TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1

Disciplina: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos
Docente: Prof. Dr. Henrique Muzzio

Aluna: Thaise Nunea Vieira

Matrícula:  2017203844

Polo Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte - Ceará

Março de 2018

[pic 2]

Atividade 01.

No item Redes Públicas de Cooperação Federativa do Campo: Estado e Políticas Públicas, encontra-se na página 45 o quadro 4 (reproduzido a seguir). Use as variáveis apresentadas para analisar um exemplo de uma realidade de uma rede pública que você participe ou conheça em sua realidade local/regional. Indique as especificações de cada variável dessa realidade, utilizando para isso as especificações de cada item. Por fim, analise a pertinência dessa rede, seus pontos fortes e eventuais debilidades e o que você faria para melhorá- la.

[pic 3]

RESPOSTA:

Exemplo de Rede Pública de Cooperação: Consórcio Público de Saúde da Região de Limoeiro do Norte – CE

VARIÁVEIS

ESPECIFICAÇÕES

Atores envolvidos

Governos municipais (Alto Santo, Ereré, Iracema, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte);  governo estadual (Secretária Estadual da Saúde); diversos profissionais de sáude (Médicos, enfermeiros etc) e população residente no Polo Reginal de Limoeiro do Norte.

Cárater das relações

No tocante aos mecanismos e/ou maneiras de relacionamento entre os atores envolvidos, percebe-se que há elementos formais, uma vez que são formalizados por meio de Protocolos de Intenções entre os governos municipais, bem com o governo estadual.

Foco de atuações

Programas, projetos, atividade e ações na área de saúde/tratamentos e promoção da saúde.

Processo

Compartilhamento e associação de recursos. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará promove q cooperação técnica e jurídica, apoio na busca de incentivos financeiros e a criação de fórum permanente para discussão de interesse regiona. Já os municípios  devem, por exemplo, ceder recursos humanos, financeiros, materiais, equipamentos; Inserir no orçamento e plano municipal, a criação, o desenvolvimento, a implantação e manutenção dos Consórcios Públicos de Saúde; Darsuporte técnico e jurídico na implantação, acompanhamento e desenvolvimento dos Consórcios.

Principios e Valores

O Consórcio deve obedecer a todos os princípios da Administração Pública(Eficência/Impessoalidade/Moralidade/Publicidade /Legalidade) E ainda os princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde - SUS. Temos também: o princípio da direção única, Princípio da subsidiariedade -a primazia na execução das ações é do município.  

Interações

Horizontais: pois são constituÌdas por entes do mesmo setor de produÁ„o que partilha dos mesmos recursos.

Ambientes

Efêmero  - os municípios podem se retirar do consórcio quando quiser

Grupo definido: população residentes nos municípios de abrangencia da microrregião.

Engajamento

Adesão por competências/ Interesse

Racionalidade

Instrumental/Comunicativa

 Em relação à pertinência, pontos fortes e eventuais debilidades e melhorias destacamos os seguinges aspectos:

Os Consórcios Públicos de Saúde são formas de cooperação federativa, com transferência e compartilhamento total ou parcial de encargos, bens, serviços e pessoal. Os Consórcios Públicos de Saúde das Regiões do Estado do Ceará  foram criados como forma de otimizar e promover a eficiência da prestação do serviço público essencial de Saúde no Estado, através da descentralização da gestão dos Centros de Especialidades Odontológicas Regionais – CEO-R e Policlínicas, tipos I e II, construídas pelo Poder Executivo Estadual.

O Consórcio Público de Saúde da Região de Limoeiro do Norte – CE foi criado em 2010 através da união de 11 municípios, Alto Santo, Ereré, Iracema, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte e objetivaram uma melhor gestão da saúde de seus munícipes. Além dos municípios, integram o consórcio, o Estado do Ceará, com recursos financeiros para a Policlínica, CEO Regional e a União.

Segundo Uchôa (2017), Consórcios intermunicipais são parcerias muito importantes, uma vez que buscam  realizações de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas.

Como usuária do polo de sáude em questão, observo várias evidências no qual sugerem que o consorciamento em saúde propiciou o aumento de eficiência e de qualidade dos serviços ofertados nos municípios participantes.

No que tange aos pontos fortes podemos ainda citar: Melhoraria no acesso aos serviços de saúde de maior complexidade, ampliando sua oferta, com maior resolubilidade e qualidade. Redução dos custos operacionais, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos financeiros. Obtenção ganho de escala na compra de medicamentos, equipamentos e material de consumo. Compartilhamento de recursos, equipamentos, pessoal, prestação de serviços e outros, dentro da microrregião. Fortalecimento das instâncias locais e regionais e o processo de descentralização, formando vínculos de cooperação e de gestão compartilhada. Integração de diferentes realidades locais, preservando suas peculiaridades, na busca da solução de problemas comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (561.3 Kb)   docx (589.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com