TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre a economia mundial

Ensaio: Respostas às perguntas sobre a economia mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Ensaio  •  6.046 Palavras (25 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 25

1

Notas: 1

Assinale a alternativa abaixo que discrimina a ordem correta das etapas de desenvolvimento propostas por Rostow:

Escolher uma resposta.

a. Idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável.

b. Crescimento autossustentável; sociedade tradicional; idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco.

c. Crescimento autossustentável, idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco.

d. Sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa

e. Idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável, sociedade tradicional.

Comentário resposta errada: Não foi desta vez! Volte ao resumo e ao capítulo 1 e faça uma nova leitura sobre a teoria de Rostow.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 2

Notas: 1

Qual das frases abaixo define corretamente subdesenvolvimento?

Escolher uma resposta.

a. Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

b. Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações agrárias do mundo

c. Situação superior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas

d. Situação superior do sistema político de um país em relação aos padrões das nações agrárias do mundo.

e. Situação inferior do sistema político de um país em relação aos padrões das nações agrárias do mundo.

Resposta correta: Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

Comentário resposta correta: O subdesenvolvimento é uma forma de comparar as condições das nações em termos de industrialização, crescimento econômico e bem-estar social. As nações subdesenvolvidas são atrasadas. Não se deve pensar apenas na agricultura, nos serviços ou no sistema político como indicadores de subdesenvolvimento. As nações subdesenvolvidas estão, em sua maioria, na América Latina, Ásia e África.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

As quatro frases abaixo estão relacionadas ao índice de Gini de alguns países estudados nesta aula-tema. Faça uma leitura cuidadosa e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) I. O país com a pior distribuição de renda do mundo em 2000 era Serra Leoa, com índice de Gini 62,9.

( ) II. O país com a melhor distribuição de renda do mundo é a Noruega, cujo índice de Gini é 25,8.

( ) III. A China melhorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini saiu de 40,3 em 1995 para 44,7 em 2000.

( ) IV. A Rússia piorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini passou de 48,7 em 1995 para 31 em 2000.

Agora assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. V, F, F, V.

b. V, V, F, F.

c. V, F, V, F.

d. F, F, V, V.

e. F, V, V, F.

Resposta correta:V, V, F, F.

Comentário sobre a resposta correta: As frases I e II são corretas. As frases III e IV trazem o dados do indice de Gini corretos, mas as afirmações sobre a evolução da distribuição de renda está invertida. A Rússia melhorou a sua distribuição de renda e a China teve piora.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Leia as frases a seguir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente que frases são verdadeiras e quais são falsas, seguindo a ordem das frases.

( ) I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, com a finalidade de medir o crescimento da população dos países.

( ) II. Trata-se de um índice que considera o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capta ou renda per capta), a expectativa de vida e a educação como fatores importantes para entender o nível de desenvolvimento humano de um país.

( ) III. Deve-se mencionar que o IDH inclui indicadores importantes, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade socioeconômica.

( ) IV. O IDH varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (pleno desenvolvimento humano).

( ) V. Países com IDH de até 0,499 são de baixo desenvolvimento humano. De 0,5 até 0,799, de médio desenvolvimento, e acima de 0,8, de alto desenvolvimento.

Agora assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. V, F, V, F, F.

b. F, F, F, F, V.

c. F, V, F, V, V.

d. F, V, V, F, V.

e. V, V, F, V, F.

Resposta correta: F, V, F, V, V

Comentário resposta correta: As alternativas I e III são falsas. Na primeira, seria correto dizer que o índice mede o desenvolvimento humano e não o crescimento da população. Na segunda, seria correto dizer que o índice não inclui aspectos como direitos humanos, democracia e desigualdades socioeconômicas

Correto

Parte 2

1

Notas: 1

Que frase abaixo define corretamente as funções da CEPAL?

Escolher uma resposta.

a. Instituição que participou de forma incisiva na formulação de polÍticas industriais e de tecnologia da informação para os países centrais.

b. Comissão da qual participam vários cientistas, entre médicos, físicos e sociólogos, cujo foco é a elaboração de politicas para os sistemas educacionais e de saúde pública na América Latina.

c. Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

d. Uma instituição fundada por economistas Latino-Americanos nos anos 1940 para pensar o desenvolvimento humano do mundo e de suas regiões, além das relações comerciais entre os eixos leste-oeste.

e. Instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento dos mercados financeiros e acionários nos países da América Latina.

