TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Paul singer

Por:   •  26/5/2019  •  Resenha  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista        Disciplina: Projeto Urbano Regional

Nome do aluno: Débora Moura da Silva         RA: D05BDA-4

Nome do autor:

Paul Singer

Nome do texto:

A cidade na estrutura econômica

Objetivos:

        O objetivo apresentado na primeira parte do texto é de, entre outros fatores, fazer com que o leitor entenda  a definição do que se constitui como “cidade” e sua função econômica, além de mostrar aspectos econômicos dos tipos de cidade (cidade grande, cidade média e cidade pequena), como a indústria pode modificar e desenvolve-la e como esse desenvolvimento ocorre. Na segunda parte do texto, foi explicado como o planejamento e o sistema de transporte podem colaborar com a produção econômica de uma cidade, qual a organização dessa economia, os processos de exportação e excedentes de produção e a relação da mão de obra na metrópole.

Conceitos trabalhados:

        Alguns conceitos trabalhados no texto foram, por exemplo a relação econômica que estrutura as cidades dentro de uma rede urbana e suas funções especializadas; o que é hinterland (cidades do interior que são centros de comercialização dos produtos produzidos pela área circunvizinha) e a maneira que o desenvolvimento de uma metrópole atrai pessoas das cidades menores em busca de oportunidade de emprego.

Ideias trabalhadas:

        Algumas ideias trabalhadas no texto fora, entre outras, os tipos de desempenho diferentes dos 3 tipos de cidade (pequena, média e grande) e o papel delas no desenvolvimento urbanos, uma vez que não são autossuficientes elas criam uma cadeia de distribuição que se auxiliam nos processos urbanos e comerciais. As rendas acumuladas de cidades pequenas e grandes pode ser aplicada nas industrias das cidades grandes, estás, que exportam o produto e o excedente fica para revenda interna na região e isso confere o caráter industrial a cidade.

Resumo:

        Cidade, segundo o texto, define-se por uma aglomeração urbana com população relativamente grande em um espaço reduzido. A função econômica dessa cidade está atrelada nessa questão porque determinadas atividades necessitam de um numero elevado de pessoas que precisam viver próximas umas das outras.

        A indústria é um desses motivos, pois a técnica construtiva requer uso de equipamentos muito grandes, e para que se tenha lucro é necessário rapidez e varias fabricas produzindo, e fabricas que fornecem suprimentos se instalam próximas por questões de logística. Isso é a função econômica da cidade.
Também é levantado no texto que cada cidade teria uma função.

        A cidade pequena teria a função principal de ser o centro de comercialização de produtos agrícolas, pequenos comércios, serviços gerais, educacionais e etc.
Cidade médias são cidades que prestam os mesmos serviços das cidades pequenas, porém em uma área maior e trabalham com serviços mais especializados como cidades portuárias ou de turismo, também são chamadas de “cabeça de zona”.

        Cidades grandes, em geral, possuem as funções anteriores e possuem indústrias, por conta principalmente da mão de obra em grande escala e da facilidade de distribuição. Cidades pequenas e medias também podem abrigar industrias, mas isso acaba sendo algo mais excepcional. Geralmente grandes cidades têm indústrias significativas, entretanto não acontece em todas, pois nem toda cidade grande tem o desenvolvimento econômico necessário para abrigar uma indústria, isso tem a ver com a história, localização e contexto da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com