TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da História do Brasil

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Em 1872 o Brasil tinha apenas 10 milhões de habitantes  e a cidade mais populosa era o Rio de Janeiro. Além das sociedades indígenas, essa população é formada basicamente por três níveis sociais : os escravos, os homens livres e os aristocratas.

Durante o período monárquico o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro l e Dom Pedro II. Dom Pedro l fez o primeiro reinado logo após a independência do Brasil de Portugal, mas ocorreu vários problemas que o fizeram renunciar em nome de seu filho Dom Pedro II,  porém ele só tinha 5 anos na época, então o Brasil foi governado por uma série de regências até ele assumir o trono em 1840. A economia da época era praticamente agrícola e voltada para exportação.  No início do século XIX o produto mais vendido era o açúcar mas a partir de 1840, o café dominou a produção. Nesse período surgiram as primeiras ferrovias brasileiras.

Em 1888 quando a monarquia deixou de ser utilizada, depois de muita pressão política e vários movimentos intelectuais muitos dos escravos já estavam livres, contudo a abolição decretada pela princesa Isabel apenas encerrou esse processo. Depois disso, o Brasil passou a intensificar a vinda de mão de obra imigrante.

Grandes nomes das artes brasileiras surgiram nesse período como Gonçalves Dias, Pedro Américo e Vitor Meireles. Foi também nesse período que houve a criação do museu nacional no Rio de Janeiro. Dom Pedro II trouxe inovações  tecnológicas como a fotografia,  o telefone e a lâmpada elétrica .

O período monárquico termina com o início da industrialização que chegou junto com a República. O período da história "primeira República" começa inicialmente  com a proclamação da República em 1889-1930 . Quatro anos depois  surgiu a primeira constituição republicana do Brasil que trazia diversos pontos importantes.

Nesse período o café era o principal produto do Brasil que era predominante agrícola, a indústria começava a se expandir primeiro no Rio de Janeiro depois em São Paulo. Com a superprodução de café o preço caiu e gerou uma crise porém a oligarquia agrícola conseguiu estabilizar isso.

Em quanto brasileiros e muitos imigrantes trabalhavam juntos, os ex escravos  infrentavam o desemprego, a desigualdade social  e o preconceito racial. A  população não tinha leis trabalhistas que os ajudasse  então houve uma greve geral em 1917, essa não foi a única mobilização operária do período marcado pela mobilização dos sindicatos e partidos políticos inspirados em anarquias e partidos socialistas.

No cenário político o Brasil vivia a política do café com leite, esse acordo durou até São Paulo lançar a candidatura de Julio Prestes  em 1930, ano em que os mineiros deveriam ocupar o poder. As classes dominantes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul formaram a aliança liberal e lançaram o gaúcho Getúlio Vargas  como candidato. Julio Prestes venceu as  eleições  mas a revolução de 1930  colocou Vargas no poder.

Com isso teve início a era Vargas onde ele foi presidente da República de 1930-1945. Até 1934 ele foi chefe do governo provisório, depois foi eleito indiretamente pra permanecer no poder até 1938 mas antes que as novas eleições acontecessem o governo inventou e divulgou a descoberta de um plano chamado plano Cohen onde igrejas seriam incendiadas, casas seriam invadidas e iria implantar o comunismo no Brasil. Com isso o congresso nacional declarou estado de guerra, no dia 10 de novembro de 1937 Vargas e os militares  aplicaram o golpe política que deu início a ditadura que tinha o nome de estado novo.

Durante os 15 anos da era Vargas houve um grande investimento na industrialização promovido pelo próprio Estado brasileiro, a produção interna começou a substituir as importações e são indústria de base alcançou grande crescimento. Em 1939 foi descoberta na Bahia a primeira jazida de petróleo no Brasil, foram anos de nacionalismo com estado controlando a produção de petróleo e criação de organismos que permitiram a variedade de produtos agrícolas. Em contrapartida a população mundial passava por uma situação de empobrecimento e desemprego. No Brasil as reações  a essa situação continuava através de diversas manifestações populares.

Getúlio Vargas era chamado de pai dos pobres por ter uma política  populista porém seu governo repreendeu, puniu, prendeu, torturou e exilou intelectuais e políticos que fossem contrários aos seus pensamentos. Em 1942 o Brasil entrou na segunda guerra mundial e o poder de Getúlio começou a enfraquecer. A era Vargas foi também a era do rádio e também do cinema, entre vários outros marcos culturais. Em 29 de outubro de 1945, pressionado pelos militares, Vargas renunciou.

Entre 1945-1964 o Brasil via o otimismo dos anos JK com a construção de Brasília, o desenvolvimento da indústria nacional, a instalação de grandes empresas multinacionais, houve também a migração do campo para a cidade. No cenário internacional a guerra fria contrastava Estados Unidos e União Soviética, isso influenciou ideologicamente as práticas políticas dos anos seguintes. No Brasil, essa situação junto com outros fatores acarretou num golpe militar no dia 1 de abril de 1964. Nesses anos a vida cultural brasileira crescia na música, no cinema, no teatro, na TV, na educação, no esporte, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com