TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de preparação para negociações salariais

Projeto de pesquisa: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

Cotia, 15 de Abril de 2013

Sumario

Introdução Pág. 03

Roteiro de preparação para negociações salariais Pág. 06

Definições de negociação Pág. 09

Conclusão Pág. 10

Referencias bibliográficas Pág.11

Introdução

O ato de negociar é algo que faz parte do nosso cotidiano, desde os primordiais da humanidade. Por isso é importante que se conheça os diversos estilos pessoais envolvidos em uma negociação. Identificar os estilos pessoais se faz necessários para aqueles que desejam desenvolver habilidades em negociação com o objetivo de adquirir condições para lidar com as mais diferentes situações, tanto na vida profissional, como na vida pessoal.

Saber negociar neste ambiente global passa a ser essencial, pois as organizações passam por mudanças contínuas em suas estruturas, processos e cultura.

O estudo e a pesquisa das fontes de informação, o aprofundamento dos dados disponíveis, capazes de fundamentar, de forma consistente, as estratégias e táticas da negociação, bem como a arquitetura das argumentações, fazem da preparação do negociador e o planejamento da negociação, um componente indispensável da continuidade do processo, capaz de comprometer, de uma maneira inequívoca, o resultado final.

O preparo prévio do negociador e o planejamento da negociação envolvem o estudo de alternativas concretas a serem aplicadas, o uso dos instrumentos de aplicação mais eficazes, e, consequentemente, um arsenal de argumentações consistentes, em relação a cada uma delas.

Isso nos permite afirmar que, agindo desta forma, estará atingindo, em seu mais alto patamar, o conceito de que a negociação é um ato superior, e, por isto, não deve ser em hipótese alguma, negligenciada pelo homem.

Conceitos de Negociação

Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo.

Planejar

Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.

Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa diligentemente realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo.

Ser paciente

Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado, diga-se de passagem, razoável, mas poderia torná-lo ótimo se não fosse à impaciência do negociador .

Visar à satisfação

Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório.

Por isto, é preciso visar à satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível.

Ser ético

No ambiente em que se viver a todo o momento surgem arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e exigindo respeito torna-se conhecido como um negociador confiável com o qual pode-se travar os mais duros embates na certeza de lisura e resultados concreto.

Relatório parcial

Para responder as perguntas que foram propostas lemos o texto em conjunto e cada um teve uma versão que contribuiu para cada questão.

Discutimos também o ponto de vista de cada um com comentários de fatos que aconteceram e como foram resolvidos.

Foi observado que todos nós podemos ser bons negociadores, mas em cada situação uma pessoa pode se sair melhor que a outra dependendo das suas habilidades. Vimos que em todas as decisões, como por exemplo, dar sua opinião, usamos as habilidades para convencer os outros a concordarem com o nosso ponto de vista. Aprendemos com a leitura do texto e com os comentários do grupo que se entrar em uma negociação com a intenção de ter um bom resultado para todos, podemos ceder e ganhar, sem prejuízos e construir uma relação de ética e transparência.

Como conseguir sucesso em uma negociação tendo disciplina, sabendo ouvir o que o outro tem a dizer, sendo sempre positivo, tendo uma boa visão sobre o assunto discutindo e estudando, captando as necessidades do outro através do comportamento e gestos do andamento da conversa tentando tirar o máximo de informações para se sair bem, diante de uma resposta seja ela qual for, negativa ou positiva.

O negociador precisa se concentrar nas ideias e discutir as proposições proporcionar alternativas a outra parte, ter objetividade separar os relacionamentos pessoais dos interesses e evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

No processo de negociação, o negociador na maioria das vezes tem que assumir o papel de psicólogo para captar e saber interpretar o comportamento e as reações das pessoas, ter flexibilidade nos ajudará a ter êxito quando o negociador entende que as duas partes tem que trabalhar juntas e ter sucesso na negociação.

O poder está associado à capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor. No âmbito organizacional, podemos relacionar esse conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com