TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulação das atividades produtivas pelo estado

Abstract: Regulação das atividades produtivas pelo estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Abstract  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2

Baseando-se no que você leu no texto da Unidade 2, assinale (C), se a alternativa estiver correta, ou (E), se estiver errada:

01. A regulamentação de atividades produtivas pelo Estado é uma realidade que se deve a razões de diversas ordens. Há várias formas de se efetuar essa regulamentação, como a criação de órgãos de defesa da concorrência e agências reguladoras e o controle de preços. Alternativamente, o Estado pode optar por produzir diretamente bens e serviços. ( C )

02. O mecanismo de formação de preços, nas economias de mercado, muitas vezes deixa de incluir custos ou benefícios na fixação desses preços. Assim são geradas as chamadas externalidades, que podem ser positivas ou negativas. Há externalidades negativas, por exemplo, na comercialização de drogas ou na atividade das agroindústrias poluidoras; por sua vez, a replicação de conhecimentos que resultam dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é exemplo de externalidade positiva. ( C )

03. Embora não se tenha verificado, ao longo das seis últimas décadas, significativo aumento da carga tributária brasileira, percebe-se que, com o desenvolvimento do País, segundo a chamada Lei de Wagner, será inevitável que aumente a participação do setor público na economia. ( E )

04. É possível classificar bens e serviços pelos critérios da rivalidade e da possibilidade de exclusão no consumo. A rivalidade implica que o consumo de uma pessoa concorre com o de outra; a exclusão diz respeito à possibilidade de delimitar o consumo do bem ou serviço. ( C )

05. Ambas as características, rivalidade e exclusão, admitem apenas duas opções: ou o bem é rival ou é não rival, ou é excludente ou não-excludente. Nesse sentido, os bens públicos são aqueles não-rivais e não-excludentes, enquanto os bens privados puros são rivais e excludentes. ( E )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com