TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CAPITULO 1 ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÕES

Monografias: RESENHA CAPITULO 1 ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  2.760 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do capítulo 1 do livro texto Organização, processos e tomada de decisão / Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.

No início do capitulo 1 trata do conceito de organizações as quais podem ser uma empresa privada com fins lucrativos, uma organização não-governamental, um órgão do governo, ou qualquer outro conjunto de recursos, desde que todos da organização tenham um objetivo em comum e que essas organizações produzam bens e serviços em prol da sociedade.

No segundo momento é apresentado um organograma clássico o qual representa a estrutura hierárquica de uma organização e depois são definidas as tipologias de organogramas, uma do tipo de base mecanicista e outra do tipo orgânica, a primeira com característica burocrática com divisões de trabalhos bem definidas e a segunda caracterizada por ser mais flexível e descentralizada e de ter ambientes dinâmicos e que as organizações podem escolher uma das tipologias pra ser a dominante.

O texto fala que as organizações também têm como objetivo agrupar e estruturar todos os recursos da empresa, pessoas e equipamentos (ambientes internos e externos), permitindo o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível. Assim, o objetivo de uma organização é manter relações com pessoas e/ou outras organizações inclusos em um micro e macroambientes para que trabalhem melhor em favor dos objetivos.

Quando se fala em layout de uma organização aponta para uma melhor organização do seu ambiente interno e aproveitamento total do espaço útil, considerando os recursos humanos, o mobiliário, os equipamentos e materiais necessários e ainda se preocupando com a ergonomia e as cores aplicadas nos ambientes voltados para o bem estar físico e psicológico dos agentes e, consequentemente, na produtividade deles.

O capítulo também fala de Gestão de Processos como a alma dos ciclos produtivos das organizações constituídos de métodos e processos nos quais resultam em produtos e serviços com valor de uso e estima.

Organizações variam não somente em tamanho, em forma, objetivos, mas também em uma multiplicidade de outras maneiras e características evidenciadas por variáveis humanas como, padrões de liderança, comunicação, procedimentos para tomadas de decisões. Uma organização busca suporte na comunicação ou na rede de comunicação para atender às necessidades dos meios comunicativos, representados em seis componentes básicos assim descritos, que são a fonte, mensagem, codificador, canal, decodificador, receptor. A comunicação hoje é tudo, saber se comunicar é fundamental e para o sucesso de uma organização isso é imprescindível.

Chiavenato (2010, p.417) diz: “A informação não é tangível nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo porque proporciona poder.” Diante do exposto vê-se que o mundo gira em torno da comunicação e da informação e para que uma organização tenha sucesso é necessário habilidades de comunicação e que a mesma seja clara, direta e transparente assim como as relações e habilidades interpessoais. Para que a comunicação seja clara é necessário que se tenham boas relações, que são as habilidades sociais. É fundamental ter um bom relacionamento entre os pares, pois isso contribui não somente para uma boa convivência no dia a dia, mas também para um bom clima e influencia diretamente de forma positiva no resultado da organização.

O capítulo ainda aborda que os processos são os instrumentos da implementação das estratégias da empresa, isto é, das ações que a empresa precisa tomar para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças identificadas no ambiente de negócios. Tais definições podem ser perfeitamente aplicadas em empresas de qualquer segmento (serviço, indústria e comércio) e porte (micro, pequeno, médio e grande), haja visto o sentido de abrangência à qual transmitem. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com