TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4 - Estado Governo E Mercado

Dissertações: Atividade 4 - Estado Governo E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

¬¬UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO À DISTÃNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE

ATIVIDADE 4 – ESTADO, GOVERNO E MERCADO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE

ESTADO, GOVERNO E MERCADO

ELISANDRO VOGEL

Três Passos, RS, Brasil

2014

ATIVIDADE 4 – ESTADO, GOVERNO E MERCADO

ELISANDRO VOGEL

Atividade 4 desenvolvida ao Curso de Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública em Saúde

Professor Orientador: Susane F. Consentino

Tutora: Sandra Venturini

Três Passos, RS, Brasil

2014

Descreva de forma sintética:

1. Identifique e explique três diferenças entre o Estado Liberal e o Estado Neoliberal e entre o Estado de Bem-Estar Social e o Estado Desenvolvimentista.

Em linhas gerais, o Estado Liberal prevê um mercado autorregulável institucionalmente, não necessitando, assim, de intervenção do Estado. Fica reservado ao Estado o dever de assegurar o direito da propriedade, proteção da vida, direito de ir e vir dos cidadãos, bem como da ordem pública. Sendo assim, o mesmo deverá zelar pelo cumprimento das leis, manutenção de registros de bens e direitos, segurança pública, direitos civis, direitos econômicos, nunca descartando suas responsabilidades políticas.

Em contrapartida, o Estado Neoliberal prevê o “desregulamento” do mercado, uma espécie de descontrole por parte do Estado, tendo em vista que o excesso da aplicação de regras e controles estavam intimidando o capital privado e seus investimentos. Essa linha de ação, veio de encontro ao favorecimento das privatizações e a abertura dos mercados nacionais, ficando estes à mercê da concorrência internacional.

Por sua vez, o Estado de Bem-Estar Social primou pelo controle estreito por parte do Estado, do funcionamento do cotidiano da sociedade. Buscou a intervenção por meio de implementação de políticas públicas, a fim de intervir nas leis de mercado, sugerindo assim que haveria promoção de igualdade social e um padrão de bem-estar social. Nesse âmbito, o essencial era viabilizar a vida em coletividade.

Por fim, o Estado Desenvolvimentista propunha assegurar a transição da política de oligarquia para um Estado Liberal, enfatizando o fortalecimento da capacidade de gerenciamento pelo Estado, proporcionando crescente intervenção do mesmo sobre o desenvolvimento econômico-social do país, favorecendo-se de instrumentos criados com objetivos e ações próprios, relacionado e coordenados.

2. Considerando os conteúdos tratados nas duas unidades desta disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com