TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Capitulo 1 - Economia Macro e Micro

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do capitulo 1

Segundo Vasconcelos, o autor do livro Economia Micro e Macro, economia seria algo como “administração da coisa pública”. Pode ser definida também como a ciência social que estuda como o individuo decide utilizar os recursos escassos. Com relação à questão da escassez e problemas econômicos fundamentais, ele menciona três alternativas quando não se tem abundância de recursos: O que e quanto produzir, Como produzir e Para quem produzir. Tudo isso para satisfazer a necessidade humana ilimitada ao lidar com recursos escassos. Para atingir esses objetivos o livro aponta dois tipos de organização econômica, a de mercado (descentralizada) e a planificada (centralizada). O autor explica no capítulo 1 que na economia de mercado existem dois sistemas, onde o de concorrência pura (sem interferência do governo) predomina o laissez-faire, onde os produtores e consumidores resolvem seus problemas sem interferência do governo. Nesse sistema predomina realmente a lei da oferta e da procura, com excesso de oferta temos a consequente diminuição de preços e com o excesso de demanda, aumento de preços. Sobre as imperfeições da concorrência pura destacam-se o poder dos monopólios, a má distribuição de renda causada pelo mercado e a intervenção do governo com impostos, subsídios, tarifas, fixação de preços mínimos e política cambial. Já no sistema de concorrência mista, há a interferência direta do governo, a fim de promover melhorias do padrão de vida da coletividade. Investimentos em infraestrutura básica, fixação de salário mínimo, fornecimento de bens e serviços públicos são ações governamentais necessárias ao mercado misto. No que se refere a organização econômica planifica (centralizada) os problemas são resolvidos por agência ou órgão central de planejamento e pelo mercado. Os recursos provêm do estado e algumas características dessa organização são: O governo subsidia os bens essenciais e taxa os bens supérfluos, sobre os lucros o governo retém uma parte, outra parte é investido na empresa e uma terceira parte é destinada a administradores e trabalhadores como prêmio por eficiência.

O livro mostra também dois conceitos para a questão da escassez, a Curva de Possibilidades de Produção (CPP), também chamada de Curva de Transformação, é a fronteira máxima que a economia pode produzir, tendo em vista os recursos produtivos limitados e a tecnologia disponível. E ainda a o conceito de custo de oportunidade, que é o valor econômico a melhorar alternativa sacrificada ao se optar pela produção de um bem ou serviço.

A economia, segundo Vasconcelos, tem relação do várias outras ciências. Antes da revolução industrial do século XVIII a atividade econômica era vista como parte da filosofia, moral e ética. Muitos avanços da teoria econômica advieram da história, guerras, revoluções, por exemplo, alteraram a evolução da economia. E há uma necessidade de utilização de matemática e estatística, como ferramenta para estabelecer relação entre as variáveis econômicas. Por fim, ainda no primeiro capítulo do livro, o autor mostra as duas formas de se dividir a economia: Micro e Macro. A microeconomia estuda a parte básica da economia enquanto a macroeconomia estuda os grandes agregados da economia, como PIB, exportações, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com