TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Atividade Plano de Negocios

Por:   •  28/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

Roteiro da atividade Planejamento de negocio

TRANSFORME SEU SONHO EM REALIDADE: MODELAGENS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

 Questão inicial: Sobre os impactos nos resultados da empresa referente a escolha de uma modelagem eficaz para cada tipo de negócio. Qual a importância de um plano de Negócio?

O plano de negócios é uma poderosa ferramenta, produto de um período de reflexão e estudo antes de partir para a criação de uma empresa. Ele é o primeiro passo para planejar o seu negócio e entender o que você irá precisar para colocar a sua empresa de pé. Por isso, seu principal objetivo é servir de base para a tomada de decisões estratégicas, que irão definir o futuro do negócio a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, eu acredito que o plano de negócios é importante pois ele ajudará a estruturar a empresa e as ações que precisam ser colocadas em prática, além de que com ele é possível prever problemas futuros, diminuir prováveis riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio. Portanto, qualquer pessoa que queira tomar decisões mais bem fundamentadas e contar com uma estrutura bem definida, precisa se preocupar em criar esse documento bem estruturado, e isso serve tanto para o início de uma empresa como para as empresas que já saíram do papel, mas querem se organizar melhor para enfrentar os desafios do mercado.

Assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=anTw8HjjRco e fazer a seguinte reflexão.  Assistindo o vídeo, onde buscamos inspirações de oportunidades de planos de negócios? 

Acredito que as inspirações de oportunidades de planos de negócios aparecem no nosso dia-a-dia, no momento em que vemos uma maior procura e interesse ou até mesmo a falta de algo que não é encontrado facilmente. E ao observarmos isso, nos surge uma ideia de o que pode ser feito para que isso seja melhorado ou sanado, tendo se assim a famosa procura e oferta.

Muitas das vezes não é só uma pessoa que pode perceber esse interesse, o que pode nos levar a montar uma um negócio em conjunto com outra pessoa. Porem para isso é importante sempre se organizar, ter um controle financeiro daquilo que você poderá gastar e acima de tudo entender mesmo que seja um pouco sobre o que você pretende montar.

 Desafio: ATIVIDADE PRÁTICA: Plano de Negócio. Construir o plano de negócio utilizando o laboratório virtual na sua trilha de aprendizagem. 

OUSADIA PARA EMPREENDER: ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA VALIDAR SUA IDEIA

Questão inicial: Qual o conhecimento que o grupo tem referente as ferramentas utilizadas na área do empreendedorismo? Cite três e explique.

https://blog.solides.com.br/ferramentas-de-gestao/

https://sgsistemas.com.br/ferramentas-de-gestao-que-todo-empreendedor-deve-conhecer/

https://blog.asaas.com/ferramentas-para-empreendedores/

As ferramentas de gestão servem para facilitar a vida dos empreendedores ao otimizar as atividades e processos de um negócio. Precisamos concordar que administrar uma empresa não é uma coisa simples, então, dessa forma, é interessante estar atento e aproveitar toda e qualquer ferramenta capaz de ajudar nesses momentos.

Há várias e incontáveis ferramentas de gestão atualmente, o que é uma coisa boa, definitivamente. Por outro lado, torna-se ainda mais complicado estar por dentro das funcionalidades de todos esses instrumentos. Para te ajudar, selecionamos as 10 principais ferramentas de gestão – com características e exemplos de uso.

Começando com uma breve discussão sobre o que são, para que servem e como elas podem te ajudar. Vamos lá!

O que são ferramentas de gestão?

As ferramentas de gestão nada mais são do que ferramentas administrativas que simplificam e melhoram os processos de gerenciamento de um empreendimento que, por sua vez, tem como consequência, um crescimento exponencial a longo prazo. Utilizar essas ferramentas no cotidiano de uma empresa é, sem dúvidas, uma etapa para ter sucesso no seu negócio. Veja nossa publicação com as etapas para ser um empreendedor com êxito e entenda porque!

Na prática, as ferramentas de gestão são importantes para guiar o profissional a tomar medidas assertivas para sua empresa, com base em dados reais e no funcionamento diário do empreendimento. Além disso, as ferramentas administrativas são essenciais para que o empreendedor saiba em quais setores e processos incluir mais budget.

2. Análise SWOT

Você provavelmente já ouviu falar da análise SWOT, mas está enganado se acha que ela serve somente para grandes empresas. Essa ferramenta é uma pesquisa sobre o ambiente interno e externo da empresa e cada letra significa, em inglês, uma variável a ser analisada: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

As forças e oportunidades são os pontos positivos, ou seja, aqueles em que a sua empresa se diferencia e quais novas atividades ou produtos você pode oferecer. Já as fraquezas e ameaças são negativas e são aqueles aspectos que merecem atenção para corrigir os erros.

O objetivo de unir essas informações é projetar o crescimento da sua empresa. Com algumas horas de estudo e pesquisas, o dono está preparado para tomar as melhores decisões e se diferenciar da concorrência.

A matriz SWOT, por sua vez, funciona como autoconhecimento empresarial – avaliação da empresa no mercado de trabalho, organização e estratégias – e identificador de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A situação de uso dessa ferramenta é para os empreendedores que querem conhecer os concorrentes e saber onde seu empresa se localiza em relação a eles.

Podemos concluir, ainda, que a matriz SWOT funciona como otimização de gestão para análises de planejamento estratégicos.

3. Canvas

Não está satisfeito com os rumos do seu negócio ou quer expandir sua atividade? Faça uso do modelo Canvas e otimize o seu planejamento! Essa é uma das ferramentas para empreendedores mais conhecidas e pode ser aplicada em negócios de qualquer tamanho. A sua criação foi no final dos anos 2000, por Alexander Osterwalder.

O BMC (Business Model Canvas), como também é conhecido, é um painel com nove áreas diferentes, em que tradicionalmente você pode preencher as informações com post-its (aqueles papéis adesivos). Por ali, o empresário planeja os custos, as receitas, os canais de venda e outros pontos importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com