TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro "Táticas Operacionais Estratégicas"

Resenha: Resumo do livro "Táticas Operacionais Estratégicas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

2014

1.1 Introdução

Este é um resumo do capítulo apresentados os principais aspectos conceituais inerentes ao assunto abordado no livro Estratégicas Táticas Operacionais.

Esta conceituação é de elevada importância para os executivos das empresas. Isso porque toda empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Para contribuir com esse processo de otimização, o autor deste livro, com base em experiência profissional consolidada em consultoria em varias empresas, bem como em sustentação acadêmica e autoria de livros e artigos, apresenta uma proposta de situação otimizada para que o executivo desenvolva e implemente um sistema de informações gerenciais em sua empresa. Salienta-se que, ao longo deste livro, a expressão sistema de informação gerenciais será resumida na sigla SIG. Essa está consagrada nas empresas, o que apresenta a vantagem de propiciar um tratamento mais intimo ao assunto.

Quando do desenvolvimento de um SIG, o executivo deve considerar a sua quantidade e qualidade. Pode-se afirmar que os executivos das empresas vivem em um mundo de informações.

Ackoff (1967:114) observou que embora os executivos necessitem crescentemente de informações relevantes, as quais são o foco básico dos sistemas de informações gerenciais, eles são, ao mesmo tempo, vitimas de um abundancia de informações irrelevantes.

Nesse contexto, os executivos das empresas costumam apresentar algumas reclamações, como:

Há muito informação de mercado inadequada e poucas adequadas;

As informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-lo e integrá-las;

As informações importantes, às vezes, são retidas com exclusividade por outros executivos;

As informações importante, geralmente, chegam, tarde;

As informações, muitas vezes, não são confiáveis.....

Esse amplo conjunto de novas verdades consolida o cenário em que, cada vez mais, as informações, a sua estruturação e o processo decisório se consolidam como um sistema administrativo da mais elevada importância para as empresa.

Este livro também demonstra que o adequado SIG em muito contribui para a otimizada flexibilidade empresarial, que é de suma importância para o sucesso da empresas.

1.2 Sistema

Neste contexto, sistema pode ser definido como a seguir:

Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

O sistema pode ser considerado como o núcleo central ou foco de estudo dentro de um processo administrativo.

Ambiente de um sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema.

Existem dois conceitos (Von Bertalanffy, 1972:194) que facilitam o entendimento do sistema considerando e sua integração com o ambiente:

• Equifinalidade, segundo a qual um mesmo estado final pode ser alcançado,partindo de diferentes condições iniciais e por maneiras diferentes;

• Entropia negativa, que mostra o empenho dos sistemas para se organizarem para a sobrevivência, através de maior ordenação.

Existe o conceito de estado quase estacionário, pelo qual a permanente adaptação dos sistemas nem sempre os traz de volta ao seu nível primitivo.

Existe ainda o conceito de sistema como ciclo de eventos, pois em geral, os sistemas administrativo possuem caráter cíclico, isto é, o produto exportado para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo.

1.3 Informação

Inicialmente deve-se distinguir dado de informação. O que distingue dado ou um conjunto de dados de informação, a qual auxilia no processo decisório, é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.

Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.

A informação é o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados em um determinado contexto, para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão de forma otimizada.

1.4 Gerencial

Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para resultados.

É importante apresentar o conceito de gerencial de forma inerente ao processo administrativo porque, na maior parte das vezes, os executivos se esquecem de percorrer todos os aspectos envolvidos e ficam apenas dirigindo sem qualquer sustentação administrativa, ou seja não planejam a situação desejada nem os meios de chegar lá.

Portanto, quando se aborda o tempo gerencial, neste livro, está-se considerando o processo administrativo como um todo e, muito importante, esse processo voltado para os resultados a serem alcançados.

1.5 Sistema de Informações Gerenciais (SGI)

Sistema de informações gerenciais (SGI) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

O SIG deve ser muito bem desenvolvido e implementado e ter efetiva colaboração na adequação das empresas perante os pontos básicos inerentes a um cenário provável para as economias nacional e internacional. Portanto, o SIG deve ser visualizado como um instrumento administrativo de significado auxilio para os executivos das empresas.

Alem disso, o processo envolve fatores comportamentais que o tornam mais interessante ainda. Alguns desses fatores são: cultura organizacional, emoção, instinto, desejo.

Quando se abordam os fatores internos à empresa e que proporcionam sustentação ao otimizado SIG, na maior parte das vezes, vêm à cabeça dos executivos: produtividade, qualidade e relações humanas. Os sistemas de informações gerenciais atuam como elementos polarizadores dos eventos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com