TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a "Introdução à economia"

Ensaio: Respostas a "Introdução à economia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Ensaio  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

*Capitulo 1:

1. Por que os problemas econômicos fundamentais ( o quê, quanto, como e par quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Dada a limitação de recursos produtivos, a sociedade terá que decidir o que será (bens de consumo ou bens de capital) e suas respectivas quantidades; a forma como tal bem será produzido vem da necessidade de escolher dentre os métodos que o nível tecnologico dispõe no momento o mais eficiente e de menos custo e por fim, decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.

2. O que mostra a Curva de Possibilidades de Produção ou Curva de Transformação?

Expressa a capacidade máxiam de produção da sociedade, supondo o pleno emprego dos fatores de produção de que a sociedade dispõe em dado momento, ilustrando como a escassez de recursos limita a capacidade produtiva de uma sociedade.

3. Além de ilustrar as possibilidades de produção, a curva possui esse formato côncavo por indicar também os custos alternativos sacrificados quando se produz mais do bem X em detrimento do bem Y.

4. No mercado de bens e serviços, as familias atuam como agentes demandantes enquanto as empresas são ofertantes, prevalecendo a lei da oferta e demanda para determinação dos preços, sendo nesse mercado resolvido "o que" e "quanto produzir". Já no mercado de fatores de produçã, as familias ofertam e as fimas demandam, sendo que os preços as serem determindos são os dos fatores de produção e decide-se "para quem" produzir. Portanto, Ao analisar uma Economia de Mercado percebe-se que há uma tendencia ciclica, pois as familias pagam bens e serviços ofertados inicialmente pelas empresas que utilizaram mão-de-obra e terão que remunera-la posteriormente.

5. Bens de Capital: são inclusos como ativos fixos das empresas, utilizados na fabricação de outros bens para contribuir com a produtividade da mão-de-obra, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.

Bens de Consumo: bens destinados diretamente para atender as necessidades humanas. Podem ser considerados duráveis ou não duráveis.

Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.

Fatores de produção: são os recursos de produção da economia, englobando o trabalho humano e bens de capital.

6. Argumentos de abordagem positiva buscam explicar fatos analisando suas causas e consequncias sem envolviemento de juízo de valor, como por exemplo, afirmar que se o preço de determinado bem subir as pessoas deixarão de comprá-lo. Já argumentos normativos constituem em afirmações que analisam o que deveria ser, expressando opinião ou juízo de valor (se algo é bom ou má). Por Exemplo: O preço do tomate não deve subir.

7. A matematica e a estatística se tornam necessárias para estabelecer relações entre variáveis econômicas. A matematica por sua vez torna possivel escrever de forma resumida importantes conceitos erelações de economia e permite análises economicas na forma de modelos analíticos com poucas variáveis estratégicas que resumem os aspectos essenciais da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com