TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Cooperação em Ambientes Federativos

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade I

Considerando o texto destacado acima, discuta as seguintes questões:

1. A autora apresenta três conceituações acerca do termo “desenvolvimento”. Comente-as, destacando as relações entre estas.

No primeiro conceito a autora tem uma abordagem mais econômica referente ao desenvolvimento, já no segundo conceito ela abarca uma gama maior condições necessárias para sua conceituação, agora levando em consideração para sua caracterização os aspectos sócioambiental, tecnoeconômico e político-institucional, por fim, em sua terceira conceituação ela considera o que também acredito ser o mais importante fator a ser considerado que são os aspectos sociais, distribuição de renda e maior participação de toda a sociedade na construção política da nação. Assim se considerarmos cada conceituação em separado, logo veremos que individualmente todas são de certa forma falhas, mas se fossemos consideras os aspectos principais de que cada conceituação aborda e num somatório mais amplo fazermos uma interligação, com certeza poderíamos alcançar uma conceituação mais perto da realidade.

2. A autora cita o termo “desenvolvimento local”. Embora não apresente conceitos, a respeito. Sob o seu ponto de vista, o que poderia ser entendido por desenvolvimento local (onde acontece? De que maneira? Por quem?).

Como o próprio nome já diz, o desenvolvimento local seria aquele ocorrido no setor geográfico mais restrito, tendo uma influencia muito maior e significativa para a população situada no espaço geográfico mais próxima ao local da ocorrência, não chegando a influenciar nos resultados a nível de país.

3. Quais são os objetivos do desenvolvimento, segundo Celso Furtado?

Segundo Furtado a desenvolvimento visa dar autonomia ao país, para que o país possa crescer de forma sustentada, por um bom período de tempo.

Atividade II

1. Faça um resumo do trecho destacado, definindo os principais termos.

O trecho destacado, refere-se aos mecanismos de importância na associação, e entre os principais termos a ser destacado podemos citar a Participação que em suas subdivisões merece destaque a participação d sociedade civil, que é a ação planejada e implementada no direito dos indivíduos em interferir na condução da vida pública de forma direta ou por representação. Temos o Controle Social que é um instrumento democrático com a participação dos cidadãos que exercem o poder colocando a vontade social como fator fundamental para a criação de metas a serem alcançadas, bem como implementação de mecanismos de fiscalização e de prestação de contas. Por fim temos os conselhos e comissões, que são organizações deliberativas, que não funcionam na pratica, pela falta de participação da população e também pelo grande interesse dos governantes em não divulgar esses mecanismos de controle, colocando sempre pessoas que coadunam dos mesmos interesses no controle destes órgãos.

2. Faça uma análise. Como é que isso se dá em seu município, especificamente no local (setor, secretaria, órgão, empresa,...) de seu trabalho profissional? É importante? Os envolvidos consideram importante?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com