Resposta correta: Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

Comentário resposta correta: Muito bem! Todas as frases tratam de aspectos corretos

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre a Competitividade, julgue se os seguintes itens são corretos ou incorretos.

I – Competitividade é a característica do que é competitivo. Em termos econômicos a competitividade vem dos preços das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc.

II – Competitividade Espúria é a competitividade obtida com o uso de recursos ilícitos e imorais.

III – Competitividade autêntica é obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponíveis e respeitando as leis trabalhistas, tributárias, ambientais etc.

IV – Competitividade é definida como os ganhos nas relações de comércio.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Apenas o item IV está incorreto.

b. II, III e IV estão corretos.

c. Todos os itens estão corretos.

d. Todos os itens estão errados.

e. Somente os itens II e III estão corretos.

Resposta correta: Apenas o item IV está incorreto.

Comentário resposta correta: Parabéns! Você pode verificar no arquivo de conceitos fundamentais que todas as frases trazem a definição correta de competitividade e de suas variações, com exceção do item IV.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta, na ordem das frases.

I – As economias latino-americanas conseguiram conciliar a exploração econômica dos recursos primários juntamente com uma indústria de razoável nível técnico, o que propiciou o avanço do seu processo de industrialização concomitantemente ao resto do mundo.

II – Industrialização é um processo histórico-social por meio do qual a indústria fabril se torna o setor predominante da economia de um país.

III – A industrialização começou na Inglaterra com a Revolução Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japão, e, mais tarde, por países da América Latina e Ásia.

IV – O processo de industrialização caracteriza-se pela formação de um núcleo de indústria pesada, produtora de matérias-primas básicas e de máquinas-ferramentas (indústrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

Escolher uma resposta.

a. F, F, V, V

b. F, V, F, V

c. V, F, F, F

d. F, V, V, V

e. V, V, F, V

Comentário resposta errada: Não foi dessa vez! Volte ao resumo e ao capítulo 1 e faça uma nova leitura sobre o conceito de industrialização.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 4

Notas: 1

Sobre o progresso técnico, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. É o desenvolvimento para melhor das técnicas de produção de uma empresa, indústria ou da economia de um país.

b. Está presente nos países subdesenvolvidos, pois estes baseiam sua competitividade na geração, difusão e adoção de progresso técnico.

c. Foi característica marcante da industrialização latino-americana.

d. É definido pelos avanços no sistema educacional e pela especialização de uma economia.

e. É uma deficiência grave das economias avançadas, como os EUA e a Alemanha.

Resposta correta: É o desenvolvimento para melhor das técnicas de produção de uma empresa, indústria ou da economia de um país.

Comentário resposta correta: PParabéns! Esta alternativa trata da definição de progresso técnico e de constatações das pesquisas da CEPAL tratadas no resumo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

© Direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial deste site ou de suas publicações

sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site

Parte3

1

Notas: 1

Leia as afirmativas abaixo e escolha aquela que se refere corretamente à história da China.

Escolher uma resposta.

a. Assinou o tratado de Tordesilhas com a Espanha.

b. No período recente, a China tem apresentado forte redução da pobreza e melhoria acentuada nas condições de vida da população, situando o país entre os melhores do mundo nesse quesito.

c. A República Popular da China foi fundada em 1949, pelo Partido Comunista Chinês (PCC) comandado por Mao Tsé-Tung, que instaurou um sistema de governança democrático e moderno.

d. Existem documentos sobre a fundação de Cidades-Estado independentes que foram unificadas por volta de 221 A.C. No entanto, até hoje a China é um território com a unidade não consolidada.

e. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

Resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

Comentário resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo e foi a partir de 1976 que se iniciou um período de reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, que alteraram substancialmente o desenvolvimento e o crescimento, levando o país a ter uma nova inserção na economia internacional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre o desenvolvimento econômico da China é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. Está baseado no pilar constituído por eficiência pública e elevada produção de serviços com alto valor agregado.

b. A China tem diversificado sua pauta de exportações. Contudo, a maior parte das suas vendas ao mercado externo ainda é direcionada aos países latino-americanos.

c. Mao Tsé-Tung implantou entre 1957 e 1958, o “Grande Salto”, que tinha como principal meta a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda por meio de reforma educacional.

d. O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou, até 2010, 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano entre 1980 até 2010, mas ainda ficou muito abaixo das economias desenvolvidas.

e. É voltado para a prestação de serviços ao mercado interno.

