TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rating

Seminário: Rating. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Seminário  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Como alguns países têm a ampla necessidade de captar recursos do mercado externo, foi criado um dispositivo que constitui peça chave para determinar as condições de mercados de crédito, chamado de “rating”, ele é uma opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros. O rating é sempre aplicado a títulos de dívida de algum emissor. Se uma empresa quer captar recursos no mercado e oferece papeis que rendem juros a investidores, a agência prepara o rating desses títulos para que os potenciais compradores avaliem os riscos.

O rating se refere ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação estruturada. O rating vem a ser a opinião de uma agência especializada sobre a capacidade de uma empresa ou um país pagar as suas dívidas, assim ele emite uma nota que indica qual o risco de prejuízo que o investidor deve encontrar ao colocar dinheiro nestas empresas ou países, oque iremos falar ao decorrer deste trabalho.

O rating valida a capacidade de pagamento de obrigações financeiras, também chamadas de títulos de dívida, por exemplo, se uma empresa ou país quer captar recursos no mercado, o seu rating irá ajudar a avaliar os riscos do título, para isso é feita uma avaliação por empresas especializadas, as chamadas agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default", ou seja, a suspensão de pagamentos.

Para publicar uma nota de risco de crédito, os especialistas dessas agências avaliam além da situação financeira de um país, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.

A classificação é atribuída por agências que classificam as dívidas em níveis, atribuindo notas por bom ou mau desempenho. As três principais agências que classificam os títulos de dívida são as norte-americanas Moody’s, Standard & Poors e Fitch. Estas três agências controlam 95% do mercado, e as notas que atribuem não só influenciam investidores como podem destruir a reputação econômica de um país ou de uma empresa.

Elas usam diferentes escalas e sinais para classificar o risco, onde mais elevada a classificação, maior é a capacidade para respeitar os compromissos financeiros. Os países e empresas são classificados em uma escala que caminha da alta probabilidade da falta de pagamento até a capacidade de pagar as dívidas dentro do prazo. Quando uma agência considera a empresa ou um país como ”bons pagadores” elas recebem o grau de investimento, ou seja, um selo de qualidade que indica o baixo risco dessa empresa gerar um prejuízo a parte oposta. Este instrumento serve para diferenciar bons pagadores dos maus pagadores no mercado internacional.

As empresas também diferenciam os ratings de acordo com o prazo, sendo assim o rating de curto prazo o que refere-se a capacidade de pagamento de uma obrigação financeira até 12 meses, já obrigações com um prazo superior a este passam a receber classificação a longo prazo.

Para fazer a classificação da nota de risco, as agências se baseiam em informações enviadas pelo emissor, ou seja, aquele que irá receber a nota, os técnicos assim avaliam toda situação financeira da empresa ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com