TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Trabalho Interno

Por:   •  6/3/2016  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Na década de 90, a Islândia era considerada uma sociedade moderna, possuía energia limpa, um bom sistema educacional, por ser uma economia de subsistência. Em 2000, permitiu que empresas como a Alcoa utilizasse dos recursos naturais geotérmicas e hidrelétricas. Com isso, devastou uma das áreas mais belas do país. Na mesma época o país privatizou os 3 principais bancos: Íslandsbanki, Kaupping e Glitnir. Permitiu às pessoas o direito de fazerem empréstimos, comprando as ações dos bancos americanos e/ou até mesmo companhias de outros países sem nenhuma ideia do que estava sendo feito. Os jornais locais divulgavam essas aquisições sem transparecer que foi adquirido a partir do dinheiro da população local. Quando os bancos decretaram falência, gerou uma série de consequências, entre elas o desemprego que triplicou em 6 meses. Todo o dinheiro investido na Poupança foi perdido, afetando assim todas as pessoas. Resultou em um problema universal. Brothers Lehnam, um dos principais bancos centrais dos Estados Unidos, declarou falência em setembro de 2008, sendo o estopim para a crise financeira.

Parte         I: Como chegamos até aqui.

Após a crise de 1929, os EUA conseguiu obter um crescimento econômico gradativo. Houve uma regulamentação sob controle. Em 1980, os bancos de investimentos expandiram as quantidades das ações, como resultado as pessoas ficaram ricas. Donald Regan, Diretor do banco de investimentos Merrill Lynch, foi escolhido pelo Presidente Ronald Reagon para ser Secretário do Tesouro Nacional. A partir de então começou uma série de desregulamentação financeira, permitindo fazer investimentos de risco.
Ao final da década as empresas de poupança e empréstimos faliram. Custando mais de cem bilhões aos seus depositantes. Empresas ao redor do mundo aproveitaram-se dessa remoção das regras para lavar dinheiro e até fraudar clientes. Com os avanços tecnológicos levaram a uma explosão de produtos, Derivativos foi uma entre outras inovações com o objetivo de ajudar as instituições financeiras, além de ser uma ferramenta essencial para o mercado financeiro. Foi desenvolvido para proteger os agentes contra oscilações futuras nos preços dos produtos, porém a desregulamentação monetário-financeira dificultou o trabalho desses agentes, pois havia muita previsibilidade; esse sistema nas mãos dos banqueiros era uma “arma de destruição em massa”. Em 1998,Brooksley Born tentou regulamentar, foi nomeada pelo presidente Cliton para dirigir a CFTC(Commodity Futures Trading Commission), supervisionando o mercado dos derivativos, mas foi ameaçada pelo secretário do Tesouro, Larry Summers, ordenando que parasse, seu projeto foi rejeitado pelo Congresso e pela administração Clinton. No entanto, em 2000, o senador Phil Gramm conseguiu aprovar o projeto feito por Born. Quando George W. Bush tornou-se presidente, surgiu cadeia de titularizações, onde não havia preocupação com a qualidade das hipotecas, mas em maximizar os resultados.         No início do século XXI, identificou-se que os empréstimos arriscados aumentaram. Esse sistema era o favorito dos bancos, pois tinha taxa de juros elevados. Sendo oferecido às pessoas, mesmo não tendo condições de pagar depois.

Parte II: A Bolha.

A cadeia Alimentar de securitização começou a distribuir trilhões de dólares em hipotecas. Qualquer um poderia conseguir uma hipoteca.  O mercado imobiliário disparou. Resultou na maior bolha financeira da história. Ter uma casa própria era considerado um sonho americano. 5  bancos dominavam o setor de investimento: Goldman Sachs, Morgan Stanley, Lehman Brothers, Merrill Lynch e Bear Sterarns. A bolha foi aumentando a partir do momento em que as pessoas ou deixavam de pagar a hipoteca ou estavam com os pagamentos atrasados. Isso fez com que as empresas investissem pesado pedindo empréstimos para comprar mais hipotecas, conhecido como Alavancagem. Quanto mais havia essa transação, maior era o risco de endividamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com