Resposta correta: O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou, até 2010, 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano entre 1980 até 2010, mas ainda ficou muito abaixo das economias desenvolvidas.

Comentário resposta correta: Você pode verificar no resumo que o PIB ppc chinês representou, até 2010, 13% do mundial e que o PIB per capita cresceu a taxa média de 8% a.a.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Assinale a alternativa que preenche as lacunas no texto corretamente.

“A _______ mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o _______, com grande crescimento do setor _______, tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do _______ mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total das _______ mundiais até o ano de 2010”

Escolher uma resposta.

a. Rússia, provincianismo, agrícola, comércio, importações.

b. China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

c. China, mercado interno, de serviços, comércio, importações.

d. Índia, mercantilismo, industrial, mercado, importações.

e. Índia, comércio externo, agrícola, comércio, exportações.

Resposta correta: China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

Comentário resposta correta: Como se pode observar no resumo, a China é o país cuja mudança foi para uma economia voltada para o comércio externo e que tem respondido por mais de 6% do total das exportações mundiais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

A respeito da economia da China, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Apesar de uma série de investimentos, a Formação Bruta de Capital Fixo na China manteve-se em patamares abaixo dos 15% do PIB até alguns anos anteriores a 2010.

b. Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

c. É umas das economias mais dinâmicas do mundo, com seu crescimento sendo estimulado principalmente pela reforma agrária e educacional em curso no país.

d. Os investidores elogiam a honestidade dos funcionários públicos e a facilidade de lidar com a burocracia estatal vigente, que facilita fazer negócios.

e. Apesar de fazer parte dos BRICS, tem apresentado dinamismo econômico aquém dos demais integrantes do grupo.

Resposta correta: Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

Comentário resposta correta: Os investimentos em infraestrututra têm sido um dos grandes pilares do crescimento chinês e, em média, representam 40% do PIB.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Parte 4

Nota 0.44 de um máximo de 0.44(100%)

Question 1

Notas: 1

Qual das frases abaixo traz informações corretas sobre a história da Índia?

Escolher uma resposta.

a. A Índia, assim como a China, é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.

b. A Índia é uma das poucas civilizações em que não há mistura de raças nem de religião.

c. A Índia possuía um sistema de castas sociais que foi abolido oficialmente e do ponto de vista religioso.

d. A Índia não foi colonizada por nenhum país europeu.

e. A Índia iniciou um processo de forte crescimento econômico sob os moldes capitalistas a partir da década de 1950, com o “Grande Salto”.

Resposta correta: A Índia, assim como a China, é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. A índia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Existem registros desta civilização que datam de 3.300 A.C., quando as primeiras aglomerações urbanas apareceram às margens do Rio Indu, que dá nome ao país.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

É correto dizer, sobre o desenvolvimento econômico da Índia, que:

Escolher uma resposta.

a. A Índia é importante fornecedora de bens e serviços agrícolas.

b. A formação Bruta de Capital Fixo na Índia é muito baixa e praticamente não contribui para o crescimento do PIB.

c. O setor de serviços tem pequena participação no PIB, cerca de 10 %.

d. A Índia representa mais de 10% do comércio mundial de bens e serviços.

e. O PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. O crescimento do PIB per capita cresceu em média 4% ao ano desde os anos 1990, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Resposta correta: O PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. O crescimento do PIB per capita cresceu em média 4% ao ano desde os anos 1990, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. De fato, como pode ser visto no resumo, o PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. PIB per capita cresceu em média 4% ao ano entre 1990 e 2007, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Qual frase traz afirmações corretas sobre o comércio exterior da Índia?

Escolher uma resposta.

a. A Índia detinha até 2010 cerca de 6% do total das exportações mundiais.

b. Os principais destinos das exportações da Índia são Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Alemanha.

c. A Índia é um grande exportador de commodities agrícolas, com uma parcela de mais de 40% das exportações mundiais destes bens.

d. A Índia é um grande exportador de softwares.

e. Os países que mais exportam para a Índia são: Japão, União Européia, Taiwan, Coréia do Sul e Estados Unidos.

