TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Manual de Impactos Ambientais - Orientações Básicas sobre Aspectos de Atividades Produtivas

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Estudos da Paisagem III

Fichamento do Manual de Impactos Ambientais - Orientações Básicas sobre Aspectos de Atividades Produtivas[pic 1]

Indústrias da Construção Civil

Descrição da atividade sob o enfoque ambiental

A construção civil tem sofrido uma mudança impulsionada pelos programas de incentivos governamentais. Com isso, obrigou a implantação de um sistema de gestão da qualidade em construtoras, que tiveram uma grande evolução nas áreas de suprimentos e de gerenciamento e execução de obras, na qualnão está associada apenas ao estado do produto final, mas a todo seu modo de fabricação, visando minimizar impactos ambientais e sociais.

Potenciais impactos ambientais negativos

Os potenciais impactos ambientais negativos da construção civil podem ser divididos nas fases de planejamento da urbanização e de sua construção.

A construção de uma obra qualquer é dividida em etapas, tais como: planejamento, projeto, compra de materiais, operação e, também, manutenção, em todas estas fases a questão ambiental pode ser inserida, porém, em muitos casos, não é dada a devida importância para o meio ambiente.No que diz respeito ao planejamento da urbanização, deve-se considerar as diferentes interferências na utilização do solo, provocadas pela implantação de edificações e equipamentos, com implicações ambientais como:

  • Aumento da estrutura de transporte e de tráfego podendo gerar ruído e emissão de poluentes atmosféricos.
  • Impermeabilização do solo e aumento no fluxo de águas superficiais acarretando maior demanda no sistema de drenagem e interferindo no ciclo das aguas subterrâneas.
  • Aumento de demanda de água no sistema de abastecimento público.
  • Aumento na geração de resíduos sólidos e consequentemente na coleta, transporte, tratamento e disposição final.
  • Aumento na geração de esgoto e implicações no processo de coleta, tratamento e disposição final dos efluentes e lodo.

Os empreendimentos em geral provocam, impactos ambientais, tais como: a poluição do ar, do solo, água, além da degradação da paisagem e desmatamento, levando ao desequilíbrio ambiental, o que contribui para um quadro problemático, cujas questões ambientais variam desde a degradação da paisagem natural, dos cursos d’água, desrespeito à legislação ambiental e a má utilização dos recursos naturais.

 Recomendações de medidas atenuantes

O processo de urbanização requer medidas que definam parâmetros construtivos para uso e ocupação do solo, que possibilitem a minimização dos impactos ambientais negativos da urbanização sobre o meio ambiente. Porem é necessário estabelecer também mecanismos  que orientem ações pontuais para minimizar os impactos ambientais da construção civil em geral. Destacamos entre essas ações a localização, ocupação, aproveitamento e permeabilidade do solo, drenagem, reposição de áreas devastadas de vegetação,uso adequado e distribuição de água e tantas outras.

 Durante o período da obra, é importante a prática de medidas para atenuar  esses impactos.

Isso inclui prever local destinado a receber todo bota fora da obra. Implantar horários de funcionamento de maquinários e veículos que produzem ruídos intensos. Sinalização adequada para circulação de pedestre e veículos. Proteção quanto ao escoamento de água contaminada e resíduos que possam contaminar lençol freático ou provocar erosão no solo.

Também uma correta coleta e tratamento de esgoto quando esse existir em áreas carentes de sistema público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com