TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Tese: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Recursos Humanos

• Profissionais Conceituais:

Engenheiros

o Engenheiro Civil

Profissional responsável pelos cálculos relativos às estruturas, e construções como pontes, rodovias e seus traçados, além de realizar a coordenação dessas atividades.

Ele faz toda a programação de uma obra, coordena toda a equipe de trabalho, propõe métodos de trabalho mais eficientes, realiza a recepção e controle de qualidade dos insumos usados na construção, supervisiona os métodos construtivos empregados, sendo assim o seu responsável legal perante os órgãos fiscalizadores. Vale citar obras como tuneis, viadutos, barragens, estradas (pavimentação), quase todas as obras de construção de infraestrutura.

o Engenharia de Alimentos

São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.

o Engenharia de Petróleo e Gás

É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.

o Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Além disso, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.

o Engenharia Florestal

É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais.

o Engenharia Industrial

É a área que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional é o típico engenheiro de chão de fábrica, que acompanha de perto a implantação e a manutenção da infra-estrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes.

o

Engenharia Mecatrônica

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro mecatrônico projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção.

o Engenharia Naval

É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios.

o Engenharia Agrícola

São as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários. O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola.

o Engenharia Química

É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

o Engenharia Ambiental

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas.

o Engenharia de Produção

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.

Arquiteto

profissional que realiza atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano, territorial e serviços afins.

É essencial para o arquiteto possuir habilidades e conhecimentos de desenho e noção espacial, além, é claro, conhecimentos matemáticos e capacidade de trabalhar em equipe.

Seu campo de trabalho é, majoritariamente, em construtoras e escritórios de arquitetura e engenharia.

Técnico em edificações

Profissional de nível médio com a função de executa r, fiscalizar, orientar e coordenar os serviços de construção, instalação e manutenção de uma obra. Seleciona documentos específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com