Resposta correta: É um grande exportador de softwares.

Comentário resposta correta: A Índia realmente é uma grande exportadora e prestadora de serviços de TI (Tecnologia da Informação), incluindo softwares.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto corretamente.

“Hoje, a _______ se destaca na produção industrial de _____________, pois é grande produtora de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática (maior produtora de softwares do mundo), biotecnologia. Tais produtos concorrem diretamente com as indústrias de países __________. Sem contar que o país possui uma grande representatividade na produção industrial de base, tais como: _______, siderúrgica e química.”

Escolher uma resposta.

a. China, bens de consumo, subdesenvolvidos, mineração.

b. Índia, bens de consumo, emergentes, mineração.

c. Rússia, chips, desenvolvidos, petróleo.

d. Índia, tecnologia de ponta, desenvolvidos, têxtil.

e. China, chips, emergentes, mineração.

Resposta correta: Índia, tecnologia de ponta, desenvolvidos, têxtil.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Conforme o resumo, a Índia é hoje a lider mundial em tecnologia de ponta no segmento de softwares e tem, entre suas indústrias tradicionais, a têxtil, a siderúrgica e a química.

Parte5

Nota 0.44 de um máximo de 0.44(100%)

Question 1

Notas: 1

A respeito da história da Índia e da China, julgue os seguintes itens como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa correta.

( ) I. A Índia, assim como a China, é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.

( ) II. A República Popular da China foi fundada em 1949, pelo Partido Comunista Chinês (PCC) comandado por Mao Tsé-Tung. Na mesma década, a Índia se tornou independente da Inglaterra.

( ) III. Ambos tiveram fortes relações com a Inglaterra ao longo da história.

( ) IV. São sociedades igualitárias e sem desigualdade social e política.

A alternativa que corresponde a sequência correta, na ordem dos itens, é:

Escolher uma resposta.

a. V – V – V - F.

b. V – F – V – V.

c. V – F – F – F.

d. F – V – V – F.

e. F – F – F - V.

f. F – F – F - V

Resposta correta: V – V – V - F.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Apenas o item IV está errado, pois na verdade as duas nações têm desigualdades sociais e políticas extremas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre o desenvolvimento econômico da Índia e da China, pode-se dizer que:

Escolher uma resposta.

a. A Índia representa apenas 1% do comércio mundial de bens e serviços e a China representa 6%.

b. A Índia é importante fornecedora de serviços de tecnologia de Informação e a China é um dos principais centros industriais do mundo.

c. O PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representava até 2010 6% do PIB Mundial e o da China 13%.

d. Ambos os países ainda enfrentam problemas no que se refere à concentração de renda.

e. Todas as frases anteriores são corretas.

Resposta correta: Todas as frases anteriores são corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Todas as respostas são corretas e estão destacadas nos resumos das aulas 3, 4 e 5.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Qual frase traz informações corretas sobre o comércio exterior da Índia e da China?

Escolher uma resposta.

a. China e Índia já foram parceiros comerciais importantes, mas atualmente os seus vínculos comercias estão enfraquecidos devido a América Latina ser o principal parceiro comercial de ambos.

b. Ambos os países são grandes exportadores de bens primários e softwares.

c. A China importa principalmente do Brasil e a Índia do México.

d. A Índia detinha até 2010 cerca de 6% do total das exportações mundiais e a China 1%.

e. Atualmente, os Estados Unidos são o principal destino das exportações dos dois países.

Resposta correta: Atualmente, os Estados Unidos são o principal destino das exportações dos dois países.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou. Como se pode observar nos resumos, os EUA é o principal mercado ao qual se destinam as exportações da Índia e da China.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas em branco no texto a seguir:

“Uma mão de obra __________ e investimentos diretos externos transformaram a __________ na usina de produção do mundo sob a batuta de um governo que abraçou o capitalismo de estilo ocidental. O país proporcionou retornos espetaculares de private equity nos últimos anos, entretanto, ressaltam os especialistas, as fragilidades do sistema __________ e possíveis instabilidades__________continuam a preocupar os investidores.”

