TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de preparação para negociações salariais

Tese: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

1.Roteiro de preparação para negociações salariais.

Não se pode falar em negociação sem falar também de planejamento, pois para se ter uma negociação efetiva, o planejamento torna-se um ato indispensável para a realização satisfatória de todo o projeto.

Através do planejamento é possível prever possíveis erros e fracassos a fim de impedir que estes se concretizem, além de também apontar o caminho a ser traçado para o alcance do sucesso e dos objetivos almejado.

Em um processo de negociação é importante estabelecer um relacionamento duradouro entre as partes envolvidas, e para que isso ocorra é necessário que se mantenha uma conduta ética nesse processo.

Porém em muitas negociações, o negociador tenta subornar e persuadir seu oponente em busca de vantagens e maior poder no processo, muitas vezes para se conseguir a qualquer custo o resultado esperado, utilizando para isso meios antiéticos como: falsas promessas usam de informações confidenciais, falsificação de documentos, entre outros.

Para uma negociação bem sucedida estes tipos de comportamento devem ser abolidos do processo.

Para um funcionário negociar um pedido de aumento o mesmo não pode esquecer que um negociador mantêm seus objetivos bem definidos, estas definições devem estar acompanhadas de valores, esses valores assim como os objetivos serviram para o negociador se guiar e estabelecer seus limites.

O negociador (funcionário) precisa estar preparado para abordar o assunto de forma segura e sensata, utilizando argumentos verdadeiros para não ser surpreendido ao longo da negociação.

Um bom negociador precisa conhecer bem o outro lado com quem se esta negociando, isso também se aplica em uma negociação salarial onde o funcionário precisa conhecer bem a empresa onde trabalha saber se é o momento adequado para pedir aumento salarial observando se a empresa encontra-se equilibrada ou em dificuldade financeira, se a empresa estiver passando por dificuldades é mais apropriado esperar, nessas condições o risco de ser bem sucedido é maior.

É preciso argumentar com seu superior que você já trabalha a um determinado tempo na empresa e que tem contribuído para o crescimento da mesma. Você precisa falar que tem procurado se aperfeiçoar participando de capacitações oferecidas pela empresa, cursando um curso superior para obter mais conhecimentos e desempenhar melhor sua função, assim contribuindo melhor com a empresa.

Justifique que suas atribuições vêm aumentando tornando assim sua responsabilidade maior do que quando você começou a trabalhar na empresa.

Considerando que se as atribuições assim como as responsabilidades aumentaram não seria nada mais justo que seu salário fosse reajustado de acordo com as novas atribuições.

Se após todos os seus argumentos seu superior não concordar com um reajuste salarial dizendo que os aumentos de atribuições fazem parte da sua função e que você ainda precisa se aperfeiçoar mais em alguns aspectos, mas que tem possibilidades de crescimento na empresa é importante que você questione quais são os aspectos a melhorar mostrando interesse em ter um melhor desempenho na empresa.

Você precisa estar preparado para administrar uma situação negativa, não desanimando nem mostrando frustração, tente mostrar com seu esforço e trabalho que você merece ser reconhecido profissionalmente tendo assim um salário compatível com as suas atribuições.

Como o fim da negociação não saiu como você esperava é importante que você não desista, continue se aperfeiçoando procurando novos cursos que posam contribuir para melhor desenvolver sua função.

Esse momento pode não ter sido o mais adequado para tratar deste assunto, mas com certeza outras oportunidades irão surgir e você precisa estar atento para identificar e preparado para começar uma nova negociação procurando assim alcançar seus objetivos com sucesso, pois esse é o objetivo de um negociador.

2. Definição de negociação.

O processo de negociação se da pela necessidade de resolver um problema ou solucionar um conflito para que isso ocorra é preciso que haja o envolvimento de duas ou mais pessoas interessadas em negociar para chegarem a um acordo.

Quando falamos em acordo podemos dizer que as partes envolvidas devem fazer algumas concessões para que o acordo se finalize.

Segundo Miranda existem dois tipos de negociação, as que nunca se repetem e as que apontam para um relacionamento maduro.

Para Scare e Martinelli negociação é um conceito em contínua formação o qual esta relacionada á satisfação de ambos os lados envolvidos o que significa o ganha ganha¨ com isso deve-se aplicar a visão sistêmica no processo pois ela apresenta uma visão mais global da negociação, possibilitando enxergar as diversas alternativas possíveis para a solução do conflito.

Outra definição importante é a do Cohen para ele o processo de negociação refere-se à importância da utilização de tempo, poder e informação ao longo da negociação com a finalidade de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão, o poder pode se dividido em vários aspectos, é importante conhece-los bem como as possibilidades de aplicação, o tempo é definido por quem negocia, podendo se tornar mais flexível do que se possa imaginar, já a informação é uma variável básica em uma negociação.

Já Fisher e Ury definem negociação como processo bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta, ou seja, de alcançar uma decisão compartilhada. Apesar dos interesses conflitantes, as partes têm sempre interesses comuns, mesmo que seja apenas quere o sucesso da negociação da qual fazem parte.

Destacar logo de inicio os interesses incomuns, pois pode ser fundamental para melhor solucionar os interesses conflitantes.

3.Conceituação para negociação.

3.1. Introdução:

Quem nunca precisou negociar algo ou alguma coisa? – a negociação está presente em nosso cotidiano, seja, em casa, na vida pessoal, ou na empresa, no ambiente de trabalho.

Negociar é antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo, porém para que nenhum lado saia perdendo é necessário desenvolver uma série de técnicas e habilidades essenciais a um bom negociador e também levar em consideração três variáveis básicas: tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com