TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta de Lista de Projetos Tecnico-Economicos

Por:   •  8/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS / Departamento de Economia

Disciplina: Projetos Técnicos-Econômicos I

Código: 1201165

Carga Horária: 60

Créditos:

04

Período:

Semestre:

2017.1

Professora: Ana Cláudia de Queiroz Lira

Alunos:

DAVI EUGENIO SERAFIM CRISPIM

11313151

LUIZ HENRIQUE CORREIA NEVES

11402957

MARÍLIA FIGUEIREDO PAULINO MONTEIRO

11316785

MIGUEL RAMON FREIRE VALERIANO

11402833

PEDRO VANDERSON FERNANDES DE SOUZA

11402965

1º Exercício / Projetos / Estudo de Mercado

(Valendo participação para a 1ª avaliação)

1) Com base no Texto 1, explique e exemplifique o contexto hierárquico de projeto a partir da seguinte sequência: Planejamento – Plano – Programa – Projeto

Tendo em vista que um Projeto Técnico-Econômico é um documento indicativo de um Plano de Investimento, é necessário seguir uma sequência dentro do contexto do Projeto em questão, para que o investimento seja aplicado da forma mais eficiente possível, dentro do ponto de vista econômico, dados a escassez dos recursos. Sendo assim, de acordo com Texto 1, a Embrapa, desde sua criação (1973), vem superando barreiras na produção de alimentos, fibras e energia, maximizando o uso dos recursos públicos e possibilitando maior coordenação dos esforços e das suas competências, de forma que conseguiu transformar o País.

Dentro do enfoque Macroeconômico, a Embrapa tem como Planejamento fortalecer a capacidade de responder às demandas da agropecuária brasileira, antecipando e enfrentando os desafios do futuro. Sendo assim, foi traçado o IV Plano Diretor da Embrapa (PDE), com metas a serem atingidas no período de 2014 a 2034.

Para que tais metas sejam alcançadas, faz-se necessário o estabelecimento de um Programa, que subsidie a consecução do Plano. Sendo assim, o IV PDE considera como eixos do Programa as inflexões da demografia (população, urbanização, migrações, oferta de mão de obra, emprego e renda), da evolução tecnológica em todos os setores (novos campos científicos como genômica, nanotecnologia, automação, robótica etc.), das alterações políticas e sociais, do uso de recursos naturais, das alterações climáticas e dos crescentes desafios de segurança biológica e defesa agropecuária.

Finalmente, ainda do ponto de vista macroeconômico, para o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, eram necessários Projetos, incidindo prioritariamente a gestão de P&D, de Transferência de Tecnologias, de Negócios e de Desenvolvimento Institucional. Portanto, a Embrapa, através de seu sistema de inteligência estratégica (Agropensa) estabeleceu criar impactos em cinco grandes eixos:

1. Avanços na busca da sustentabilidade agropecuária;

2. Inserção estratégica do Brasil na bioeconomia;

3. suporte à melhoria e formulação de políticas públicas;

4. Inserção produtiva e redução da pobreza rural; e

5. Posicionamento da Empresa na fronteira do conhecimento.

Noutro norte, dentro do enfoque Microeconômico, a Embrapa tem como Planejamento, a partir da interseção dos macrotemas e eixos de impacto, a construção de Agendas de Prioridades, às quais vão alimentar o processo de planejamento global da empresa.

O Sendo assim, o Plano Estratégico PDE (2014-2034) busca garantir que cada profissional, ao desenvolver suas atribuições, esteja com os olhos postos na realidade e necessidades das cadeias e arranjos produtivos. Mas, para que esse pleno seja cumprido, faz-se necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com