Escolher uma resposta.

a. barata, Índia, produtivo, sísmicas.

b. barata, China, jurídico, políticas.

c. especializada, Índia, financeiro, climáticas.

d. especializada, China, financeiro, climáticas.

e. barata, China, produtivo, sociais.

Resposta correta: barata, China, jurídico, políticas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Como se pode observar nos resumos, a China é a atual potência produtiva no mundo, mas ainda preocupa os investidores devido ao seu frágil sistema jurídico e à instabilidade politica.

Correto

Parte 6

Nota 0.44 de um máximo de 0.44(100%)

Question 1

Notas: 1

Leia atentamente as frases abaixo.

1) O Brasil é uma nação com cerca de 500 anos de história, ex-colônia de Portugal, que aqui montou uma estrutura para exportar produtos primários.

2) O Brasil colônia tinha uma população heterogênea, formada por escravos, donos de terra e comerciantes.

3) O Brasil se tornou um Império em 1822. Em 1889 foi proclamada a república no país.

4) O Brasil se tornou uma democracia plena em 1890, com a proclamação da república e a instituição de eleições diretas para todos os níveis de representação, de vereador a presidente.

Agora, escolha a alternativa como a afirmação correta.

Escolher uma resposta.

a. As frases 1, 2 e 3 são corretas e a 4 é incorreta

b. Somente a frase 1 é correta

c. As frases 1 e 3 são corretas

d. As frases 2 e 4 são incorretas

e. Somente a frase 3 é correta.

Resposta correta: As frases 1, 2 e 3 são corretas e a 4 incorreta.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. O Brasil se tornou uma democracia plena em 1990 e não em 1890. A Proclamação da Republica não significou o início da democracia plena.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre o crescimento econômico do Brasil, é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. Após as décadas de 1930 e 1940, o Brasil se industrializou e passou a depender menos da produção e exportação de produtos agrícolas para crescer.

b. O Brasil teve crescimento econômico contínuo ao longo do século XX, sempre com taxas positivas e elevadas.

c. As altas taxas de crescimento, registradas após os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, foram decorrentes da diminuição da intervenção do Estado na economia.

d. O Brasil teve crescimento econômico contínuo ao longo do Século XX, devido, sobretudo, à formação bruta de capital fixo, que registrou taxas elevadas e constantes ao longo desse período.

e. Até a década de 1930, o crescimento econômico do Brasil dependia das exportações de produtos agrícolas e, por isso, as taxas de crescimento eram bastante estáveis.

Resposta correta: Após as décadas de 1930 e 1940, o Brasil se industrializou e passou a depender menos da produção e exportação de produtos agrícolas para crescer.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. De fato, após as décadas de 1930 e 1940, o Brasil iniciou o seu processo de industrialização e passou a depender menos da dinâmica do setor agrícola.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente as frases abaixo.

1. As exportações de produtos agrícolas sempre foram importantes na balança comercial do Brasil.

2. Os principais destinos das exportações do Brasil, em 2007, foram Estados Unidos, Europa e América Latina.

3. As regiões que mais exportaram para o Brasil, em 2007, foram: União Europeia, Estados Unidos e Ásia.

4. O Comércio exterior do Brasil, com a África e o Oriente Médio está crescendo.

Agora, escolha a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Todas as frases estão erradas.

b. As frases 2 e 3 são incorretas.

c. As frases 1 e 2 são corretas

d. Todas as frases são corretas.

e. As frases 2 e 4 são incorretas.

Resposta correta: A resposa correta é: Todas as frases são corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Os produtos agrícolas têm papel importante na balança comercial do Brasil. Os Estados Unidos são parceiros comerciais importantes, assim como, a Ásia e a Europa. Nossas relações comerciais com Ásia, África e Oriente Médio estão crescendo ano a ano.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Sobre a economia brasileira, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A economia evoluiu bastante em todos os locais e, atualmente, pode-se dizer que inexiste a desigualdade regional.

b. Os principais investidores externos no Brasil são Estados Unidos e Países Baixos. A Espanha atingiu 30% do total investido em 2000 por conta da participação no processo de privatização das estatais.

c. Devido aos avanços que o país obteve nos últimos anos, as questões sociais, como a desigualdade de renda, não são mais desafios para o futuro do Brasil.

d. O Brasil cresceu a taxas médias altas (5%) na década de 1990, mais ainda abaixo de Índia e China.

e. O Brasil ganhou participação nas exportações e importações mundiais desde os anos 1950, quando era responsável por 2,4 % das exportações e 1,7% das importações.

