TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas relacionadas à globalização dos mercados

Ensaio: Respostas relacionadas à globalização dos mercados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Ensaio  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

A. O lucro do empresário advèm da venda de mercadorias

B. A mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo capitalista, que investi seu lucro no sistema produtivo.

C. A mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista.

D. A mais valia é obtida pelo trabalhador como fruto do seu trabalho, seu empenho e sua dedicação aos interesses.

E. a mais valia significa o lucro do empresário no processo de circulação simples da mercadoria.

RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA (C).

JUSTIFICATIVA: Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista

REFERÊNCIAS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia

2. A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a este contexto.

A. A cultura do café provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre.

B. A cultura do café contribuiu para dinamizar outras atividades econômicas como: a criação das primeiras ferrovias e o sistema bancário.

C. A cultura do café contribuiu para o processo de urbanização, pois era nas áreas urbanas que se realizava a comercialização do café e o financiamento da produção.

D. A necessidade de garantir mão-de-obra para a lavoura do café foi responsável pela imigração de 1.400.000 trabalhadores europeus.

E. A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.

RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA (E).

JUSTIFICATIVA:Segundo (VITA: 1989,p. 137) a forma como os negócios do café se organizaram, possibilitou a formação de uma ‘consciência burguesa’ entre os fazendeiros. Pois o capital acumulado no café era utilizado na diversificação das atividades econômicas. Desde modo, o capital acumulado com este comércio era investido em outra atividade que possibilitasse a obtenção de lucro.

REFERÊNCIAS: http://condireito.blogspot.com.br/2013/05/ciencias-sociais.html

3. O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:

A. A modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.

B. Fortalecimento do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.

C. Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu ao fim da hegemonia dos EUA.

D. Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global

E. Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possilitando, a curto prazo, o crescimento do PIB mundial.

RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA (D)

JUSTIFICATIVA: No plano econômico a globalização conduziu à abertura comercial, com a redução das barreiras e ampliação dos fluxos globais de capitais em circulação. A expansão das grandes companhias mundiais, levou-as a ocupar posições estratégicas na produção e distribuição de mercadorias para todo o planeta. A busca por novos mercados,conduziu aos processos de fusões e aquisições que culminou na concentração das atividades econômicos em torno de reduzido número de empresas. Houve mudança no processo de trabalho, hábitos de consumo, mudanças geográficas e políticas.

REFERÊNCIAS: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exercicios-De-Sociologia/470510.html

4. Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.

1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?

2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?

3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?

A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:

A. revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.

B. revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global

C. revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos éinegociável no mercado internacional.

D. revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.

E. Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o graude utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.

RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA (C)

JUSTIFICATIVA: Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com