombeadas para os tanques de maturação lá permanecendo por 24 horas para inchamento.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com