TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas ao Empreendedorismo

Ensaio: Respostas ao Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Ensaio  •  6.081 Palavras (25 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 25

De acordo com o site da Incubadora de Projetos da UFMG, A INOVA-UFMG acompanha e apoia a geração e crescimento de novas empresas, oferecendo capacitação aos empreendedores de acordo com o estágio de desenvolvimento do empreendimento e estimula o desenvolvimento de projetos de novos produtos, processos e serviços.

* Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Um dos maiores exemplos de empreendedorismo recente foi o caso da Apple de Steve Jobs. O sonho de dois amigos que surgiu dentro de uma pequena garagem e, literalmente, mudou o mundo. Se pudéssemos analisar com maior profundidade as características de Jobs, com toda certeza encontraríamos muita similaridade com o que discutimos na unidade 1. A este respeito, leia o texto a seguir: " Existem lendas sobre a rotina da Apple que dizem que Steve já demitiu funcionários dentro do elevador da empresa. Ele fazia uma pergunta sobre o trabalho e se não tivesse uma resposta satisfatória, Jobs mandava o colaborador para o andar do RH. Verdade ou mentira, o importante dessa lenda é que ela demonstra o alto nível de exigência que Jobs adotava em seus projetos. Cada detalhe importa muito para o produto final se tornar perfeito. Ele também exercia um forte controle de qualidade, participando das várias etapas de produção. Não é à toa que os produtos da Apple possuem uma legião de fãs." (Asaas - Perfil Empreendedor: Conheça um pouco mais sobre Steve Jobs - 24/09/2013). O texto apresentado é muito ilustrativo no que se refere ao comportamento do empreendedor que estudamos na unidade 1. Desta forma, das alternativas à seguir, qual melhor se encaixa no texto apresentado:

Resposta Selecionada: c. Exigência de qualidade e eficiência Resposta Correta: c. Exigência de qualidade e eficiência

Feedback da resposta: Dentre as alternativas apresentadas a que melhor se encaixa no texto é Exigência de qualidade e eficiência, como podemos notar na seguinte parte " alto nível de exigência que Jobs adotava em seus projetos. Cada detalhe importa muito para o produto final se tornar perfeito. Ele também exercia um forte controle de qualidade, participando das várias etapas de produção". As demais alternativas também foram descritas como do comportamento empreendedor, mas não estão explicitas no texto.

* Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos. Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço:

Resposta Selecionada: a. Criatividade Resposta Correta: a. Criatividade

Feedback da resposta: É importante frisar que a criatividade não se resume a inventar soluções partindo do zero. A criatividade pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço.

* Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Como verificamos em nossas aulas, no atual cenário econômico e político brasileiro podemos perceber várias oportunidades que surgem para que uma pessoa possa transformar uma ideia em um empreendimento. Temos o crescimento da classe C, processo de desregulamentação da economia, "certa" estabilidade economia, avanços tecnológicos, entre tantos outros fatores que podem ser caracterizados como um cenários propício para abertura de novos negócios. Mas, como notamos, não basta apenas existir um ambiente adequado para novos negócios, pois, grande parte do sucesso de uma empresa depende das características pessoais do gestor, ou em nosso caso específico, do empreendedor. Tendo como base estas características, leia as afirmativas à seguir: I - Um empreendedor deve ter uma capacidade de assumir riscos programados, isto é, deve planejar adequadamente suas ações para que os riscos assumidos estejam de acordo com o seu planejamento. II - Um empreendedor deve ter a capacidade de assumir riscos, independente da situação que se encontre, dos fatores envolvidos no processo e das possíveis perdas que possam acontecer. III - Um empreendedor deve ser orientado às mudanças, ainda mais em um cenário de profundas transformações pelas quais nos encontramos. IV - Um empreendedor deve ser persistente, ao primeiro problema que existir deve sair logo do negócio, afinal de contas, assumir riscos é coisa de apostadores. Em relação as afirmativas à seguir, informe a correta.

Resposta Selecionada: d. Somente as afirmativas I e III estão corretas Resposta Correta: d. Somente as afirmativas I e III estão corretas

Feedback da resposta: Somente as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa II está incorreta pois, um empreendedor deve sim assumir riscos, mas de forma ponderada, pois, caso contrário pode colocar tudo a perder. A afirmativa IV esta incorreta devido ao fato de que o empreendedor deve ser persistente e não pode, ao primeiro sinal de problema, abandonar o seu empreendimento.

* Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto à seguir: " Segundo o estudo, o empreendedorismo por (...) tende a ser maior entre os países em desenvolvimento, 'onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscar alternativas de ocupação". 'Este índice (...)deve servir de alerta para nossa sociedade', disse o presidente do IBQP-PR, Sérgio Prosdócimo, ressaltando que o Brasil precisa mudar, 'e rapidamente', suas políticas de apoio às micro e pequenas empresas. De acordo com o levantamento do GEM, os grandes entraves para as micro e pequenas empresas estão no acesso e no custo do capital necessário; na elevada carga de tributos e exigências fiscais e legais; na capacitação para a gestão do negócio e no fato de que políticas e programas dedicados ao setor não serem adequados à realidade do empreendedor." (Folha online - Empreendedorismo no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com