TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes públicas de Cooperação em ambientes federativos

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Pública à distância - UFLA

Aluna: Ilsa Mara Veloso

Disciplina: Redes públicas de Cooperação em ambientes federativos

Cidade Pólo: Formiga – MG

Atividade 1.2

Após a leitura dos conteúdos desta semana, responda as seguintes questões:

 1. Por que as redes são importantes para melhoria e continuidade da prestação dos serviços públicos? (Para responder esta pergunta leve em consideração os aspectos estruturais das redes - benefícios econômicos da sua formação)

As redes podem ser entendidas como conjunto de entes, com objetivos semelhantes atuando de forma integrada, objetivando que os resultados sejam otimizados e com flexibilidade de arranjos. Podem também ser entendidas como uma evolução das estruturas organizacionais, isto é, a estrutura como ferramenta modificou-se para dar conta das complexidades do meio ambiente e para organizar um trabalho interno. A formação das redes vem da implementação do Estado em atender a demanda da população, considerando a participação de diversas organizações estatais e não estatais, realizando parcerias com o intuito de buscar uma economia de recursos e ofertar para a sociedade serviços de qualidade. O Estado pode formar parcerias com instituições autônomas para fins de alcançar os objetivos que não consegue conquistar sozinho, pode contribuir na prestação de serviços com a descentralização, além de contribuir para o bem em comum, já que as organizações unem-se em prol dos interesses da população, atendendo assim também os objetivos do governo que é atender a população em suas mais variadas necessidades.

2. Quais são as implicações da formalização na capacidade de gestão de redes públicas? (Para responder esta pergunta leve em consideração os aspectos gerenciais - flexibilização e centralização do poder decisório)

A formalização é importante no intuito de identificar qual o tipo de relação entre as empresas participantes da rede. A partir daí, é possível indicar quais os mecanismos que devem ser aplicados naquela específica rede. O grau de formalidade permite a identificação das tipologias das redes de cooperação. Pode-se observar que as redes, no contexto do serviço público, se caracterizam por serem acordos de base contratual, ou seja, redes formais.

Ainda se faz importante mencionar que, não há um tipo ideal de rede (formal ou informal), o melhor tipo de rede irá variar de acordo com a situação que a rede está inserida.

Em suma, pode-se dizer que o grau de formalização da rede está intimamente relacionado à capacidade de seu gerenciamento.

3. Qual a influência dos aspectos relacionais na governança de redes públicas? (Para responder esta pergunta leve em consideração os aspectos relacionais das redes)

Através da governança são definidas as medidas a serem adotadas pela rede de cooperação. A governança pode ser entendida como um processo em que se determina: o que é feito, como é feito e por quem. Vale ressaltar que o processo de governança resulta de um sistema de relacionamentos e interlocução de diversos atores, sob diferentes posições de responsabilidade, influência e autoridade, além de consolidar parcerias. Dessa forma, a governança se constitui como um mecanismo útil para a constituição, enraizamento e consolidação das redes, contribuindo para a legitimidade na tomada de decisões de forma participativa e compartilhada. Para determinar como ocorre o processo de governança em uma rede, é preciso analisar a organização interna e também os pontos da rede que podem ser observados numa interação ou forma de atuação particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com