TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO de PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Trabalho acadêmico: ROTEIRO de PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 7

ROTEIRO de PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Salvador, agosto de 2013

ROTEIRO de PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Apresentação

I. Informações Gerais

1. Definição Profissional

2. Definição do Objetivo.

3. Definição do Tipo de Carreira:

II. Competências e Habilidades

1. Definição de Competências.

2. Definição de Habilidades

3. Planejamento de Metas

lIl.Plano de Marketing

1. Analise Ambiental

2. Analise Ambiental – SWOT/Profissional

lV.Conclusão

Adaptado para efeito didático do livro O Segredo de Luisa – Fernando Dolabela; do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores – Manual do Instrutor Sebrae- Mg Joseph R. Mancuso e do artigo de Edinaldo Gonçalves Planejamento da Carreira Profissional e Pessoal – disponivel: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/planejamento-da-carreira-profissional-e-pessoal/14529/. Acessado em 17/07/2013.

Roteiro

Apresentação

Plano de desenvolvimento pessoal e profissional é um planejamento que consiste em traçar seus próprios objetivos e metas para seu futuro no mercado de trabalho, buscando oportunidade em empresas que atendam suas expectativas profissionais ou mesmo empreender seu próprio negócio criando uma empresa.

l. Informações Gerais:

1. Definição Profissional

Neste item você deve informar qual será a sua profissão.

Ex: Decidir ser Arquiteto. Seguir esta carreira me parece ser muito gratificante e interessante, pois gosto muito de planejar espaços (casas, escritórios, jardins etc...) de forma criativa, artística e racional. .

2. Definição do Objetivo:

Neste item você deve definir os objetivos de onde se quer chegar. Quais são seus objetivos pessoais e profissionais, a curto, médio e longo prazo. Esses objetivos devem ter, também, uma forma de medição, para que se possa avaliar, ao final de cada período, se atingiu ou não seu objetivo. E é muito importante que separe o que são objetivos pessoais e o que são objetivos profissionais.

Ex: Meus Objetivos pessoais: é ser o melhor elaborador de projetos arquitetônicos principalmente na área de paisagismo e urbanismo.

3. Definição do Tipo de Carreira:

As pessoas precisam se conhecer, ter consciência de seu projeto profissional, reconhecer as oportunidades e exigência do mercado de trabalho.

a) Operacionais: são carreiras vinculadas às atividades fins da empresa que exige o uso do corpo, geralmente se contrata sem experiência. Essas carreiras, geralmente encerram-se nelas próprias;

b) Profissionais: são carreiras relacionadas às atividades específicas e geralmente exigem pessoas com formação técnica ou grau superior e são definidas pelos processos fundamentais das empresas;

c) Gerenciais: são carreiras ligadas as atividades de Gestão, onde as pessoas são oriundas das carreiras operacionais ou profissionais, que ao longo de seu processo de crescimento demonstram vocação para carreira gerencial.

d) Empreendedora: é uma formação voltada para a criação de novos empreendimentos ou desenvolvimento de nogocios já exstentes.

Ex: Dentro da definição do tipo de carreira pretendo seguir a carreira empreendedora, pois tenho como objetivo abrir um escritório de arquitetura voltado para paisagismo e urbanismo.

II. Competências e Habilidades

Para desenvolver competências e habilidades, antes de tudo é preciso fazer uma auto-avaliação para mapear suas habilidades e pontos fracos. Além do feedback de colegas, professores ou familiares. O desenvolvimento de competências e habilidades depende inteiramente de você, pois eles serão seus diferenciais competitivos, isto é, tudo aquilo que te torna único e diferente dos demais. É o que te deixa apto a ser escolhido para desenvolver um trabalho e não outra pessoa.

Obs: As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

1. Definição de Competências.

Competência é a capacidade de lançar mão de vários recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia uma serie de situações.

(Philippe Perrenoud)

Obs: Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam, por exemplo, uma função/profissão específica. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências. A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora.

Ex: Analisando o quadro abaixo, verifico que gosto de desenho, assim como de cálculos (conhecimentos matemáticos) e de pesquisar. Tenho facilidade de visualização de espaço em três dimensões e tenho facilidade de analisar e elaborar projetos.

O que sei fazer bem: exemplos:

Trabalhar em equipe

Fazer cálculos e resolver problemas

Planejar, trabalhar e decidir em grupo

Localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.

Receber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com