TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Caso

Por:   •  10/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  11.521 Palavras (47 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 47

ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS ATLÂNTICO - ATLÂNTICO BUSINESS SCHOOL

PROJETO X1

RELATÓRIOS

ÍNDICE

1.        AVALIAÇÃO        2

a)        Regime de Avaliação        2

b)        Critérios de Avaliação        3

c)        Regras        4

d)        Orientações        7

2.        RELATÓRIOS COMPLEMENTARES        9

a)        Relatórios Intercalares        9

3.        ESTRUTURA DOS RELATÓRIOS        10

a)        Índice do Relatório 1 (R1)        11

b)        Índice do Relatório 2 (R2)        11

4.        SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES        13

        Capa        13

        Índice        13

        Agradecimentos        13

        1 - Considerações Iniciais        13

        2 - Resumos        14

        3 - A Empresa X        18

        4 - Caso X: Formulação do Problema        20

        5 - Resolução do Problema        21

        6 - Caso X: Discussão do Problema        25

        7 – Considerações Finais        32

        8 - Bibliografia        32

        Anexos        33

Ao longo da disciplina, os alunos terão que entregar vários Relatórios:

  • Relatórios Principais (R1; R2);
  • Relatórios Intercalares (RI1; RI2; RI3).

  1. AVALIAÇÃO

O Regime Geral de Avaliação do “Projeto X1 Relatórios” deve ser consultado no documento “Regime de Avaliação”. Contudo, existem algumas especificidades deste projeto que especificaremos em seguida, e que complementam (mas não substituem) as regras gerais de avaliação.

  1. Regime de Avaliação

A unidade curricular está dividida em 2 fases: “Formulação do Problema” e “Resolução do Problema”. No final de cada uma das fases, os grupos terão de entregar um Relatório Principal (R1, R2). Antes da entrega de cada Relatório Principal, os grupos devem entregar Relatórios Intercalares (RI1, RI2, RI3), com componentes parcelares (capítulos) desses Relatórios. A avaliação dos Relatórios Intercalares será incluída na avaliação do Relatório subsequente (R1 e R2). Assim, o RI1 deverá ser entregue antes do R1, sendo a sua classificação incluída no mesmo R1. De igual forma, as classificações do RI2 e do RI3 estarão incluídas na classificação do R2.

A classificação final resultará de uma ponderação de todos os Relatórios (RI1; R1; RI2; RI3; R2), tendo em consideração ainda eventuais penalizações. A ponderação de cada Relatório é crescente (o R1 terá uma ponderação menor que a do R2). Os relatórios Intercalares terão todos a mesma ponderação. Estas ponderações só serão conhecidas pelos Alunos no final da disciplina.


  1. Critérios de Avaliação

Ao preparar os Relatórios, tenha em consideração a Grelha de Avaliação de cada Relatório[1], pois ela reflete os critérios que estarão na base da sua avaliação. Notem que a percentagem atribuída a cada critério é um indicador da importância relativa que têm de considerar para cada componente do trabalho. Apesar de não existir uma relação matemática, existe uma relação de proporcionalidade entre o tempo despendido com cada tema e o seu peso na avaliação.

A Grelha de Avaliação inclui as diferentes componentes do Relatório (capítulo, subcapítulo, alínea, etc.) e ainda os seguintes Critérios Gerais de Avaliação:

  • a sustentação teórica do trabalho efetuado; pretende-se abordar um problema concreto de uma Empresa e resolvê-lo; contudo, a análise a efetuar e as opções que são tomadas devem basear-se em sólidas bases concetuais e estar sustentadas em modelos e teorias adequados; esta dialética entre a realidade empírica (a Empresa) e as bases teóricas (a Ciência) constitui uma das riquezas deste trabalho; por isso, apesar de a avaliação desta componente estar presente em muitas partes do Relatório, é também autonomizada como critério geral de avaliação; para este critério é relevante o número de citações bibliográficos, as quais devem ser sempre referenciadas em notas de rodapé;
  • todas as regras básicas de “Apresentação e Estruturação” deste tipo de dossiers; chama-se especial atenção para alguns aspetos que normalmente são descuidados pelos Alunos: a pontuação, o espaçamento entre parágrafos bem como entre os títulos e o texto (antes e depois do título), o tamanho das letras, a utilização do “bold” e do sublinhado, a linha onde começa o texto em cada página (deve ser sempre a mesma), o tipo e o tamanho das letras; estes aspetos são especialmente importantes no Resumo Executivo e no Índice, uma vez que são os “capítulos” que normalmente são lidos com mais atenção;
  • o “Esforço Demonstrado” pelos Alunos na elaboração do trabalho; nesse sentido, é importante que os Alunos aprendam a transpor para o trabalho tudo aquilo que fizeram de forma que o Docente compreenda o esforço feito na sua elaboração; este critério mede também as dificuldades que o Grupo teve de atravessar derivadas de fatores externos ao Grupo (por exemplo, dificuldades na obtenção da informação, falta de apoio da Empresa X, abandono de um dos Alunos de o Grupo, etc.); tem-se também em consideração o esforço demonstrado face ao número de Alunos do Grupo;
  • o “Grau de Exigência ou Dificuldade do Trabalho[2] tem em consideração a dimensão e ambição do Projeto; o Método ABP pode ser aplicado a Projetos com diferentes tipos de objetivos, envolvendo maior ou menor dificuldades; contudo, a avaliação de cada um dos pontos (capítulos) do Relatório centra-se apenas no “output” obtido, não tendo em consideração o grau de dificuldade do Projeto; com este critério pretende-se incluir na avaliação fatores que podem aumentar a exigência do trabalho, como sejam a dimensão do Projeto e dos dados a analisar, problemas que possam ter surgido no decorrer do trabalho, como sejam dificuldades no relacionamento com a Empresa, o abandono de elementos do Grupo, etc.;
  • a “Eficácia do Trabalho[3] procura medir de uma forma direta o impacto que o trabalho efetuado teve na Empresa e as vantagens que a Empresa retirou dele; pretende-se verificar se as medidas propostas pelos Alunos foram aceites e implementadas pela Empresa e quais os resultados alcançados ou em vias de serem alcançados; trata-se do aspeto mais importante para a Empresa e, em última análise, aquele que de facto tem interesse para ela.

Não existe limitação à dimensão do Relatório nem à organização interna de cada um dos pontos apresentados. A imaginação na forma como cada um dos pontos é abordado e apresentado faz parte integrante da avaliação.

  1. Regras

Analisem com atenção as Regras apresentadas no ponto 5 (“Regras Obrigatórias”) do Documento “Regime de Avaliação”, uma vez que no presente documento apenas são apresentadas as regras específicas dos Relatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.8 Kb)   pdf (313.8 Kb)   docx (234.5 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com