TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Paul Singer

Por:   •  11/9/2019  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA – 2019.2

PROF.: Rafael Silva

ALUNA(O): Cesar Pontes Gomes Rodrigues  Matrícula: 20190073185

SINGER, Paul. Oque é economia. In: SINGER, Paul. 6ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo, SP: Contexto, 2005. p.7-25.

 O economista e professor austríaco Paul Israel Singer, possui graduação em Economia e Administração pela Universidade de São Paulo(1959) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(1964). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Demografia.

O primeiro subtítulo, Os vários significados do termo economia, o autor apresenta três formas em que a economia tem significados diferentes, o primeiro sendo recurso ou valores, o segundo como atividades que compõem a economia de uma cidade ou país é por último a economia como ciência, que nada mais é que a forma de sistematizar o estudo sobre economia. O Autor também fala do objetivo do texto, sendo a discussão das noções da disciplina científica tendo como base a referência a atividade.

No segundo subtítulo, a economia como atividade, Paul mostra como a ciência se divide em marginalista e marxista, a argumentação se baseia em definir os modelos das escolas. A marxista sendo a divisão social do trabalho como todas os bens ou serviços, e as divisões também se estendem as profissões que são as formas de especialização, o autor argumenta como que as profissões são hierarquizadas, e sendo assim perduram privilégios dos dominantes sobre dominados. Já os marginalistas buscam suas ambições de forma autônoma, mas também devem se relacionar na divisão do trabalho, e o indivíduo sempre busca maximizar suas oportunidades nos empregos, Singer também fala da objeção contra a essa escola, que seria a escravidão, onde o escravizado não teria direito a suas escolhas, sem liberdade, mas o escravo pode escolher entre o castigo corporal ou a fuga.

No terceiro subtítulo, a economia como ciência, Paul continua a evidenciar as escolas, a marxista vê a economia política como ciência social e a escola marginalista como ciência econômica tem como modelo as ciências da natureza. Em tempo, Singer fala de uma economia pura, que é o modo perfeito, a concorrência perfeita.

No último subtítulo analisado, A regulação pelo mercado do modo de produção capitalista, o autor fala sobre o mercado das atividades produtivas no capitalismo, também comenta sobre como é atribuído sentido ao dinheiro, sendo muito difícil um “escambo”, e sim essa promessa de valor que se espera que valorize conforme há produção e venda de mercadorias. Em tempo, Paul comenta a oscilação de conjuntura no mercado capitalista, com as fases de prosperidade, estagnação e crise, pois o resultado da distribuição de renda sempre é imprevisível.

Escrito em um estilo objetivo e coerente, com uma linguagem clara e simples. O texto fornece uma grande contribuição para o campo da história e da economia, pois traz uma rica narrativa da forma em que as escolas de atividades econômicas agem, a forma de pensar, além de discutir sobre a regulamentação do capitalismo.

Por fim, a através da leitura do capítulo, é possível entender a relação entre a economia e a ciência, na forma de estudo sistemático de sua organização. Trata-se de uma leitura interessante para os que desejam dar introdução aos estudos de economia, e a corrente marxista, marginalista e neoliberal, e como se desenvolvem estudos na área da história, sociologia, economia e para o público em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com