TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capitulo Sociologia

Trabalho Universitário: Resenha Capitulo Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 13

Capítulo 1

Introdução ao estudo das Ciências Sociais

O uso do termo Ciência impõe a utilização de uma sucessão padronizada de passos na qual formulamos e respondemos perguntas.

As Ciências Sociais tem como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através

Da utilização rigorosa do método científico.

A sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX, e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social, e por motivo é conhecida como a “mãe” de todas

as Ciências sociais.

A perspectiva da sociologia

Sociologia, em sua definição mais básica pode ser entendida como o estudo científico

Do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico, científico e teórico do que o trabalho social – que é mais prático.

Para compreendermos melhor como a sociologia tem uma importante função, tomemos como exemplo a pobreza. Se perguntarmos ás pessoas qual a causa da pobreza, ou o que pode ser feito para diminuí-la ou até mesmo erradica-la, teremos

Opiniões as mais variadas e até mesmo contraditórias. E de um modo geral muitos irão culpar os indivíduos pela sua condição econômica. Na realidade, ao olharmos as pessoas pobres não encontraremos uma explicação para o fenômeno.

No nosso exemplo acima, o fenômeno da pobreza será explicado de um ponto de vista sociológico como produto de uma série de relações sócias existentes na sociedade, as quais mantêm um padrão de dominação de uma classe (ou grupo) sobre

outras (ou outros) preservando um tipo de exploração que mantém grandes parcelas da sociedade na pobreza. Ou seja, do ponto de vista da sociologia, o indivíduo não é responsável pela sua condição social, ele é pobre fruto das relações existentes entre diferentes grupos na sociedade.

O que é Sociologia

Podemos dizer que Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influência das relações sócias nas atitudes

das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças. Umas das características mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.

A sociologia e seu objeto de estudo

Por tratar das interações e das relações humanas, a sociologia traz um fato novo para o campo científico que é papel do observador, nesse caso o cientista social.

A pesquisa social

Para ter credibilidade como ciência a sociologia não pode se ater a comentários pessoais baseado no senso comum. É necessário estar sempre presente o método científico.

De modo geral, os passos a serem seguidos em uma pesquisa social são:

Definir claramente o problema a ser investigado- efetuar um levantamento bibliográfico;

Formular uma hipótese que possa ser testada;

Escolher o tipo de pesquisa que possa ser testada;

Efetuar levantamento de dados;

Analisar e discutir os resultados;

Obter uma conclusão.

O desenvolvimento histórico da sociologia

O surgimento da Sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista.

A sociologia surgiu em grande medida em decorrência dos abalos na sociedade provocados pela revolução industrial.

Principais nomes da sociologia

Auguste Comte: (1798-1857);

Filósofo e matemático francês. Foi o fundador do positivismo.

Hebert Spencer: (1820- 1903);

A sociologia surgiu como uma disciplina autônoma através das obras do inglês Hebert Spence, que empreendeu a criação de uma ciência global da sociedade.

Ferdinand Tönnies: (1855-1936);

Sociólogo alemão. demitido da universidade de Kiel na Alemanha por denunciar publicamente o nazismo e o antissemitismo em 1933.

Émile Durkheim: (1858- 1917);

Sociólogo Francês, fundadore chefe da chamada escola objetiva francesa, que reunia grandes nomes da sociologia na França.

É considerado por muitos como o verdadeiro fundador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais.

Max Weber: (1864- 1920)

Sociólogo alemão, um dos mais importantes pensadores do século.

Karl Marx: (1818- 1883)

Nascido no dia 5 de maio de 1818, na Alemanha.

A obra de Marx, embora não diretamente relacionada com os estudos acadêmicos da Ciências Sociais, teve enorme importância para a sociologia.

Gilberto Freyre: (1900-1987)

Um dos mais importantes sociólogos brasileiros, publicou em 1933 o livro "Casa-Grande e Senzala" considerado o marco da moderna sociologia brasileira.

Capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com