TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o Liberalismo econômico o Intervencionismo Estatal

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo 1: “O liberalismo Econômico e o Intervencionismo Estatal”

Disciplina: Comércio Exterior e Relações Internacionais                                                          Aluno(a): Tatyane Barcellos                                   Matrícula: 21350517                                                                                

Introdução

A Relação entre Estado e economia é permeada por dois pressupostos antagônicos, são eles: o Liberalismo e o Intervencionismo. A primeira corrente defende a auto regulação do mercado, princípio da mão invisível, deixando para os atores puramente econômicos a manutenção da dinâmica do mercado. O intervencionismo, ao contrário, vê como imprescindível a intervenção estatal.

Desenvolvimento

        O Liberalismo econômico tem sua origem no fim do mercantilismo, período que carecia de mudanças, pois o capitalismo começava a ganhar espaço.  A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia. François Quesnay e Vincent de Gournay foram pensadores que contribuíram para essa teoria. Quesnay abordou sobre a importância da Agricultura na economia e Gournay defendia a acumulação de capitais e, por isso, a liberdade necessária à atuação dos agentes econômicos. Mas foi Adam Smith aquele quem ganhou o título de pai do liberalismo-econômico, com o seu princípio da mão invisível. Em seu livro, A Riqueza das Nações, ele contesta os dois anteriores ao dizer que a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor. Ele pregava a não intervenção do estado por acreditar na “mão invisível”. De um modo geral os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.

        Ao contrario do Liberalismo, o Intervencionismo defende a atuação estatal para a regulação do setor privado. Essa teoria não acredita que os agentes puramente econômicos são capazes de regular o mercado sozinho. Nesse contexto, a atuação do governo vai além da fixação das regras de mercado, tomando partido também no crescimento da economia, regulação de desigualdades, taxa de desemprego, média salarial, etc.

        Um exemplo clássico na historia mundial foi a política do New Deal de Franklin Delano Roosevelt para intervir na economia do Estado Americano. O país conhecido pelo forte liberalismo econômico se rendeu ao intervencionismo estatal para sair da crise que abalou o mundo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com