Resposta correta: Os principais investidores externos no Brasil são Estados Unidos e Países Baixos. A Espanha atingiu 30% do total investido em 2000 por conta da participação no processo de privatização das estatais.

Comentário resposta correta: Parabéns! você acertou. De fato os principais investidores externos são os EUA e os Países Baixos. Já a Espanha teve uma presença maciça no processo de privatização, como pode-se observar nos resumo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Nota 0.44 de um máximo de 0.44(100%)

Question 1

Notas: 1

Analise com atenção as frases a seguir:

1. Rússia é uma nação jovem, com menos de 500 anos de história, mas sempre foi um Império fraco.

2. A Rússia é um país com grande território que vai da Europa ao Extremo Oriente e por isso é chamado de Império do Sol.

3. A Rússia foi um Império até 1917, quando ocorreu a Revolução Socialista e se formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

4. A URSS acabou nos anos 2000.

Agora, assinale a alternativa que traz a afirmação correta.

Escolher uma resposta.

a. As frases 1 e 3 são corretas.

b. Somente a frase 1 é correta.

c. Todas as frases são incorretas.

d. As frases 2 e 4 são incorretas.

e. As frases 1 e 4 são incorretas.

Resposta correta: As frases 1 e 4 são incorretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. A Rússia é uma nação antiga e sempre foi forte. A URSS acabou nos anos 1990, com o início das reformas politicas e econômicas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sobre o crescimento econômico da Rússia, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A Rússia teve crescimento econômico médio de 6,7% entre 1999 e 2006.

b. A produção e exportações de petróleo contribuíram pouco para o crescimento da Rússia.

c. Um fator importante para o crescimento econômico foi o avanço do mercado interno de bens e serviços com a manutenção das cotas da fase socialista.

d. O fluxo de Investimento Direto Externo (IDE) foi grande e contribuiu muito para o crescimento russo por causa do combate à corrupção e outros aspectos institucionais.

e. Após a crise de 1998, o país cresceu apenas baseado no mercado interno, umas vez que os preços dos produtos exportáveis caíram.

Resposta correta: A Rússia teve crescimento econômico médio de 6,7% entre 1999 e 2006.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. As demais frases estão incorretas, pois o petróleo foi muito importante para o crescimento russo, assim como o mercado interno. O Fluxo de IDE foi pequeno, devido à corrupção e ambiente institucional incerto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente as frases abaixo.

1) As exportações de produtos agrícolas e de petróleo não são importantes na balança comercial da Rússia.

2) A Rússia tem a moeda desvalorizada para incentivar as exportações.

3) A Rússia está tentando diversificar a economia, aumentando a produção e exportação de produtos industriais.

4) A URSS era uma potência tecnológica e, com seu fim, a Rússia conseguiu transferir essa tecnologia para a produção de bens duráveis e não duráveis.

Agora, assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Todas as frases são corretas

b. Todas as frases estão erradas.

c. As frases 1 e 3 são incorretas.

d. As frases 1 e 4 são incorretas

e. As frases 1, 2 e 3 são corretas

Resposta correta: As frases 1 e 4 são incorretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. As exportações de produtos agrícolas e de petróleo são importantes na balança comercial da Rússia. A URSS era uma potência tecnológica e, com seu fim, a Rússia não conseguiu transferir essa tecnologia para a produção de bens duráveis e não duraveis. As demais frases são corretas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

É correto afirmar sobre a Rússia que:

Escolher uma resposta.

a. Tem apresentado as maiores taxas de crescimento do PIB entre os países dos BRICS.

b. Tem reservas em moeda internacionais altas por causa das elevadas exportações de petróleo e produtos agrícolas.

c. Já enfrentou problemas de corrupção nos órgãos estatais, mas agora estão contornados devido à eficácia das políticas de combate à corrupção.

d. Os mercados não são mais controlados por grupos organizados oriundos da antiga esfera estatal.

e. Está com balança comercial negativa por causa das importações de petróleo e produtos agrícolas.

