TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a economia do Brasil

Ensaio: Respostas a perguntas sobre a economia do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Ensaio  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

a) Explique que fatores (internos e/ou externos) ou medidas de políticas econômicas favoreceram o crescimento econômico.

Entre os fatores internos podemos citar:

• Crescimento econômico favorecido pelos ajustes institucionais e financeiros do Paeg

• Empresas estarem abaixo da capacidade de produção (economia estava saindo de uma recessão), e portanto, com espaço para expandir produção.

• Investimento público direcionado para infraestrutura

Fatores externos:

• Economia mundial em ascensão- favorecida demanda de produtos brasileiros (aumento exportações)

• Alta liquidez internacional (Eurodólares): Foi principal fonte de financiamento .O país aproveitou para captar recursos externos a baixo custo ( por sinal, mais do que necessário).

b) Bacha criticou fortemente a política econômica desse período, o que foi sintetizado numa expressão: “Belíndia” (Bélgica-India). Explique o sentido dessa expressão.

Apesar de a economia atingir as maiores taxas de crescimento em toda sua história, houve uma piora na concentração de renda: uma pequena parcela da população com padrão de vida da Bélgica e o resto parecido à India.

Teoria do Bolo: Proposta do Delfim Netto era primeiro cresces para depois dividir. Só cumpriu a primeira parte.

2a questão - Na crise financeira internacional (2008), a economia brasileira saiu relativamente ilesa, apesar da grande desaceleração da economia mundial .

a) Quais foram as principais medidas, e de que forma evitaram a queda da atividade económica no Brasil durante essa crise.

Para manter nível de consumo e portanto evitar uma parilisia da atividade atividade económica o governo fez renuncia fiscal (redução de IPI para linha branca e carros); uso dos bancos públicos para manter crédito e falencia de bancos médios por problema de liquidez (BB e CEF compraram carteiras dos bancos com problemas); corte substancial na taxa Selic.

Deve-se ressaltar que além de medidas conjunturais, mudanças estruturais instauradas na economia desde a década de 90 explicam o baixo impacto da crise. Deve-se ressaltar o fortalecimento de mercado interno e setor produtivo mais eficiente graças ao fim do modelo de substituição de importações.

3a questão - Na economia brasileira podem ser identificados varias fontes de pressões inflacionárias, mas uma em especial – a chamada inflação inercial – ganhou destaques nos anos 80.

a) Explique em que consiste a inflação inercial

Variação de preços no presente é explicada pelo aumento de preços no passado. Comportamento explicado pelo amplo uso da correção monetária.

b) Faça uma breve comparação entre o Plano Cruzado (1986) e o Real (1994), inclusive considerando a conjuntura econômica na época em que foram lançados.

1)No Plano Real não houve congelamento de preços contrário ao Cruzado. Um processo de alinhamento de preços – através da URV- além do uso de uma âncora cambial e monetária garantiu o sucesso do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com