TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme "Trabalho Interno

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo - Filme "Trabalho Interno"

Pontos interessantes:

*a desregulamentação, o Sistema Financeiro, o mercado agindo sozinho sem qualquer intervenção governamental ou fiscalização, interesse privado administrando globalmente a economia mundial

*a desregulamentação para eles é um princípio inabalável (princípio do capitalismo), o mercado tem que ser livre, os meios para se alcançar o lucro pouco importam.

*A impressão que o filme passa é que a especulação financeira só é possível em virtude da não intervenção estatal,

Qual o limite que o Estado poderia ter na intervenção da economia em relação a especulação financeira de forma a permitir o desenvolvimento produtivo, haja vista que tal especulação deveria ser controlada e não se tornasse protagonista da economia, que permite que o setor produtivo fique vinculado a essa especulação, causando instabilidade financeira que afeta todos nós. Dessa forma, é provável que depois de assistir esse filme, adotemos uma política com tendência extremamente conservadora, como confiar na ideia de que o mercado se autorregula, que os atores econômicos teriam o bom senso de estabelecer um limite

*esse filme desnuda a falência de algumas Instituições como a Universidade de Columbia, Harvard, M.I.T (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

*a trama envolve a corrupção das Agências de risco com um poder de influência muito grande

*Havia o poder regulatório no papel, mas não era efetivado em virtude da interceptação e da grande influência dos lobistas diante das autoridades governamentais

As especulações intermediadas  pelas empresas de Trade por meio da venda de derivativos com bônus milionários de incentivos perversos de curto prazo

O próprio CEO do City Bank foi pego dizendo que “enquanto a música tocando, todos devem continuar dançando”.

Os lobistas de Wall Street dominaram o poder político de Washington

*O papel da imprensa não é imparcial (verificar no filme)

*Os bancos emprestaram dinheiro demais e ocorreu calote, então não tinha reserva.  Aqui no Brasil nós temos o "compulsório" para evitar que os bancos saiam emprestando dinheiro feito loucos

*Wall Street não é liberal. Wall Street é controlador. Eles querem menos controle do Estado, de fato, mas eles querem diminuir o controle do Estado para tomar esse controle da economia para si mesmos.

*a crise de 2008 foi causada pelo governo através de regulações que obrigavam os bancos a emprestarem mais do que podiam?????

PI 13B I

PERDAS BANCÁRIAS 100 bilhoes de dólares

Mas no ano 2000 o governo iniciou uma ampla política de desregulamentação que teria consequências desastrosas: primeiro para o meio ambiente, e depois para a economia.

Fizeram isso, permitindo que corporações multinacionais como a Alcoa construísse fábricas de fundição de alumínio gigantescas, explorasse fontes de energia geotérmica e hidroelétrica da Islândia.

Ao mesmo tempo, o governo privatizou os 3 maiores bancos da Islândia, o resultado foi um experimento da desregulamentação financeira, em um período de 5 anos, esses 3 minúsculos bancos (Glitnir, Landsbankinn e o Kaupping) pegaram emprestado 120 bilhoes de dólares (valor 10x maior que a economia da Islândia), havia uma bolha enorme o preço das ações chegaram a um fator de 9, o preço dos imóveis mais que dobraram.

Os bancos criaram fundos de renda fixa e avisaram aos correntistas para retirarem o dinheiro da conta e colocar em fundos de renda fixa.

Firmas de contabilidade americanas como a KPMG auditavam os bancos islandeses e firmas de investimentos, e não encontravam nada de errado. E as Agências de índice de crédito americanas diziam que a Islândia era maravilhosa.

Em fevereiro de 2007, a Agência de índice de crédito resolveu atualizar os bancos com a taxa mais alta possível a triplo A.

Era como se o governo viajasse com os banqueiros, como em um programa de relações públicas

Quando os bancos da Islândia quebraram no final de 2008, o desemprego triplicou em 6 meses. Ninguém saiu ileso na Islândia. Muitas pessoas perderam suas economias.

Os fiscais do governo que deveriam ter protegido os cidadãos da Islândia, não fizeram nada. Vc tem duas autoridades supervisoras indo ao banco para falar sobre alguma questão, quando eles estão chegando ao banco, veem 19 carros esportivos do lado de fora do banco, vc entra no banco e tem 19 advogados sentados na sua frente muito bem preparados, prontos para matar qualquer argumento que vc fizer. Então se vc fizer tudo muito bem, eles irão lhe oferecer um emprego. 1/3 dos fiscais financeiros foram trabalhar para os bancos, mas esse é um problema universal, isso também ocorre em Nova York

Não há uma investigação mais sistemática, porque vc acharia os culpados

Os reguladores tinham o poder para fazer o seu trabalho, mas não quiseram fazer

15/09/2008

Lehman Brothers, um dos maiores e mais venerados bancos de investimentos foi forçado a se declarar falido e o Merrill Lynch teve que ser vendido. Os mercados financeiros caíram muito, seguindo os acontecimentos dramáticos de dois gigantes de Walt Street e o colapso da maior empresa de seguros do mundo, AIG, desencadearam a crise financeira global. O resultado foi uma recessão que custou ao mundo dezenas de trilhões de dólares, deixando 30 milhões de pessoas desempregadas e dobrou a dívida nacional dos EUA.

A destruição da equidade de riquezas, de moradia, a destruição da renda, dos empregos, 50 milhões de pessoas no mundo poderiam acabar abaixo da linha de pobreza de novo, o preço da crise é muito caro.

“Essa crise não foi um acidente, foi causada por uma indústria sem controle. Desde a década de 1980, o crescimento do setor financeiro dos EUA tem conduzido uma série de crises financeiras cada vez mais severas”. Cada crise causou mais danos, enquanto a indústria ganhou mais e mais dinheiro.

PARTE I – COMO CHEGAMOS AQUI

Depois da Grande Depressão, os EUA tiveram 40 anos de crescimento econômico, sem uma única crise financeira. A indústria financeira estava firmemente regulada. A maioria dos bancos comuns realizavam negócios locais, e eram proibidos de especularem com as economias dos depositantes. Os bancos de Investimentos que lidavam com bolsa de valores e comércio de títulos eram parcerias privadas e pequenas

Em 1982, a administração americana sob o governo de Ronald Reagan desregulamentou empresas de poupança e crédito, permitindo que elas fizessem investimentos de risco com o dinheiro de seus depositantes. Entretanto, por volta do final da década centenas dessas empresas haviam falido, essa crise custou aos contribuintes U$ 124 bilhões de dólares, que custou a muitas pessoas suas economias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com