Resposta correta: Tem reservas em moeda internacionais altas por causa das elevadas exportações de petróleo e produtos agrícolas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. De fato, as exportações agrícolas e de petróleo têm gerado altas divisas à Rússia, sobretudo quando os preços desses produtos estão elevados no mercado internacional.

Tema 9

1

Notas: 1

Analise atentamente as frases a seguir:

1. Vimos nas aulas-tema 1 e 2 que a inovação tecnológica foi colocada como fator vital para crescimento e desenvolvimento dos países.

2. O Projeto Econômico para a América Latina colocava a inovação tecnológica como primordial para o desenvolvimento com equidade.

3. Existem vários indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação calculados por organismos internacionais.

4. O progresso tecnológico não é importante para determinar o desenvolvimento econômico a longo prazo.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. As frases 1 e 3 estão corretas.

b. As frases 2 e 4 estão incorretas.

c. Todas as frases estão incorretas.

d. Somente a frase 1 está correta.

e. As frases 1, 2 e 3 estão corretas, e a 4 está incorreta.

Resposta correta: As frases 1, 2 e 3 são corretas, e a 4 é incorreta.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou. As 3 primeiras frases são corretas. A quarta frase está com o sentido invertido, o progresso tecnológico é importante para o desenvolvimento econômico de longo prazo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Analise as frases abaixo a respeito dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nos 4 países que compunham os BRIC até 2011.

1. O valor dos gastos domésticos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em relação ao PIB é o indicador mais usual de CT&I.

2. Dentre os 4 países que compunham os BRIC até 2011, a China apresentou o maior percentual em relação ao PIB, tendo uma tendência de crescimento no período.

3. A Índia, por sua vez, ficou com o menor valor e teve tendência de queda

4. O Brasil apresentou poucas oscilações, ficando em torno de 1,0 % do PIB.

Agora, escolha a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. As frases 2 e 4 são incorretas.

b. As frases 1 e 3 são corretas.

c. Todas as frases são incorretas.

d. Todas as frases são corretas.

e. Somente a frase 1 é correta.

Resposta correta: Todas as frases são corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou. Todas as respostas são corretas e estão destacadas nos resumos da aula 9.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Qual frase traz afirmações corretas sobre os indicadores de CT&I dos 4 países que compunham os BRIC até 2011?

Escolher uma resposta.

a. China e Brasil planejam reduzir seus gastos domésticos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) devido a ajustes fiscais nas contas públicas.

b. Rússia e Índia estão diminuindo seus gastos domésticos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

c. Na China e na Rússia, a maior parte dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é do governo e financiado por ajuda estrangeira.

d. Na Índia e no Brasil a maior parte dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é do Governo e das instituições de ensino e pesquisa.

e. O setor privado praticamente não tem participação nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nos países que compunham os BRIC até 2011.

Resposta correta:Na Índia e no Brasil a maior parte dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é do Governo e das instituições de ensino e pesquisa.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Brasil e Índia são os países que compunham os BRIC até 2011 cuja participação privada é tímida nos investimentos em P&D, sendo estes, portanto, liderados pelos setores públicos e instituições de ensino e pesquisa, como as universidades.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Sobre os indicadores de capital humano e artigos publicados dos países que compunham os BRIC até 2011, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O número de pesquisadores por mil habitantes está constante na China, refletindo a ineficiência dos investimentos neste segmento.

b. O número de pesquisadores por mil habitantes está caindo no Brasil.

c. A Rússia tem melhorado em ambos os indicadores no período recente.

d. Quanto ao indicador de participação percentual no total de artigos publicados em periódicos científicos, a China lidera, com o mesmo nível dos EUA.

e. A Rússia tem o maior número de pesquisadores por mil habitantes e em patamar próximo ao dos países da OCDE.

Resposta correta: A Rússia tem o maior número de pesquisadores por mil habitantes e em patamar próximo ao dos países da OCDE.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. A Rússia lidera de fato, o número de pesquisadores por mil habitantes, quando comparado com os demais países que compunham os BRIC até 2011, está em um nível próximo ao dos países da OCDE.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »