TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre economia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre economia. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Ensaio  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

1. Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros

R: Um mercado concorrencial é aquele em que há um grande número de firmas, cada uma delas sendo suficientemente pequena de modo que não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, não afeta o preço de equilíbrio. Em um mercado de competição perfeita, temos as seguintes características: 1) Produtos são homogêneos, de modo que o consumidor não consegue diferenciar o produto das firmas, 2) Livre entrada de firmas, 3) Informação Perfeita: Não há informação privada, todas as informações relevantes sobre lucros, preços, etc. são conhecidas pelos participantes do mercado.

Neste mercado, a regra do empresário para maximizar o lucro é tomar o preço como um dado e produzir até igualar o preço a seu custo marginal.

2. O que é lucro normal E lucro extraordinário

R: O lucro normal representa o custo de oportunidade da capital empregado na emprega, ou seja, quanto seria ganho em outra atividade ou aplicação alternativa. Lucro econômico ou extraordinário (ou ainda lucro extra) é o que empresa aufere, acima do lucro normal. Isto é, a diferença entre a receita total e o custo total, incluindo-se o lucro normal como um custo implícito (não desembolsado efetivamente pela empresa).

3. Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

R: No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P=CMg do caso de concorrência.

No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente de pensamento. Segundo a Teoria Marginalista, novamente a firma visa a maximização de lucros, sendo que agora a demanda que a firma se depara depende do seu impacto no mercado e da concorrência com as demais firmas. Segundo a Teoria da Organização industrial, o objetivo da firma seria maximizar o mark-up, que seria dado pela seguinte equação:

Mark-up= Receita de vendas – Custos diretos ( ou variáveis)

O preço cobrado pela empresa, no modelo de mark-up, é calculado da seguinte forma:

onde p = preço do produto

m = taxa de mark-up

C = custo unitário direto (equivalente ao custo variável médio)

4. O que vem a ser monopólio bilateral

R: Um Monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

5. Quais as estruturas do mercado de fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com