TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação. O Processo de Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação. O Processo de Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

É importante ressaltar que negociação é algo que faz parte de nossas vidas em todos os momentos, seja na família, no trabalho, no lazer, sempre tem algum tipo de negociação a ser feita, nunca nos atentamos à esse detalhe, por isso, muitas vezes, perdemos na negociação, sem mesmo saber que estávamos participando de uma. Para fazer uma boa negociação precisamos estar preparados de todos os modos possíveis, não podemos simplesmente pensar no resultado que queremos, precisamos traçar o caminho para chegar nesse resultado. Precisamos sim nos preocupar com os resultados, pois este é o foco tradicional dos negociadores. Mas não esquecendo que nossos objetivos geralmente contrariam o do outro, e se queremos manter um bom relacionamento com quem estamos negociando, precisamos saber fazer isso. Precisamos fazer uma negociação humana, onde podemos ter nossas metas e respostas de um modo racional e emocional, não esquecendo que se não estivermos amadurecidos de um modo emocional podemos prejudicar a negociação. Esses objetivos racionais e emocionais nos levam ao processo de negociação que é achar, procurar o resultado. Dentro do planejamento da negociação temos que tomar os devidos cuidados para que não afete o relacionamento de quem está negociando, lembrando que isso requer principalmente ouvir a outra parte.

“Negociação é a utilização da informação e do poder que busca influenciar o comportamento em uma rede de tensão”.

OBJETIVO

O objetivo do comitê Melhor Para Todos, é mostrar aos empresários e futuros patrocinadores do projeto “Feito em Casa”, que ao auxiliar os jovens idealizadores do projeto e também artesões, eles estarão trazendo para suas empresas maior visibilidade, deduções fiscais e também demonstrando sua responsabilidade social e ambiental, seja ela com a própria região ou até mesmo influenciando mais pessoas e empresas a fazerem o mesmo. Ao finalizar a negociação com êxito, o Projeto “Feito em Casa” contará com melhor estrutura para expor seu artesanato e, poder motivar a todos a construir uma sociedade mais justa e ambientalmente correta, já que todos seus produtos contam com design que protege a natureza e são feitos com materiais reciclados, contribuindo também para gerar oportunidade de renda para pessoas de classes menos favorecidas. Descrevendo todo nosso objetivo, podemos dizer que nossa missão está embasada nas teorias dos livros e sites como, por exemplo: processo ganha-a-ganha, uma comunicação sem ruídos, pesquisa de informações sólidas e verdadeiras. Enfim, um bom planejamento.

Reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação. O Processo de Negociação.

Negociação é um processo de interação bilateral (entre as duas partes), onde há uma troca de interesses e ideias, buscando a satisfação de ambos os lados, sendo importante uma comunicação adequada ao nível do indivíduo que desejamos atingir, a fim de alcançar relações bem sucedidas e duradouras. Deve-se também prezar por uma boa comunicação livre de ruídos independente da forma que ocorra, seja ela e-mail, telefone, pessoalmente, etc. Assim, podendo esperar um bom feedback; adquirir a maior quantidade de informações sobre a(s) parte(s) envolvida(s) e caso a negociação não ocorra de forma esperada deve-se estar preparado para quaisquer contradições que possam surgir; ter uma alternativa, para que se possa ter um desfecho Nos sites pesquisados de Marcio Miranda e na PLT encontramos as seguintes semelhanças com o desafio proposto:

Conhecer sobre o produto ou serviço; Ter Dados, pesquisas sobre a(s) pessoa(s) com quem se pretende negociar e o mercado do qual iremos enfrentar; Ter como objetivo o processo ganha a ganha; E nos site BEMATECH. Responsabilidade Social e Ambiental e na PLT encontramos como semelhança a preocupação com o meio ambiente e a sociedade, afinal esses envolvimentos tem grande interferência em uma negociação, relações interpessoais, profissionais e até pessoais. Nossa equipe foi contratada para negociar com três grandes empresários da região com a finalidade de que patrocinem o “Projeto Feito em Casa” da ONG “Viva a Natureza” e assim poder expandir a ideia para outros municípios, aumentar seu mercado de atuação, poder dividir prateleiras com outros tipos de arte e artesanatos; começando com lojas nos principais Shoppings Centers da região. Para chegarmos ao nosso objetivo montamos um comitê denominado “Melhor para todos”, designamos a função de cada membro e através disso coletamos dados específicos de cada pessoa, a fim de obter maior êxito na negociação e começamos a elaboração de um esquema mais apurado e flexível com a personalidade e disponibilidade de cada um. A comunicação é um dos componentes mais importantes para a negociação; Fisher e Ury entendem a negociação como “um processo de comunicação bilateral, com objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (PLT 202, Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica, p.64) nossa proposta terá como intenção a satisfação de ambas as partes, o projeto “Feito em Casa” que será patrocinado e através desse investimento além de ter seu produto cada vez mais exposto e valorizado. E demonstrar também a cada um dos empresários que é valido investirem nesse projeto, através de dados, estatísticas adquirindo maior estabilidade no investimento.

A importância da comunicação na Negociação. As variáveis Básicas da Negociação.

ESQUEMA DE NEGOCIAÇÃO

Negociar com Fernando da Silva.

O melhor argumento de convencê-lo é informar sobre os incentivos fiscais e a maior visibilidade de suas empresas. Comunicação realizada inicialmente por e-mail, para agendamento de Poder pessoal do Fernando Silva é a simplicidade e bom humor. Poder circunstancial é a provável negociação tranquila e favorável, devido a aparente flexibilidade de Fernando Silva. Variável Tempo sugere uma negociação rápida e ágil, para induzir finalização ganha a ganha. Variável Informação, dados levantados sobre ele tem uma influência positiva, já que os investimentos serão no Shopping da região.

Negociar com Ana Maria.

O melhor argumento de convencê-la é oferecer a oportunidade de incluir em seu empreendimento um novo segmento. Comunicação realizada inicialmente por e-mail, para agendamento de Poder pessoal do Ana Maria é ser firme e detalhista na tomada de Poder circunstancial é a experiência profissional adquirida no trabalho realizado nas empresas do pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com