TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo darcy ribeiro

Por:   •  19/5/2019  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Campinas

Economia Brasileira - CE730A

Professor: Humberto Miranda do Nascimento

Lhays Izidoro, RA 182099

Resumo do capítulo de livro “O Brasil como problema” de Darcy Ribeiro

O texto referente a um capítulo do livro “O Brasil como problema” de Darcy Ribeiro preocupa-se principalmente em oferecer um diagnóstico das entraves que a sociedade brasileira precisa superar para se desenvolver de uma forma autônoma, colocando-se a par de países desenvolvidos.  

Para isso, o autor inicia o texto com a desmistificação das razões que são popularmente atribuídas para explicar o insucesso do desenvolvimento. São ideias como a incapacidade de produzir por questões climáticas, por questões raciais e de miscigenação, questões territoriais, ao tempo do descobrimento do país, e a outras razões. Entretanto, esse é um discurso oriundo das elites dominantes, que perpassam para as pessoas das classes baixas, que acabam por incorporar, sem atribuir a culpa aos verdadeiros responsáveis.

Nesse ponto, Ribeiro questiona o porquê das classes dominantes não assumirem sua culpa por esse atraso no desenvolvimento do Brasil. Pensando no processo histórico da construção do Brasil, voltando a atenção para a dominação europeia e o seguinte processo de extração e produção de bens de forma exploratória. Outro ponto evidenciado é que o brasil sempre esteve voltado para o mercado internacional.

É essa dessa forma que o Brasil segue por séculos até a atualidade, se submetendo a regras e acordos internacionais que o impedem de agir em sua máxima potencialidade. Para solucionar esse problema, Darcy Ribeiro aponta o desenvolvimento das produções voltadas para o mercado nacional de forma a suprir todas as carências e uma nova de intercâmbio, que favorece ao invés de desfavorecesse o país.

Em uma segunda parte do texto, intitulada como “Somos Todos Culpados” o autor tece uma série de questionamentos voltados a todas as questões, todos os privilégios da elite que desfavorecem e afirmar ainda a mais a desigualdade social. Se questionar também sobre quando a elite vai se atentar ao fato que são seus privilégios que impedem o crescimento e desenvolvimento do Brasil, colocando-o do lado de grandes nações desenvolvidas.

Uma vez que, em um país onde não há equidade social, onde as pessoas não conseguem suprir suas necessidades, mesmo as mais básicas, onde o todos os esforços são apenas em função de suprir o básico e sem permitir investimento em novas maneiras de se desenvolver e se colocar no mercado. São esses os pontos descritos pelo autor para superar os problemas deixados pelo passado colonial e também de superação das diferenças atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com